PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilíbrio Químico

5 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Equilíbrio Químico

Mensagem por DaviBahia Qua 19 Dez 2012, 22:06

Relembrando a primeira mensagem :

A produção do trióxido de enxofre a partir do SO2(g) pode ser representada pela equação química

2SO2(g) + O2(g) <--> 2SO3(g)

a) A adição de gás inerte aumenta a pressão total no sistema e a concentração do SO3(g)

O gabarito está dando dando como certa a letra a, porém, a meu entender, a adição de gás inerte não provoca modificações no sistema, em termos de equilíbrio químico.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por Leonardo Sueiro Sex 21 Dez 2012, 09:38

Pense assim:
Se o gás inerte é inserido e o volume é alterado, as condições são alteradas. O gás inerte empurrará o embôlo, aumentando o volume do reccipiente. Se aumenta o volume, diminui a pressão sobre o gás, ocorre deslocamento(para descobrir para onde se desloca, faça a análise normal por Le Chatellier).
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por DaviBahia Sex 21 Dez 2012, 09:46

Léo,

Relendo os comentários inicias deste tópico, você verá que estavam interpretando "adição de gás inerte em sistema com êmbolo móvel" como "aumento da pressão total" e não como "redução da pressão total".

Percebeu isso?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por DaviBahia Sex 21 Dez 2012, 09:48

"Se adicionarmos um gás inerte, ou seja, um gás que não reage a um sistema em equilíbrio, ocorre um aumento da pressão total do sistema. No entanto, como não há variação da concentração nem das pressões parciais de cada gás componente do equilíbrio, a adição de gás inerte não afeta o equilíbrio." (USBERCO E SALVADOR, 2006)

Quando o êmbolo se eleva, ocorre uma redução da pressão total, o que, segundo o trecho acima, não viria a causar uma alteração no equilíbrio. O único modo de se deslocar o equilíbrio através das pressões é alterar as pressões parciais, concorda?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por Leonardo Sueiro Sex 21 Dez 2012, 09:53

A pressão total não importa muito. Pense nos gases que fazem parte do equílibrio.

Imagine dois gases, H2 e O2, confinados em uma bexiga +/- murcha. Eles têm uma certa pressão, certo? Agora encha a bexiga com um gás que não reaja com os dois: sei lá eu, talvez Neônio?. Esse gás vai empurrar as paredes da bexiga. Concorda que a pressão de cada gás vai mudar? Então as condições mudam(esse é o ponto)

pV = nRT

Temperatura constante: aumento do volume, diminui a pressão.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por Leonardo Sueiro Sex 21 Dez 2012, 09:54

"Se adicionarmos um gás inerte, ou seja, um gás que não reage a um sistema em equilíbrio, ocorre um aumento da pressão total do sistema. No entanto, como não há variação da concentração nem das pressões parciais de cada gás componente do equilíbrio, a adição de gás inerte não afeta o equilíbrio." (USBERCO E SALVADOR, 2006)


Está certo. Ele não levou em consideração a variação do volume. A pressão total aumenta porque o gás inerte também pressiona o recipiente
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por DaviBahia Sex 21 Dez 2012, 10:16

Entendi... então, vamos fazer uma rápida revisão, considerando-se, em todos os casos, que as pressões parciais entre reagentes e produtos são distintas. Se assim não fosse, simplesmente não haveria deslocamento em qualquer situação.

I) Êmbolo móvel

Com a adição de gás inerte, ocorre uma expansão (aumento do volume). Ou seja, uma redução do pressão (Léo, eu peço novamente, por favor, que você leia os comentários iniciais deste tópico.. estavam interpretando adição de gás inerte como aumento da pressão! Afinal, o que é correto?).

Com a redução da pressão, há o deslocamento para o "lado de maior volume" (ou seja, de maior pressão parcial).

II) Êmbolo fixo

Com o êmbolo fixo, não há variação de volume. Haverá apenas um aumento da pressão total, o que não afetará o equilíbrio.

Será que eu errei em algo? silent

A única dúvida que insiste em me seguir realmente (rsrsrs) é em relação à adição de gás inerte em um recipiente dotado de êmbolo móvel (a dúvida já foi explicitada neste comentário).
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por DaviBahia Sex 21 Dez 2012, 10:18

Aproveito par afirmar que o exemplo da bexiga foi muito bom Very Happy
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por Leonardo Sueiro Sex 21 Dez 2012, 10:37

Você é um tanto quanto positivista, Davi. Na verdade, a culpa não é sua: todos somos um pouco alienado pela ciência. Acreditamos firmemente em tudo que nos é apresentado como verdade universal, isenta de exceções. Meu caro, já lhe disse que muitas coisas que nos são passadas têm limitações, exceções, enfim... Eu já expliquei a sua dúvida várias vezes. Você não entendeu porque está se prendendo nos enunciados do princípio de Le Chatellier. O princípio diz que, se houver aumento da pressão, haverá deslocamento do equilíbrio? Não! Não necessariamente!!! O deslocamento só ocorre se ocorrer variação na concentração ou nas pressões parciais(não na pressão total). A pressão que tem que aumentar é a pressão parcial de cada gás, não a pressão TOTAL do conjunto. Então temos duas situações distintas: acréscimo de gás inerte com variação de volume(embôlo móvel) e acréscimo de gás inerte sem variação de volume(embôlo fixo). No primeiro caso, a variação de volume ocorre porque mais gás entrou no recipiente, empurrando o embôlo, que é móvel. Nesse caso, como o volume aumentou, as pressões de cada um dos gases do equilíbrio(veja que o gás inerte não se inclui, pois ele não reage e não participa do equilíbrio) são alteradas. Ou então você pode pensar que as concentrações se modificam(Aumentou o volume. Lembre-se de que C = M/V). No segundo caso, a pressão total também aumenta, pois temos a soma da pressão inicial com a pressão do gás inerte, mas as concentrações e as pressões dos gases do equilíbrio(não esqueça que o gás inerte não faz parte do equilíbrio) permanecem constante, pois não há reação entre gás inerte e gases do equilíbrio. Então, vamos fazer uma distinção clara entre pressão total e pressões parciais: com embôlo fixo ou móvel, não importa, a adição de gás inerte aumenta a pressão total, mas a pressão parcial só se modifica com a variação de volume(embôlo móvel), e só nesse caso ocorre deslocamento.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por DaviBahia Sex 21 Dez 2012, 10:55

"Eu já expliquei a sua dúvida várias vezes. Você não entendeu porque está se prendendo nos enunciados do princípio de Le Chatellier. O princípio diz que, se houver aumento da pressão, haverá deslocamento do equilíbrio? Não! Não necessariamente!!! O deslocamento só ocorre se ocorrer variação na concentração ou nas pressões parciais(não na pressão total)." (Léo)

Léo, houve uma interpretação errônea em relação a tudo o que eu afirmei! Basta reler o comentário abaixo, feito por mim recentemente, neste tópico. Na boa... às vezes vejo que você se cansa nessas discussões, mas você acaba não interpretando bem o que eu informo! Releia, por favor, o que eu afirmei infinitas vezes neste tópico.

"...Vamos fazer uma rápida revisão, considerando-se, em todos os casos, que as pressões parciais entre reagentes e produtos são distintas. Se assim não fosse, simplesmente não haveria deslocamento em qualquer situação."

Com base no comentário acima, você percebe que eu jamais afirmei que se houver aumento da pressão com certeza haverá deslocamento de equilíbrio, diferente do que você afirmou em relação a mim.

De qualquer forma, perdoe-me por esse desgaste. Só peço que não interprete mal o que eu afirmo, pois isso pode gerar um certo cansaço desnecessário tanto pra mim como pra você, concorda?


Última edição por DaviBahia em Sex 21 Dez 2012, 11:03, editado 3 vez(es)
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por DaviBahia Sex 21 Dez 2012, 11:01

Léo,

Antes que criemos um certo desgaste neste tópico, afirmo que já entendi tudo, ok? Wink

Pra mim, não é problema continuar a discussão enquanto tudo não for resolvido. Entretanto, eu sei que isso pode se tornar cansativo, exaustante...

Muito obrigado pela excelente participação no tópico Smile
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio Químico - Página 3 Empty Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos