Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imponderabilidade

2 participantes

Ir para baixo

Imponderabilidade Empty Imponderabilidade

Mensagem por Vestibulanda Qui 15 Out 2009, 12:39

Apesar de estar sob atração gravitacional da terra, dentro do ônibus espacial têm-se a sensação de gravidade zero chamada imponderabilidade.
Isso acontece porque a nave assume uma órbita onde toda aceleração da gravidade é usada para mantê-la em órbita, ou seja, a força da gravidade é igual à forca centrípeta.

Fonte:http://cienciatube.blogspot.com/2008/08/gua-em-gravidade-zero-imponderabilidade.html

Surgiu uma dúvida
affraid

A Terra tb está em órbita, neh..Pois bem, como no texto diz que "dentro do ônibus espacial têm-se a sensação de gravidade zero chamada imponderabilidade.
Isso acontece porque a nave assume uma órbita onde toda aceleração da gravidade é usada para mantê-la em órbita, ou seja, a força da gravidade é igual à forca centrípeta."
Por que ocorre na nave q está em órbita a Imponderabilidade e não acontece o mesmo na Terra?

:scratch:
Vestibulanda
Vestibulanda
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Imponderabilidade Empty Re: Imponderabilidade

Mensagem por Euclides Qui 15 Out 2009, 13:15

É uma pergunta inteligente.

Vamos primeiro deixar claro que a sensação de "impoderabilidade" na órbita não significa ausência do peso. O peso está lá porque é a força exercida pela gravidade cujo "botão ninguém desligou".

O que sentimos na superfície da Terra não é a força exercida pela gravidade, mas a reação a essa força exercida pela superfície contra nossos pés.

A nave não está apoiada contra uma superfície e portanto a reação ao peso não é sentida. A mesma sensação é experimentada por pessoas que estejam dentro de um avião em queda livre. O movimento circular da órbita é uma constante queda livre...
Imponderabilidade Jpggeral

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Vestibulanda Qui 15 Out 2009, 13:48

ah consegui entender melhor Very Happy

só aqui "A nave não está apoiada contra uma superfície e portanto a reação ao peso não é sentida."

mas, os astronautas não podem ficar na superfície da nave?
logo pode a vir à sentir a reação ao peso. confused
Vestibulanda
Vestibulanda
Jedi
Jedi

Mensagem por Euclides Qui 15 Out 2009, 15:04

Astronautas e nave caem ao mesmo tempo. É como uma pessoa dentro de um elevador em queda livre, não há força de contato.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Vestibulanda Qui 15 Out 2009, 15:39

Entendi pelo exemplo do elevador, obrigada :flower:
Vestibulanda
Vestibulanda
Jedi
Jedi