Equações
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Equações
Escreva uma equação do segundo grau, de coeficientes reais, cujas raízes são as raízes quadradas das raízes da equação x^2 - 3V5 + 5 = 0
Eu calculei as raizes da equação. Se eu jogar na forma fatorada, por exemplo, supondo que as raízes são Vp e Vq, ficaria algo do tipo:
a.(x - Vp).(x - Vq)=0, sabedo que eu conheço os valores de p e q (só não coloquei as raizes pois iria ficar ruim de escrever), essa equação iria satisfazer o enunciado se eu colocasse qualquer valor de a pertencente aos reais e diferente de zero ou não necessariamente?
Caso não. o que eu deveria fazer, neste caso? Porque o enunciado dia "uma das", então acredito que não haja apenas uma equação possível.
Eu calculei as raizes da equação. Se eu jogar na forma fatorada, por exemplo, supondo que as raízes são Vp e Vq, ficaria algo do tipo:
a.(x - Vp).(x - Vq)=0, sabedo que eu conheço os valores de p e q (só não coloquei as raizes pois iria ficar ruim de escrever), essa equação iria satisfazer o enunciado se eu colocasse qualquer valor de a pertencente aos reais e diferente de zero ou não necessariamente?
Caso não. o que eu deveria fazer, neste caso? Porque o enunciado dia "uma das", então acredito que não haja apenas uma equação possível.
Giiovanna- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 2128
Re: Equações
Veja que a expressão está igualada a zero. Então, qualquer número que você colocar em "a"(exceto o zero, para que a equação permaneça com o grau dois) poderá sumir dali quando você dividir ambos os lados por esse número. Portanto o conjunto de polinômios com aa diferentes terão raízes iguais.
Leonardo Sueiro- Fera
Leonardo Sueiro escreveu:Veja que a expressão está igualada a zero. Então, qualquer número que você colocar em "a"(exceto o zero, para que a equação permaneça com o grau dois) poderá sumir dali quando você dividir ambos os lados por esse número. Portanto o conjunto de polinômios com aa diferentes terão raízes iguais.
Certo Leo, foi o que eu pensei. Nesse caso, se eu fizer isso, posso colocar essa condição de a diferente de zero e pertencente aos reais e deixar a resposta assim ou devo substituir um valor qualquer de a? A resolução é meio maluca, utiliza soma e produto e chega em uma equação bastante estranha em que o coeficiente de x^2 é 1. Então acredito que se eu substituir a=1 chego no mesmo.
Giiovanna- Grupo
A primeira opção.
Mas.... Soma e produto? :scratch:
A equação é essa mesmo: x^2 - 3√5 + 5 = 0 ???
Mas.... Soma e produto? :scratch:
A equação é essa mesmo: x^2 - 3√5 + 5 = 0 ???
Leonardo Sueiro- Fera
Sim, exatamente isso. Observe a criatividade:
Exercício 213. Veja que ele vai usar soma e produto.
Exercício 213. Veja que ele vai usar soma e produto.
Giiovanna- Grupo
Ahhhh... faltou um xzinho depois 3√5 ... :p
Leonardo Sueiro- Fera
Opa xD Não havia notado, desculpe. Enfim, nunca pensaria nessa resolução.
Giiovanna- Grupo
Ah, obrigada. Deixei realmente com a condição do a indicada na resolução.
Giiovanna- Grupo
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos