PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aplicação dos sais

Ir para baixo

Aplicação dos sais Empty Aplicação dos sais

Mensagem por Convidad Qui 22 Mar 2012, 15:40

Estou sem gabarito e queria conferir as respostas. Como são 4 perguntas, eu postei junto para não poluir o fórum. Caso seja obrigado um tópico para cada, avisa que eu crio ...

1. Em que forma o carbonato de cálcio é utilizado
na fabricação de pias, estátuas e escadas?

2. A existência de corais relaciona-se com a
acidez ou a basicidade da água? Onde existem
corais: nos rios ou nos mares? Por quê?

3. Identifique o principal sal presente nos exoesqueletos
e nos endoesqueletos.

4. Com que finalidade uma pessoa coloca cascas
de ovo na terra de vasos que contêm
plantas?

5. Na preparação da merenda escolar e em algumas
creches, adiciona-se pó de cascas de ovo
a alguns alimentos. Qual a finalidade desse
procedimento?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aplicação dos sais Empty Re: Aplicação dos sais

Mensagem por [Planck]³ Qui 22 Mar 2012, 23:12

1. Gesso (CaSO4(s)).

2.
CaCO3 -->CaO + CO2 -----------> Essas reações ocorrem quando a tem-
CO2+H2O --> H2CO3 ------------> peratura da água aumenta -
CaO+H2O --> Ca(OH)2 ------------> (aquecimento global).


A pirólise do carbonato de cálcio (principal constituinte dos poríferos) acarreta formação de CO2 e CaO. Como a base que se forma é forte e o ácido que se forma é fraco a existência dos corais se deve a acidez da água tendo em vista a corrosão dos corais em meio básico.

Os corais existem nas marés, pois nas máres há, devido a atração gravitacional, a formação de ondas e consequentemente um menor aquecimento das águas (há maior oxigenação também) e, se há menor aquecimento, há menor corrosão do calcário dos corais.
Pensemos em propriedade coligativas também: ebulioscopia, ou seja, a água do mar evapora menos dando condições para que os corais tenham mais alimento já que o mar possui concentração adequada de sais dissolvidos. Very Happy

3. CaCO3(s) (calcário)

4. Casca de ovo possue carbonato de cálcio (calcário-CaCO3), logo, ocorre um processo denominado calagem, quando a acidez do solo é corrigida.

5. Casca de ovo possue carbonato de cálcio (calcário-CaCO3), logo, ocorre a correção da acidez da comida.

Espero ter ajudado, leo. Abraços. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicação dos sais Empty Re: Aplicação dos sais

Mensagem por Convidad Dom 25 Mar 2012, 08:17

Valeu. Eu acertei quase todas, exceto a última.

Eu achava que isso era feito por causa dos íons Ca+. Eles, junto com magnésio e fósforo, formam a substância fundamental do tecido ósseo. E como é creche, eu coloquei mais fé, pois crianças ainda estão em processo de formação ...


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aplicação dos sais Empty Re: Aplicação dos sais

Mensagem por [Planck]³ Dom 25 Mar 2012, 13:14

leosueiro123 escreveu:
Eu achava que isso era feito por causa dos íons Ca+. Eles, junto com magnésio e fósforo, formam a substância fundamental do tecido ósseo. E como é creche, eu coloquei mais fé, pois crianças ainda estão em processo de formação ...


De certa forma você está certo. Os íons Ca+2 estão relacionado a formação óssea.

Ótimo lembrar também do fósforo e do magnésio que atuam na formação óssea. O cálcio também participa da contração muscular, está relacionado a vitamina D (calciferol), está relacionado a regulação osmótica, a coagulação sanguínea etc.

CaCO3(aq) --> Ca+2+CO3-2

A colocação das crianças também está correta. O processo de formação óssea (endocondral e intramenbranosa) nessa fase da vida é intenso e o auxílio de mais sais minerais como os já citados são inerentes a formação da criança. Sua resposta está certa.

Abraços. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicação dos sais Empty Re: Aplicação dos sais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Sais!!!!
» Sais*
» Sais.
» Sais-
» sais

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos