Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corrijam minha redação, plx

4 participantes

Ir para baixo

Corrijam minha redação, plx Empty Corrijam minha redação, plx

Mensagem por <Mourão> Seg 28 Jan 2013, 15:37

Leis em busca de Ordem

Recentemente, uma ONG mexicana publicou um estudo a respeito de uma triste realidade vivenciada por muitos brasileiros: Nosso país possui um dos maiores índices de violência do mundo.Nesse aspecto, em muitas localidades, como no interior do Pará e em periferias da região sudeste, a sensação de insegurança quanto a ação de criminosos é generalizada. A semelhança entre estes focos de violência, embora envolvidos em contextos diferentes,encontra-se no retrocesso que representa a legislação brasileira.

Umas das regiões mais violentas do Brasil,o estado Pará,registra índices de mortalidade alarmantes, os quais, muitas vezes ,são omitidos pela mídia. Com o avanço econômico que o agronegócio hoje representa, a ganância por parte dos fazendeiros em expandir cada vez mais suas propriedades os leva a expulsar todo o tipo de ocupação que há no entorno, utilizando-se de pistoleiros para assinar aqueles que resistirem.Essa situação não é fruto apenas da insuficiência do contingente militar na região, mas sobretudo pela ineficiência de leis que delimitem espaços reservados ao pequeno agricultor.

Por outro lado, enquanto é limitado a quantidade de militares envolvidos nos conflitos agrários ,o aparato de soldados trabalhando contra o narcotráfico é mais que suficiente.Contudo, o índice de violência em regiões envolvidas com este tipo de crime, como o Rio e São Paulo continua preocupar a sociedade.Nesse aspecto, os constantes conflitos em policiais e traficantes ocasiona,quase sempre, a morte de civis.Isso comprova a ineficiência que representa o combate ao tráfico de drogas.

Portanto, o elevado índice de criminalidade que assola várias regiões no Brasil não é devido apenas pela falta de investimentos em segurança pública. É fundamental tratar como prioridade das metas de governo a reformulação de algumas leis que vigoram neste país.Em relação aos conflitos agrários, a punição exemplar a fazendeiros que estiverem envolvidos na morte de trabalhadores coibirá para que não ocorram novos casos semelhantes. Em outra análise, o narcotráfico, que é um dos principais problemas sociais brasileiros, não será enfraquecido enquanto não vigorar uma nova política de drogas, amparando-se na legalização das mesmas. Enfim, as mudanças nas leis podem , sim, ser mais efetivas no combate à violência do que uma resposta mais intensa por parte da polícia.
<Mourão>
<Mourão>
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Corrijam minha redação, plx Empty Re: Corrijam minha redação, plx

Mensagem por Giiovanna Seg 28 Jan 2013, 18:27

Oi Smile

Começo dizendo que o seu texto está muito bem escrito ao meu ver e possui erros mínimos. Já peço desculpa caso eu faça alguma correção errada e caso você discorde, por favor comente já que não sou uma professora de redação e sim somente uma aluna saída recentemente do ensino médio. Vejamos:

Essa situação não é fruto apenas...

Acredito que neste caso seja correto usar este, já que você se refere a um fato anteriormente comentado no texto.

(...) como o Rio e São Paulo ...

Pra mim não ficou claro de qual lugar você estaria falando quando diz Rio. Rio de Janeiro? Rio Grande do Sul? Rio Claro? Acredito que seja o Rio de Janeiro, mas é apenas uma opinião. Sei que conhecemos somente por "Rio", mas acho que seria aconselhado você escrever o nome completo para não dar motivos pro corretor reclamar, certo? Razz

(...)enquanto é limitado a quantidade de militares envolvidos...

O correto seria "é limitada" já que você se refere à quantidade. Pode ser somente um erro de digitação também, não custa dizer. Também, creio que uma opção seria escrever "envolvida" referindo-se à quantidade. Acredito que o verbo possa também concordar com militares (como você fez).

(...)o elevado índice de criminalidade que assola várias regiões no Brasil

Acho que seria melhor dizer "do Brasil", referindo-se às regiões do país.

Enfim, as mudanças nas leis podem , sim,ser...

Acho que não seria necessário colocar o "Enfim" no começo dessa frase, já que a conclusão já fica explícita logo no começo do parágrafo com o uso do "Portanto". Creio que não seja necessário o uso do "sim" entre vírgulas, mas não sei se está incorreto.

Ótimo texto, de fácil leitura. Parabéns pela sua redação Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Leonardo Sueiro Seg 28 Jan 2013, 19:01

Complementando:

Quando você diz "legislação", você não quer dizer "fiscalização"?

É estranho alguém achar que o problema é nas leis constitucionais vigentes. A carga de 88 prevê o combate de todos os males citados por você. O problema é colocar na prática.

Se você realmente acha que o problema é nas leias, desconsidere meu post. Mas gostaria de saber o porquê dessa sua posição. cheers
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagem por Euclides Seg 28 Jan 2013, 19:12

Mourão,

vou falar das idéias contidas:

Porque referir-se a uma ONG mexicana como referência para um assunto da realidade brasileira? Faltam referências nacionais fidedignas?

mas sobretudo pela ineficiência de leis que delimitem espaços reservados ao pequeno agricultor.
como são essas leis? onde reside a ineficiência? Qual a mudança recomendada?
Por outro lado, enquanto é limitado a quantidade de militares envolvidos nos conflitos agrários ,o aparato de soldados trabalhando contra o narcotráfico é mais que suficiente.
que militares? as forças armadas não atuam nessa área. Policiais militares? Policiais não se envolvem nos conflitos agrários. Podem ser designados para atuar nos casos, não se envolver. Podem envolver-se no combate.

É fundamental tratar como prioridade das metas de governo a reformulação de algumas leis que vigoram neste país.

falar de lei exige obletividade. A lei é objetiva.

Em outra análise, o narcotráfico, que é um dos principais problemas sociais brasileiros, não será enfraquecido enquanto não vigorar uma nova política de drogas, amparando-se na legalização das mesmas
legalizar drogas é o mesmo que legalizar o tráfico. Suponho que você esteja falando da descriminalização do uso. Por outro lado um consumidor de um produto legal tem direitos previstos no Código do Consumidor. Quem vai garantir a "qualidade do produto"?.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Euclides Seg 28 Jan 2013, 19:13

@Leonardo Sueiro escreveu:Complementando:

Quando você diz "legislação", você não quer dizer "fiscalização"?

É estranho alguém achar que o problema é nas leis constitucionais vigentes. A carga de 88 prevê o combate de todos os males citados por você. O problema é colocar na prática.

Se você realmente acha que o problema é nas leias, desconsidere meu post. Mas gostaria de saber o porquê dessa sua posição. cheers
a redação fica parecendo uma "encomenda" para justificar a descriminalização das drogas. Como a descriminalização do uso enfraqueceria o narcotráfico?

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por <Mourão> Ter 29 Jan 2013, 08:21

Obrigado a todos que se dispuseram a corrigir e opinar em meu texto.

Vamos aos feeds!

Giiovana, obrigado pela correção. Concordo com os pontos destacados por você, com uma ressalva: Em relação ao 'enfim', digamos que é um 'estilo' meu de redigir. Sempre gostei de usá-lo para se referir à última frase do texto, geralmente de impacto, mostrando que estou fechando-o. Agora fiquei confuso se o usarei novamente :scratch:

Ei Leonardo, obrigado por sua opinião. Bem , em relação ao primeiro ponto levantado, a questão da reforma agrária, penso que a legislação que hoje vigora ampara mais o empresário do que o trabalhador. Tanto é que os grupos ligados à causa sem terra reinvidicam uma nova proposta de reforma agrícola. Porém, de fato, é mais fácil fiscalizar do que mudar leis. Faz sentido o seu levantamento

Em relação à segunda análise , que é sobre o tráfico de drogas, creio que aí sim é preciso propor uma nova legislação. Ao meu ver , é a única saída, visto que não adianta criar UPP's e pacificar uma favela, sendo que , com isso, outras se fortalecem. E outra, todos sabemos da conivência entre policial e traficante. Na facul que estudava aqui no rio, há perto uma comunidade. Para você ter ideia, a 'boca' ficava a uns 200 metros do posto policial.... nada ocorria.

Fala Euclides, obrigado por sua correção!

Bem, constava nos textos motivadores uma referência à ONG que citei. Então acabei usando-a.

como são essas leis? onde reside a ineficiência? Qual a mudança recomendada?

O foco do meu texto era sobre a violência nos dias de hoje. Caso eu explicasse a fundo a respeito da ineficiência das leis, tornaria um texto sobre a reforma agrária. Fique com 'medo' de fugir do tema.Mas você me fez perceber uma coisa importante. Levantei essa ideia na introdução e não propus nada a respeito na conclusão... (mancada minha silent)

que militares? as forças armadas não atuam nessa área. Policiais
militares? Policiais não se envolvem nos conflitos agrários. Podem ser
designados para atuar nos casos, não se envolver. Podem envolver-se no
combate.
Umm, concordo!

legalizar drogas é o mesmo que legalizar o tráfico. Suponho que você esteja falando da descriminalização do uso.
Por outro lado um consumidor de um produto legal tem direitos previstos
no Código do Consumidor. Quem vai garantir a "qualidade do produto"?.

a redação fica parecendo uma "encomenda" para justificar a
descriminalização das drogas. Como a descriminalização do uso
enfraqueceria o narcotráfico?

É, houve um equívoco meu aí. Primeiro há a descriminalização , para depois legalizar. O meu raciocínio foi o seguinte: Caso o comércio de drogas for legalizado, 'coffe shops' regulamentados iriam comercializar estes produtos em locais de segurança aos clientes. Ninguém iria correr o risco de buscá-las com traficantes. Este fato é amparado no exemplo de países como a Holanda, que viu o tráfico de entorpecentes ser praticamente extinguido. Claro, não representa a realidade brasileira. Porém, ao meu ver , é a única saída para mitigar as consequência danosas à sociedade que o tráfico de drogas causa. Bem, mas isso é tema para outras discussões...rs

Mais uma vez obrigado a todos! Buscarei participar da correção de redações deste espaço!!! :bball:
<Mourão>
<Mourão>
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Giiovanna Ter 29 Jan 2013, 09:31

Seria interessante em redações futuras postar a coletânea Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum