Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2012 acabou ! Minha Síntese. Minha Esperança.

2 participantes

Ir para baixo

2012 acabou ! Minha Síntese. Minha Esperança. Empty 2012 acabou ! Minha Síntese. Minha Esperança.

Mensagem por rihan Dom 20 Jan 2013, 15:20

Fora a "partícula divina" e suas dúvidas, fora o "mensalão" e suas consequências, fora o trema de "conseqüência" (vai deixar saudades...), fora um montão de coisas socialmente importantes como a "Primavera Árabe", a crescente liberdade de opção sexual, as chacinas normais dos yankees, as recorrentes enchentes nas serras fluminenses e em Santa Catarina e, como sempre, as estupidezes dos conflitos no Oriente Médio e o completo descaso dos únicos responsáveis: EUA, GB e França.

Fora tudo isso, que considero importante, eu gostaria de expressar a minha felicidade sobre uma novidade: algumas cabeças brasileiras começaram a pensar e agir !

Refiro-me ao novo SI e a sua estruturação brasileira, finalmente !

Como já tinha previsto em posts anteriores, enfim poderemos escrever KILOGRAMA !

Os felizmente repatriados "K", "Y" e "W" estão aí em ação !

Acabou-se com quase todas as acentuações nas unidades !

Agora é "ampere", "angstrom" e aí vai !

O "eletronvolt" regrediu para elétron-volt", nada é perfeito...

Mas progredimos mais que regredimos !

Qual o porquê de falarmos as unidades múltiplas e submúltiplas do metro com acentuação tônica no prefixo ???

Nem Deus sabe...

Agora vai mudar ! Bastando acrescentar na frente do metro a unidade e pronunciarmos corretamente:

Por exemplo: o "centímetro" passa a ser "centimetro", sendo a tônica no "É" do "métro".

A imbecilidade da falsa letra "Q" começa a ser extinta !

O "quilômetro" passa a ser "kilometro", pronunciado "kilomÉtro".

Ufa ! Levou tempo, mas aí está !

Vamos nos atualizar, então !

Vamos lá !

A) Unidades das Grandezas de Base

1) Comprimento ( L ): metro ( m )

O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo
de tempo de 1/299 792 458 de segundo.

Essa definição tem o efeito de fixar a velocidade da luz no vácuo em 299 792 458 metros por segundo exatamente.

co = 299 792 458 m/s

2) Massa ( M ): kilograma ( kg )

O kilograma é a unidade de massa; ele é igual à massa do protótipo internacional do kilograma.

Ainda é a velha, não é boa, mas vai melhorar. Certamente nos próximos quatro anos teremos novidades.

3) Tempo (T): segundo ( s )

O segundo é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133 em repouso, a uma temperatura de 0 K.

Ou seja, definiu-se a frequência dessa radiação como sendo exatamente 9 192 631 770 Hz.

4) Corrente Elétrica (I): ampere ( A )

O ampere é a intensidade de uma corrente elétrica ( I ) constante que, se mantida em dois condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de seção circular desprezível, e situados à distância de 1 metro entre si, no vácuo, produz entre estes condutores uma força igual a 2 x 10-7 newton por metro de comprimento.

Disto resulta que a constante magnética µo, também conhecida como a permeabilidade do vácuo, é exatamente igual a 4∏ x 10-7 H/m.

5) Temperatura Termodinâmica ( Θ ): kelvin ( K )

O kelvin, unidade de temperatura termodinâmica ( T ), é a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.

Disto resulta que a temperatura termodinâmica do ponto triplo da água é exatamente 273,16 kelvins.

Ttpw = 273,16 K.

Essa definição se refere à água com a composição isotópica definida exatamente pelas relações das seguintes quantidades de substância:

0,000 155 76 mol de 2H por mol de 1H

0,000 379 9 mol de 17O por mol de 16O

0,002 005 2 mol de 18O por mol de 16O

A unidade de temperatura Celsius ( t ) é o grau Celsius ( °C ).

Está relacioanado ao Kelvin ( T ) por:

t = T - 273,15

Onde o 273,15 K refere-se ao ponto de solidificação da água.

Reparar que temos 273,16 K para a definição de ponto triplo e 273,15 K para a relação com a escala Celsius.

Podermos expressar diferenças (faixas) de temperaturas tanto em Kelvin como em grau Celsius.

6) Quantidade de Substância ( N ): mol ( mol )

O mol é a quantidade de substância ( n ) de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos átomos existem em 0,012 kilograma de carbono 12; seu símbolo é “mol”.

Quando se utiliza o mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser átomos, moléculas, íons, elétrons, assim como outras partículasou agrupamentos especificados de tais partículas.

Conclui-se que a massa molar de carbono 12 é exatamente igual a 12 gramas por mol:

M (12C) = 12 g/mol.

Nesta definição, entende-se que se faz referência aos átomos não ligados de carbono 12, em repouso e no seu estado fundamental.

7) Intensidade Luminosa ( J ): candela ( cd )

A candela é a intensidade luminosa (I
v) , numa dada direção, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência 540 x 1012 hertz e que tem uma intensidade radiante nessa direção de 1/683 watt por esferorradiano.

Notar que "esferorradiano" substitui o antigo "esterradiano" .

B) Unidades Derivadas

A melhor mudança foi a volta da "densidade" !

Agora temos:

a) massa específica ou densidade ( ρ )

b) concentração mássica ( γ ) concentração de quantidade de substância ou concentração de substância ( ρ )

Todas em kg/m³.

Eu prefiro "densidade" e "ρ", e vocês ?

Ainda falta muita coisa, pra ficar bom !

Como os absurdos e ilógicos minúsculos "k", "da" (!!!) e "h", virarem "K", "D" e "H"

Como uma percepção mais filosófica...

Um dia vai acontecer !

Para os que querem saber mais, vai o link do Inmetro para baixar o pdf das novas normas do SI:

http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/Si.pdf

Também espero que em 2013 seja dado um jeito derradeiro na falsa letra "Q".

Eu a aboliria de vez !

Mas, como sei que isso não ocorrerá, ela deveria passar a representar o mesmo som do "K" , da mesma forma como temos o "I" e o "Y"...

Então, assim ficaria:

que --> qe
quilo --> qilo
quase --> quase
quente --> qente
quero --> qero
frequência --> frequência
cinquenta --> cinquenta
...

Tristemente matamos o trema, mas se o "Q" passassse a ser isso, o "G" virasse "GUÊ" e o "J" ficasse sendo o "JÊ", aí teria sido um ótimo extermínio...

Mas, Vamos Lá !

Que 2013 seja repleto de boas e inteligentes mudanças !

Última edição por rihan em Ter 22 Jan 2013, 09:19, editado 5 vez(es)

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

2012 acabou ! Minha Síntese. Minha Esperança. Empty Re: 2012 acabou ! Minha Síntese. Minha Esperança.

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 20 Jan 2013, 15:29

Queria saber uma consequência destrosa que seria causada se usássemos indistintamente kilômetro ou quilômetro ...

Não entendo tamanho preciosismo(a ponto de cair coisas do tipo em provas).
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

2012 acabou ! Minha Síntese. Minha Esperança. Empty Re: 2012 acabou ! Minha Síntese. Minha Esperança.

Mensagem por rihan Dom 20 Jan 2013, 15:36

Queria saber uma consequência destrosa que seria causada se usássemos indistintamente kilômetro ou quilômetro ...

Nenhuma.

Não entendo tamanho preciosismo(a ponto de cair coisas do tipo em provas).

Nem eu !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum