Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

alguém corrige pra mim?

2 participantes

Ir para baixo

alguém corrige pra mim? Empty alguém corrige pra mim?

Mensagem por concurseiro21 Sab 23 Fev 2013, 19:56

3.1 Conteúdo – até 40 (quarenta) pontos:
a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
7.3.1.1 A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra uma abordagem tangencial,
parcial ou diluída em meio a divagações, e/ou colagem de textos e de questões apresentados
na prova.

7.3.2 Estrutura – até 30 (trinta) pontos:
a) respeito ao gênero solicitado;
b) progressão textual e encadeamento de ideias;
c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
7.3.3 Expressão – até 30 (trinta) pontos:

TEMA 3 - Os efeitos da recente ascensão social

Provocação - Milhões de brasileiros, nos últimos anos, melhoraram a sua condição social. Isso gerou aumento imediato no consumo, mas pode também trazer outras consequências duradouras.

Fatos históricos, nos mostram que o Brasil sempre foi o país das desigualdades, porém, hoje
somos considerados uma nação emergente, e com isso conseguiu-se melhorar os níveis de
vida da população de baixa renda.

A abolição da escravatura foi determinante para a moldura da sociedade atual, os negros,
quando foram libertados, não tiveram nenhum apoio do governo daquela época. Desta forma,
iniciou-se um fato gritante que resiste até hoje: a desigualdade social.

Atualmente, por ser considerado um país em ascensão, multinacionais se instauram no Brasil
– sendo atraídos por concessões fiscais, mão-de-obra barata, e pelo contigente alto- com
isso, os níveis de vida da população melhoraram, ocasionando no aumento do consumo.

O brasileiro tem consumido mais, basta notar os trânsitos de grandes metrópoles, como São Paulo,
em que engarrafamentos de carros tornou-se algo comum, fato diretamente ligado à aquisição de
automóveis. Porém, essa ligeira ascensão ligada ao consumo, pode, ocasionar num acomodismo social
relacionados aos problemas desencadeadores das diferenças sociais, que podem ser deixados de
lado como, por exemplo, a educação e saúde.

Portanto, observa- se que, o consumo deixa uma falsa impressão sobre as soluções de ascensão
numa sociedade, em que, é preciso igualar com qualidade todos os nossos direitos básicos supracitados,
para assim, alcançarmos o progresso social.

obs: ainda teve uma rasura!
concurseiro21
concurseiro21
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

alguém corrige pra mim? Empty Re: alguém corrige pra mim?

Mensagem por concurseiro21 Sab 23 Fev 2013, 19:57

não fui muito bem, por isso gostaria de criticas construtivas!
concurseiro21
concurseiro21
iniciante

Mensagem por Euclides Sab 23 Fev 2013, 20:11

Oi concurseiro21,

o tema sugerido na provocação está provavelmente relacionado com os programas assistenciais do governo nos últimos 10 anos para distribuição de renda (programa de renda mínima).

Nesse mesmo período o crescimento do PIB foi quase insatisfatório, não vindo daí o aumento do poder aquisitivo.

Algumas sugestões:
Fatos históricos, nos mostram que o Brasil sempre foi o país das desigualdades, porém, hoje
somos considerados uma nação emergente, e com isso conseguiu-se melhorar os níveis de
seria melhor:

Fatos históricos (sem vírgula) nos mostram que o Brasil sempre foi o país das desigualdades. Hoje , porém,
somos considerados uma nação emergente (sem vírgula) e com isso conseguiu-se melhorar os níveis de
O brasileiro tem consumido mais, basta notar os trânsitos de grandes metrópoles, como São Paulo,
em que engarrafamentos de carros tornou-se algo comum, fato diretamente ligado à aquisição de
automóveis. Porém, essa ligeira ascensão ligada ao consumo, pode, ocasionar num acomodismo social
relacionados aos problemas desencadeadores das diferenças sociais, que podem ser deixados de
lado como, por exemplo, a educação e saúde.
o parágrafo está confuso e a palavra grifada não existe.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por concurseiro21 Sab 23 Fev 2013, 20:15

será que dá pra tirar quanto baseado nos critérios acima?
concurseiro21
concurseiro21
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo