PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livro para física?????

5 participantes

Ir para baixo

Livro para física????? Empty Livro para física?????

Mensagem por OldFears Ter 22 Jan 2013, 22:02

pessoal qual o melhor livro para estudar física?

Fundamentos da física, ou Tópicos da Física..?

eu tava estudando e cheguei até a página 220 do fundamentos da física, e ainda estou usando ele, mas queria saber se esse Tópicos da física é melhor,pois até agora achei bem didático o fundamentos da física,não sabia SIMPLESMENTE nada de física,aí fui ficando muito bom nas matérias que tinha no livro, mas vai a dúvida né..


deixem suas opiniões, pois vou baixar o tópicos da física e dar uma olhada nesse aqui,e comparar com os fundamentos, valeu!

OldFears
Jedi
Jedi

Mensagens : 229
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 26
Localização : Botucatu-Sp , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por Matheus Bertolino Ter 22 Jan 2013, 22:49

O Fundamentos da Física, do Ramalho/Nicolau/Toledo; os livros de física do Antonio Máximo e da Beatriz Alvarenga; a coleção Universo da Física, do Sampaio e do Calçada; os livros de física o Bonjorno e do Clinton; esses são os livros mais populares de física, não são difíceis de achar, muitas escolas adotam eles. Eles são bons livros de física, porém não são os melhores.
Eles ensinam física, mas as vezes ou limitam muito a explicação de algum tópico, ou detalham demais algum conceito básico, ou não propõem exercícios tão desafiadores, ou optam por não explicar algum assunto que seja um pouco mais aprofundado. Apesar disso, eles atingem a sua finalidade para a maioria do pessoal.
Se você quiser ter uma base teórica em física mais firme, estudando sozinho, existem duas coleções de livros vendidas atualmente que são indicadas por se destacarem das demais: a coleção Física Clássica, em 5 volumes, do Sampaio e do Calçada, sendo mais recomendada a edição publicada em 1998 (precedida pela de 1992); e a coleção Tópicos de Física, do Helou/Gualter/Newton, em 3 volumes, que teve como melhor edição a que foi feita em 2007, (precedida pela de 2004). Se você quer uma explicação melhor, uma base teórica mais detalhada, a mais recomendada é a Física Clássica. Por ela estar dividida em 5 volumes, a teoria vem muito bem explicada, e os exercícios são bem escolhidos (e organizados), apesar de não serem de vestibulares muito recentes (já que é uma edição de 1998). Se você quer melhorar seu nível em exercícios, a mais recomendada é o Tópicos de Física. Os exercícios são extremamente bem organizados, separados por dificuldade, muito bons pra se preparar para vestibulares com questões mais elaboradas. De qualquer modo, ambas são uma ótima escolha.
Eu tenho a edição mais recente do Fundamentos, os volumes 1 e 2; as partes de estática e de óptica até que eu achei boas, mas o resto eu achei muito "normal".
Tópicos de Física fala de algarismos significativos na introdução (coisa bem incomum para livros de ensino médio) e no primeiro capítulo dá um exemplo de como usar derivada pra obter função horária de vel. e acel. instantânea, o/

É isso cara. Mas independente do material que você for estudar, procure fixar bem os conceitos, senão passa um tempinho e você já esquece de "como resolver aquela questão fodástica".
Wink Smile cheers
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por Rocae Ter 22 Jan 2013, 23:13

Só complementando o Matheus: se você quiser os livros do Tópicos de Física, os três podem ser encontrados para download na internet (eu tenho o 2 e o 3 somente pois o primeiro eu comprei no sebo), não é talvez da edição que você queira e ler no pc é meio cansativo, mas pelo menos você não gasta. Já a coleção Física Clássica não está disponível para download (pelo menos que eu saiba, se alguém tiver por favor me enviar hahaha), então se você quiser investir em um material, recomendo que você compre o da Física Clássica. Abraço e bons estudos.
Rocae
Rocae
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 30
Localização : Piracicaba/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por Matheus Bertolino Ter 22 Jan 2013, 23:30

Rocae, se quiser baixar, eu tenho o link do Física Clássica de Dinâmica:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
PS: O nome é esse doido aí, mas o pdf é o Física Clássica mesmo xD

Tópicos de física, na internet você acha o volume 1 de 2007, o volume 2 de 2004, e o volume 3 de 2007 (esse já foi postado aqui no fórum, todo colorido). Mas você também pode baixar um file com todos os exercícios (+ resolução) dos três tópicos (é menos trabalhoso do que baixar só os livros).
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por OldFears Ter 22 Jan 2013, 23:46

achei o fundamentos da física com vários exercícios..aliás porque estou aprendendo física agora..simplesmente do começo,então até agora está servindo como uma boa base.. hehe,mas vou dar uma olhada no tópicos, valeu!

OldFears
Jedi
Jedi

Mensagens : 229
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 26
Localização : Botucatu-Sp , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por Rocae Ter 22 Jan 2013, 23:54

Valeu Matheus! É justo o que mais me interessa Smile

Aliás, conferi os tópicos de física que tenho aqui, ambos são edição 2001!
Rocae
Rocae
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 30
Localização : Piracicaba/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por Matheus Bertolino Qua 23 Jan 2013, 00:04

Vou postar os links aqui, caso vocês ou alguém se interesse em baixar:

Volume 01 (2007 - preto e branco) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Volume 02 (2004 - preto e branco, em boa qualidade) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Volume 03 (2007 - colorido) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Exercícios + Resoluções dos 3 volumes (2007, mas tem a maioria dos exercícios da de 2004) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
_

PS: Euclides, se estiver lendo, não acha bom mover o tópico pra área de Material Didático?
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por Phill Ter 12 Nov 2013, 11:29

Matheus Bertolino escreveu:
O Fundamentos da Física, do Ramalho/Nicolau/Toledo; os livros de física do Antonio Máximo e da Beatriz Alvarenga; a coleção Universo da Física, do Sampaio e do Calçada;  os livros de física o Bonjorno e do Clinton; esses são os livros mais populares de física, não são difíceis de achar, muitas escolas adotam eles. Eles são bons livros de física, porém não são os melhores.
Eles ensinam física, mas as vezes ou limitam muito a explicação de algum tópico, ou detalham demais algum conceito básico, ou não propõem exercícios tão desafiadores, ou optam por não explicar algum assunto que seja um pouco mais aprofundado. Apesar disso, eles atingem a sua finalidade para a maioria do pessoal.
Se você quiser ter uma base teórica em física mais firme, estudando sozinho, existem duas coleções de livros vendidas atualmente que são indicadas por se destacarem das demais: a coleção Física Clássica, em 5 volumes, do Sampaio e do Calçada, sendo mais recomendada a edição publicada em 1998 (precedida pela de 1992); e a coleção Tópicos de Física, do Helou/Gualter/Newton, em 3 volumes, que teve como melhor edição a que foi feita em 2007, (precedida pela de 2004). Se você quer uma explicação melhor, uma base teórica mais detalhada, a mais recomendada é a Física Clássica. Por ela estar dividida em 5 volumes, a teoria vem muito bem explicada, e os exercícios são bem escolhidos (e organizados), apesar de não serem de vestibulares muito recentes (já que é uma edição de 1998). Se você quer melhorar seu nível em exercícios, a mais recomendada é o Tópicos de Física. Os exercícios são extremamente bem organizados, separados por dificuldade, muito bons pra se preparar para vestibulares com questões mais elaboradas. De qualquer modo, ambas são uma ótima escolha.
Eu tenho a edição mais recente do Fundamentos, os volumes 1 e 2; as partes de estática e de óptica até que eu achei boas, mas o resto eu achei muito "normal".
Tópicos de Física fala de algarismos significativos na introdução (coisa bem incomum para livros de ensino médio) e no primeiro capítulo dá um exemplo de como usar derivada pra obter função horária de vel. e acel. instantânea, o/

É isso cara. Mas independente do material que você for estudar, procure fixar bem os conceitos, senão passa um tempinho e você já esquece de "como resolver aquela questão fodástica".
Wink Smilecheers
Muito boa resposta, é disse que precisamos neste forum, resposta clara e objetiva.
Pois pessoal, tem gente aqui no forum de todos os lugares, da capital do interior etc... e muitos não está no meio de gente que conheçe, muitos é o primeiro da familia a prestar algum vestibular e conselhos como o descrito acima é fundamental!

Phill
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/10/2013
Idade : 34
Localização : Cabo Frio, RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por Vinil Qui 21 Nov 2013, 15:58

Eu estou vendendo o volume 1 do Tópicos de Física usado, caso interesse a alguém. É a 18ª edição de 2001

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vinil
Vinil
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 30
Localização : Amparo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Livro para física????? Empty Re: Livro para física?????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos