PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

elevador de carga

3 participantes

Ir para baixo

elevador de carga Empty elevador de carga

Mensagem por Convidad Qua 09 maio 2012, 21:42

22- (FUVEST-SP) Um elevador de carga, com massa M = 5 000 kg, é suspenso por um cabo na parte externa de um edifício em construção. Nas condições das questões a seguir, considere que o motor fornece a potência P = 150 kW.(g=10m/s2)



a) Determine a força F1, em N, que o cabo exerce sobre o elevador, quando ele é puxado com velocidade constante.

b) Determine a força F2 em N, que o cabo exerce sobre o elevador, no instante em que ele está subindo com uma aceleração para cima de módulo a = 5 m/s2.

c) Levando em conta a potência P do motor, determine a velocidade V2 em m/s, com que o elevador estará subindo, nas condições do item (b) (a = 5 m/s2).

d) Determine a velocidade máxima VM, em m/s, com que o elevador pode subir quando puxado pelo motor. (no gabarito aparece que a velocidade máxima ocorre quando as forças se anulam. Por quÊ?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

elevador de carga Empty Re: elevador de carga

Mensagem por Euclides Qua 09 maio 2012, 22:25

a) força igual ao peso

b) F-P=ma

F=m(a+g)

c) no instante em que a=5m/s² a força calculada foi de 75kN

P=F×v
150=75v
v=2m/s

d) neste ítem eu prefiro pensar assim:

a velocidade máxima ocorre no emprego da potência máxima:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

elevador de carga Empty Re: elevador de carga

Mensagem por littlemurilo Ter 30 Jul 2013, 19:31

Não entendi a alternativa (A), a força resultante não tinha que ser
Fr = N+F1-P
F1 = P - N

Não é considerada a normal? ou como o movimento de subida é uniforme ela é nula?

littlemurilo
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 28/02/2013
Idade : 29
Localização : Macapá, Amapá, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

elevador de carga Empty Re: elevador de carga

Mensagem por Rovans Qua 17 Jul 2019, 20:17

Olá, gostaria de saber pq na letra C) não uso a Força  resultante , dado q o peso atrapalharia no aumento da vel, não ?
N entendi Pq uso uma hora a tracao outra o Peso na determimacao de potencia...
(única explicaçao q tenho seria isso ↓ ,mas ñ tenho certeza de nada ñ  : X

[eu vejo vários livros falando q a Pot motor util  é o trabalho do peso, mas o certo seria dizer isto ?  :Pot motor util é igual  ao trabalho da tração e ,por consequencia, em situaçoes de vel constante, será igual ao trabalho do peso ;essa é a forma certa de descrever ?(se for ach q entendi) <- se algm puder confirmar agradeço !

Já entendi , éo motor q puxa o cabo...(tava achando q o cabo se puxava sozinho)....qm mete a intensidade do cabo é o motor ⊙_⊙.entao pra vel constante tenque puxar o cabo de forma que fique  igual com o peso.
Pra ter A= 5 ele tenque ter um cabo que de a = 5m/s^2 , a tensao q da 5 m/s^2 é aquela [ m(a + g) = T  ; 5000(a+10)=75000; a= 5m/s^2].Ou seja , a maquina puxa na Pot X p/ achar a Tensao com intensidade que de a aceleracao desejada. cheers

parece óbvio mas deu mó confusão  Surprised
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

elevador de carga Empty Re: elevador de carga

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos