PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Outra opinião sobre redação

2 participantes

Ir para baixo

Outra opinião sobre redação  Empty Outra opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Sex 04 Jan 2013, 11:09

Olá. Vou colocar um tema bastante difícil sugerido pelo Euclides e gostaria de opiniões sinceras sobre a minha dissertação.

Nelson Rodrigues: exertos de artigo publicado na revista "Manchete Esportiva" em maio de 1958.

"Por "complexo de vira-latas" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo."

"Eu vos digo: - o problema do escrete não é mais de futebol, nem de técnica, nem de tática. Absolutamente. É um problema de fé em si mesmo.O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-latas e que tem futebol para dar e vender, lá na Suécia. Uma vez que se convença disso, ponham-no para correr em campo e ele precisará de dez para segurar, como o chinês da anedota. Insisto: - para o escrete, ser ou não ser vira-latas, eis a questão"

Tema: Os brasileiros temos sobre nós mesmos uma opinião que Nelson Rodrigues chamou de "complexo de vira-latas". Como isso se manifesta na nossa visão das nossas reais possibilidades como nação? Somos inferiores de fato, ou nos tornamos inferiores porque achamos que somos? O "brasileiro" será uma terceira pessoa que nunca está presente e que sempre é a culpada? Um alter-ego?

A minha redação (os parágrafos estão separados por espaços)

Brazilian Way of Life

A diferença entre o " Brazil" e o "Brasil" não está somente na grafia ou na pronuncia. Para muitos estrangeiros, o Brazil é um país belo, rico em recursos naturais, com população simpática e amável. Já para os brasileiros, o Brasil é um país pobre, ruim de se viver, com poucas oportunidades e longe do "padrão de vida" das nações ricas. Parece que o brasileiro é o único que não consegue reconhecer as suas e as qualidades do país, bem como não acredita em si mesmo.

Os modernistas foram ousados ao propor, na Semana de Arte Moderna de 1922, a criação e adoção de uma cultura nacional que, ainda no século XXI, não foi verdadeiramente aceita. A idolatria ao "American Way of Life" criou, nos brasileiros, a falsa ideia de que há ou deve haver um padrão de vida ideal a ser seguido e que está longe da realidade do país, fazendo com que ele sinta-se inferior e sem valores. .A imgem degradada que o brasileiro tem de si mesmo não o deixa aceitar a cultura e valores nacionais, o que deixa o país estagnado e preso a uma visão preconceituosa.

O crescimento do Brasil como nação depende da aceitação, por parte da população, das qualidades que ela e o país possuem. O mesmo sentimento nacionalista que contamina o brasileiro em época de Copa do Mundo deveria estar presente diariamente. O problema é que, se o brasileiro não acreditar mais em seu potencial, dificilmente atingirá suas metas. Falta a crença em suas capacidades, bem como o abandono dos padrões ideiais que o inferiorizam.

Logo, o brasileiro necessita de um pouco mais de auto-estima e confiança em si. Além disso, idolatrar e acreditar na perfeição de padrões de vida que são seguidos por outros países significa aceitar-se inferior sem um motivo concreto. O brasileiro deveria aceitar o "Brazilian Way of Life" assumindo, assim, as qualidades que ele e o país possuem e são formadoras importantes da identidade nacional.

Agradeço as eventuais correções.

Fiquei com ummpouco de receio ao falar do American Way of Life e da SAM. Mas creio que a falta de aceitação da cultura nacional bem como o fato de a nossa sociedade idolatrar o estrangeiro estejam relacionadas ao "complexo de vira latas" citado pelo autor do texto. Acham queisso se encaixa no tema?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Outra opinião sobre redação  Empty Re: Outra opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Sex 04 Jan 2013, 11:12

Aliás, deixo registradas aqui as ideias do me rascunho:

-"American way of oife"
- A imagem degradada que o brasileiro possui de si mesmo
- Valorização da cultura e dos valores nacionais
- O brasileiro tem vergonha de si mesmo
-SAM 1922: Criação de uma identidade nacional não aceita
- Brasil x Brazil
-Millôr Fernandes: " O Brasil é o país do futuro. Sempre" -> Estagnação

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Outra opinião sobre redação  Empty Re: Outra opinião sobre redação

Mensagem por Euclides Sex 04 Jan 2013, 14:35

Mais uma vez eu gostei. Desta vez não tenho reparos a fazer. Acho que você abordou corretamente e com propriedade uma das possibilidades permitidas.

Não sei se os vestibulares aceitam um título em outra língua. De todo modo, talvez fosse bom não arriscar. Talvez um bom título pudesse ser " Jaboticaba e Tupiniquim" elencando coisas tipicamente nossas.

Acho que você está bem. As idéias são claras, não há abuso de adjetivação. Prosa é como música e as frases têm de ter um comprimento que permita que se as leia sem perder o fôlego, o que você fez muito bem.

Torço por você.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Outra opinião sobre redação  Empty Re: Outra opinião sobre redação

Mensagem por Giiovanna Sex 04 Jan 2013, 14:42

Obrigada Euclides Smile

Creio que a Fuvest aceite. Já vi um título em francês.

Só espero conseguir fazer uma boa redação. Domingo é o dia Razz
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Outra opinião sobre redação  Empty Re: Outra opinião sobre redação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos