regra de 3
2 participantes
Página 1 de 1
regra de 3
uma lampada de 40 wats pode funcionar por 15 horas, a um certo custo, por quanto tempo poderá funcionar uma lampada de 6wats, para que o custo seja o mesmo ??/
obs: nao compreendi essa questao de regra de 3 me ajudem a entende-la
obs: nao compreendi essa questao de regra de 3 me ajudem a entende-la
belchior Rieben- Jedi
Re: regra de 3
Você tem uma lâmpada de 100w na sala de sua casa. Manter essa lâmpada acesa lhe gera um certo custo, uma despesa na conta de energia.
Se você deseja reduzir as suas despesas tem duas alternativas:
- ou reduz a potência da lâmpada para, digamos 60W (menos iluminação = mais barato)
- ou reduz o número de horas que mantém a lâmpada acesa. (menos serviço = mais barato)
Se aumentar a potência da lâmpada usada, ou se aumentar o número de horas de lâmpada acesa, terá, ao contrário, uma despesa maior.
Isso nos mostra que, tanto a potência da lâmpada, quanto o número de horas que fica acesa são, ambos, diretamente proporcionais ao custo. Então, se reduzir a potência, poderá mantê-la acesa por mais tempo para gastar o mesmo. O nosso resultado esperado é assim, maior do que 15 horas.
Se você deseja reduzir as suas despesas tem duas alternativas:
- ou reduz a potência da lâmpada para, digamos 60W (menos iluminação = mais barato)
- ou reduz o número de horas que mantém a lâmpada acesa. (menos serviço = mais barato)
Se aumentar a potência da lâmpada usada, ou se aumentar o número de horas de lâmpada acesa, terá, ao contrário, uma despesa maior.
Isso nos mostra que, tanto a potência da lâmpada, quanto o número de horas que fica acesa são, ambos, diretamente proporcionais ao custo. Então, se reduzir a potência, poderá mantê-la acesa por mais tempo para gastar o mesmo. O nosso resultado esperado é assim, maior do que 15 horas.
Euclides- Fundador