PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

corrente eletrica

+2
Euclides
vitorkh
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

corrente eletrica Empty corrente eletrica

Mensagem por vitorkh Sáb 01 Dez 2012, 14:33

a correta eh a d

Em relação à corrente elétrica, considere as afirmativas a seguir.

I - A corrente elétrica é uma grandeza escalar, definida como a razão entre a variação da quantidade de carga elétrica que flui em um meio em um intervalo de tempo.

II - A corrente elétrica convencional descreve o fluxo de cargas elétricas positivas.

III - Os elétrons fluem no interior dos metais com a velocidade da luz.

IV - O campo elétrico é o responsável por fazer cargas elétricas se movimentarem em um circuito elétrico.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

vitorkh
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

corrente eletrica Empty Re: corrente eletrica

Mensagem por Euclides Sáb 01 Dez 2012, 20:03

III- a velocidade dos elétrons num condutor metálico é da ordem de mm/s. É a única alternativa falsa. A explicação para as outras está em qualquer livro-texto.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por perlingra Qua 12 Mar 2014, 16:24

Estou em dúvida nessa questão ... O campo elétrico não é responsável apenas por dar uma orientaçao ao movimento dos eletrons livres? E a corrente elétrica não é uma grandeza vetorial, pois precisa de direção, sentido e intensidade??

perlingra
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Convidado Qua 12 Mar 2014, 16:32

perlingra escreveu:Estou em dúvida nessa questão ... O campo elétrico não é responsável apenas por dar uma orientaçao ao movimento dos eletrons livres? E a corrente elétrica não é uma grandeza vetorial, pois precisa de direção, sentido e intensidade??
Corrente elétrica não é grandeza vetorial.

i=∆Q/∆t  escalar.

O campo elétrico dá causa ao movimento das cargas (positivas ou negativas).

Convidado
Convidado

Mensagem por perlingra Qua 12 Mar 2014, 16:49

Lionel P. escreveu:
perlingra escreveu:Estou em dúvida nessa questão ... O campo elétrico não é responsável apenas por dar uma orientaçao ao movimento dos eletrons livres? E a corrente elétrica não é uma grandeza vetorial, pois precisa de direção, sentido e intensidade??
Corrente elétrica não é grandeza vetorial.

i=∆Q/∆t  escalar.

O campo elétrico dá causa ao movimento das cargas (positivas ou negativas).
entendi! Muito obrigada!

perlingra
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Elcioschin Qua 12 Mar 2014, 18:58

perlingra

F = q.E  ----> m.a = q.E ----> a = q.E/m

Se E = 0 ---> a = 0 ---> não existe início do movimento

F, E, a são grandezas vetoriais e q, m são escalares
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por lovemoviesforfun Qui 05 Jan 2017, 16:16

Boa Tarde!

Fiquei com alguma dúvidas nessas alternativas:

II - Como assim, a corrente elétrica convencional descreve um fluxo de carga positivas, não são os elétrons que se deslocam em um condutor elétrico??? Os elétrons saem do polo negativo e vão para o polo positivo certo?

III - O campo elétrico tem apenas a função de dar a orientação do sentido para a corrente elétrica?? O Campo (Na eletrostática) é a deformação no espaço causado por um carga geradora e se colocarmos uma carga de prova e ela sofrer atração ou repulsão podemos afirmar que ali ocorreu a ação da força elétrica, certo?
Dentre essas funções, quais são as outras funções o campo Elétrico?

Obrigado!

lovemoviesforfun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por lovemoviesforfun Qui 05 Jan 2017, 16:26

Por favor se possível respondam mais essa dúvida minha!

Os elétrons fluem do polo negativo para o positivo e por que adotamos o sentido da corrente como (Saindo do polo positivo em direção ao negativo), ou seja, o inverso????

Corrige-me se eu estiver falando bobagem!

lovemoviesforfun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Thomas Prado Sex 06 Jan 2017, 01:00

É normal que os estudantes tenham essas dúvidas.
Recomendo que veja esse vídeo do Prof. Renato Brito (Engenheiro Eletrônico formado pelo ITA): https://www.youtube.com/watch?v=gO1iRNQ-Os4
Leia também esse texto do Prof. Fernando Lang da UFRGS: http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=1349

Abraços!
Thomas Prado
Thomas Prado
Jedi
Jedi

Mensagem por Elcioschin Sex 06 Jan 2017, 09:30

Vou tentar explicar resumidamente

Num condutor metálico quem se movimentam são somente os elétrons (cargas negativas).
Num condutor líquido podem se movimentar cátions e ânions (lembre-se da eletrólise)
No ar, em gases e no vácuo, podem se movimentar qualquer carga elétrica (inclusive os prótons). Exemplo: aceleradores de partículas, raios cósmicos, etc.

Nos primórdios do estudo da eletricidade, quando não se conhecia bem o átomo, os cientistas acreditavam que as partículas que se movimentavam, nos metais, eram as positivas. Devido a isto o sentido da corrente adotado (convencional) foi o sentido das cargas positivas. E isto passo a fazer parte dos livros durante anos.

Bem mais tarde, com os estudos de Dalton descobriu-se que, na verdade, quem se movimentava, nos metais, eram os elétrons e o sentido deles era oposto ao sentido convencional da corrente. Os cientistas resolveram continuar adotando como sentido convencional o sentido das cargas positivas (caso elas pudessem se movimentar). Com isto não foi necessário mudar os livros.

Assim, o sentido convencional da corrente elétrica é o sentido oposto ao do movimento das cargas negativa, ou o mesmo sentido das cargas positivas (II correta: não foi dito que erram condutores metálicos)

b) O único efeito de um campo elétrico é sobre cargas elétricas: qualquer carga colocada num campo elétrico fica sujeita à ação de uma força: F = q.E (O mesmo acontece com qualquer massa colocada dentro de um campo gravitacional: P = m.g)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo