achar o valor de x
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
achar o valor de x
Obtenha x no intervalo 0 menor ou igual x menor 2pi que verifique simultaneamente cos x= 1/m e sen x=raiz de m+1/m. ( ñ tô conseguindo me concentrar nesse assunto de trigonometria, tô achando um pouco complicado)
Glaucia Sofia- Padawan
Re: achar o valor de x
Glaucia
Primeiramente você deve aprender a escrever expressões matemáticas no fórum. Você tenm duas opções
1) A malhor opção é usar o Editor LaTeX do fórum (Leia tutorial a respeito)
2)A outra opção é utilizar parentes, chaves e colchetes, de modo a não causar ambiguidade
Em segundo lugar, se você NÃO estudar a teoria seriamente você nunca aprenderá matemática.
Acho que deve ser isto
Obtenha x no intervalo 0 =< x < 2pi que verifique simultaneamente cos x = 1/m e sen x = \/(m + 1)/m.
cosx = 1/m ----> cos²x = 1/m²
senx = \/(m + 1)/m ----> sen²x = (m + 1)/m²
sen²x + cos²x = 1 ----> (m + 1)/m² + 1/m² = 1 ----> (m + 2)/m² = 1 ----> m² - m - 2 = 0
Raízes -----> m = -1 e m = 2
Para m = - 1 -----> cosx = 1/m ----> cosx = 1/(-1) ----> cosx = - 1 ----> x = pi
Para m = 2 ----> cosx = 1/2 ----> x = pi/3 ou x = 5pi/3
Primeiramente você deve aprender a escrever expressões matemáticas no fórum. Você tenm duas opções
1) A malhor opção é usar o Editor LaTeX do fórum (Leia tutorial a respeito)
2)A outra opção é utilizar parentes, chaves e colchetes, de modo a não causar ambiguidade
Em segundo lugar, se você NÃO estudar a teoria seriamente você nunca aprenderá matemática.
Acho que deve ser isto
Obtenha x no intervalo 0 =< x < 2pi que verifique simultaneamente cos x = 1/m e sen x = \/(m + 1)/m.
cosx = 1/m ----> cos²x = 1/m²
senx = \/(m + 1)/m ----> sen²x = (m + 1)/m²
sen²x + cos²x = 1 ----> (m + 1)/m² + 1/m² = 1 ----> (m + 2)/m² = 1 ----> m² - m - 2 = 0
Raízes -----> m = -1 e m = 2
Para m = - 1 -----> cosx = 1/m ----> cosx = 1/(-1) ----> cosx = - 1 ----> x = pi
Para m = 2 ----> cosx = 1/2 ----> x = pi/3 ou x = 5pi/3
Elcioschin- Grande Mestre
Re: achar o valor de x
Muitíssimo obrigada, eu estou assistindo uns videos a respeito dessa disciplina, quero aprender mesmo.
Glaucia Sofia- Padawan