Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interferência de ondas.

2 participantes

Ir para baixo

Interferência de ondas. Empty Interferência de ondas.

Mensagem por Cam™ Qua 29 Jul 2009, 20:22

Considere duas ondas sonoras, cujas velocidades de propagação e frequência valem, respectivamente, 300 m/s e 1,5 kHz. Elas partem simultaneamente de duas fontes sonoras F1 e F2 que distam 50 cm uma da outra e superpõem-se ao atingirem um anteparo. O maior número possível de meios comprimentos de onda para que haja interferência construtiva no anteparo é:

A ) 1
B ) 2
C ) 3
D ) 4
E ) 5

-------------------------

Não consegui fazer essa porque só dá a distância em relação as fontes.... eu não precisaria saber a distância ao menos do anteparo em relação a 1 fonte pelo menos, já que elas se superpõem no anteparo ?

O máx que achei foi na letra E) usando essa distância de 0,5 m na fórmula Δd = n.λ/2

0,5 = 0,1n ==> n = 5 mas deve tá errado...

Será que não falta dado na questão?

Muito obrigada!

Obs: Não tenho a resposta dela.... Sad
Cam™
Cam™
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Interferência de ondas. Empty Re: Interferência de ondas.

Mensagem por Euclides Qua 29 Jul 2009, 21:21

Oi Cam,

já disse que estou meio defasado em ondulatória, de modo que vamos pensando juntos.

Mas se n é ímpar, então a interferência deve ser destrutiva. Queremos n par então. O maior par entre 1 e 5 é 4, ou seja, o maior Δd=40 cm.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Cam™ Qui 30 Jul 2009, 10:00

Ah entendi tudo bem Euclides, mas vc mesmo se tiver com 5% da capacidade só, já equivale um montão³ pra mim!! rss

Poxa e é verdade o n tinha que ser par mesmo né.... é que eu não tinha conseguido identificar se elas vibravam em fase ou em oposição de fase... mas agora que vi diz ali que elas se superpõem, então tem que ser em fase mesmo! Dentre essas aí n=4 então!

Muito obrigada pela ajuda!!🐱
Cam™
Cam™
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum