PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Citações em Redação

2 participantes

Ir para baixo

Citações em Redação Empty Citações em Redação

Mensagem por DaviBahia Qui 14 Fev 2013, 21:24

Afinal,

Como fazer citações em Redação (ex.: de um sociólogo) sem medo de errar? Ou seja, sustentado nos trabalhos de um pensador, inclusive se apropriando de termos utilizados por ele, mas com sua própria linha de raciocínio, com suas próprias opiniões?

Sempre que eu tento fazer alguma citação, sinto um determinado receio em afirmar algo que o filósofo nunca afirmou (principalmente se o examinador conhecer bem os trabalhos do pensador)... eu me sinto com a obrigação de ser perfeito na citação, sem dispor nenhuma opinião minha, e isso é péssimo.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Citações em Redação Empty Re: Citações em Redação

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 17 Fev 2013, 14:52

Se você não tem certeza se ele afirmou, não cite, oras. :scratch:


Se você conhece bem a ideia por trás do pensamento do tal filósofo, não há problemas em parafraseá-la em vez de transcrevê-la com exatidão.

Tentar transcrever algo que foi dito por outra pessoa pode ser meio complicado(você tem que reproduzir tudo com 100% de exatidão, incluindo os sinais de pontuação). Quase sempre se utiliza a paráfrase, pois além de não ser necessária a repetição exata do que foi dito, não há necessidade de aspas(mas cuidado com a paráfrase, pois, mesmo escrevendo com suas palavras, você deve ser fiel à ideia original e TAMBÉM DEVE informar a fonte da citação).

Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Citações em Redação Empty Re: Citações em Redação

Mensagem por DaviBahia Dom 17 Fev 2013, 15:05

Léo,

Poderia, por favor, parafrasear alguma ideia ou conceito de um filósofo ou sociólogo? Tenho pesquisado exemplos de paráfrase, mas gostaria de observar isso um pouco mais, a fim de evitar falhas.

Além da paráfrase, eu pensei em citar a ideia de um autor no início de um desenvolvimento, por exemplo, para depois, no mesmo parágrafo, realizar a minha interpretação.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Citações em Redação Empty Re: Citações em Redação

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 17 Fev 2013, 15:47

Parafrasear é escrever a mesma coisa com outras palavras.

Manda um texto aí para eu tentar ...

Ou faça melhor: crie uma paráfrase em cima de um texto e coloque aqui para vermos como ficou =)
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Citações em Redação Empty Re: Citações em Redação

Mensagem por DaviBahia Seg 18 Fev 2013, 21:59

É... fiz dois parágrafos de desenvolvimento... só fico com aquele receio de ter dito que Auguste Comte afirmou algo... enfim, isso é realmente preocupante...

.
.
.

De acordo com uma das análises de Auguste Comte, há uma linha evolutiva na sociedade, a qual, surgindo no estágio teológico, alcançará o positivista, na qual as explicações científicas para os fenômenos naturais, em geral, substituem as religiosas. Tal linha, entretanto, deve ser relativizada, de tal modo que os níveis evolutivos sejam questionados, não sendo inferiores aqueles grupos dos quais se extraem, basicamente, explicações divinas para aspectos como a chuva e o nascer do sol.

Então, de encontro à análise parcial, típica da Sociologia do século XIX, o valor de uma determinada cultura não se agiganta ou se minimiza em relação à outra devido à fonte a partir da qual se consolida a questão do conhecimento. Não há, portanto, critério considerável o bastante para se estabelecer uma linha evolucionista, sob a óptica de que evolução nada mais é do que a adaptação de uma sociedade ao meio no qual ela está inserida.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Citações em Redação Empty Re: Citações em Redação

Mensagem por Leonardo Sueiro Ter 19 Fev 2013, 16:22

O trecho ficou bom.

Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Citações em Redação Empty Re: Citações em Redação

Mensagem por DaviBahia Ter 19 Fev 2013, 18:35

Obrigado Wink
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Citações em Redação Empty Re: Citações em Redação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos