PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As estalactites são formadas nos tetos de cavernas e de grutas

Ir para baixo

As estalactites são formadas nos tetos de cavernas e de grutas Empty As estalactites são formadas nos tetos de cavernas e de grutas

Mensagem por jujubirerere Ter 29 maio 2012, 08:03

41 As estalactites e as estalagmites são formações rochosas que ocorrem naturalmente, constituídas de uma dispersão coloidal, do tipo sol, de água em carbonato de cálcio, CaCO3(s).
As estalactites são formadas nos tetos de cavernas e de grutas (ou até em velhos prédios com parapeitos de mármore) sujeitos à infiltração lenta de água.
Quando isso ocorre, muitas moléculas de água acabam aprisionadas nos minúsculos cristais de carbonato de cálcio, formando a dispersão coloidal que se acumula nas fendas, produzindo saliências verticais.
Já as estalagmites são formadas no chão, imediatamente abaixo das estalactites. São produzidas pelas gotas da dispersão coloidal de água e carbonato de cálcio que eventualmente caem das extremidades das estalactites antes de ―endurecerem‖.
Em algumas grutas e cavernas, como a gruta de Maquiné em Minas Gerais e a caverna do Diabo em São Paulo, existem formações naturais obtidas da união entre estalactites e estalagmites, um processo que leva milhares de anos para acontecer.
Suponha que um geólogo conclua que esse processo de união de uma estalactite com uma estalagmite tenha sido finalizado neste ano, em uma gruta com 1,8 metro de altura.
Sabendo que a velocidade de formação dessa dispersão coloidal equivale a 1,5 m ao ano, calcule o tempo que a estrutura levou para ser formada.
Desconsidere qualquer variável a mais que possa interferir no processo.

jujubirerere
Jedi
Jedi

Mensagens : 223
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 28
Localização : santos

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos