Dúvida da Mecânica..

Ir em baixo

Dúvida da Mecânica..

Mensagem por guilhermefisica em Seg 05 Mar 2012, 11:11

O que significa tração nas rodas...? Caiu numa questão do ''AMAN''... vou até postá-la...

A figura abaixo representa um automóvel em movimento acelerado, movendo-se da esquerda para a direita. As setas representam as orientações( sem relação com os módulos) das forças de atrito que os pneus aplicam no solo.
Sendo assim, pode-se afirmar que o automóvel:
a) tem tração apenas nas rodas traseiras;
b)tem tração nas quatro rodas;
c)tem tração apenas nas rodas dianteiras;
d) move-se em ponto morto, isto é, sem que nenhuma das rodas seja tracionada;
e) bão tem tração nas rodas.

A figura é um automóvel com vetores velocidade e aceleração para a direita e dois vetores, um na roda dianteira apontando para a esquerda e na roda traseira com o vetor apontando para a direita(mesma direição dos vetores velocidade e aceleração)...Ainda vale flar que ambos tem o mesmo tamanho...

É isso, obrigadoo! Wink
guilhermefisica
Jedi
Jedi

Re: Dúvida da Mecânica..

Mensagem por Euclides em Seg 05 Mar 2012, 21:51

Tração numa roda significa que ela é movida pela força do motor. Um carro com tração dianteira tem as rodas da frente movidas pelo motor e as traseiras rodam livres, apenas acompanhando o movimento.

Só há atrito com o chão nas rodas que são tracionadas (movidas) pelo motor. As rodas livres não possuem atrito com o chão.

Como o atrito é uma força que se opõe ao sentido do movimento, a roda tracionada será aquela que exibir o atrito, isto é, um vetor oposto ao sentido da velocidade.

Sobre o atrito na roda sem tração, leia:

https://pir2.forumeiros.com/t20319-automoveis-a-forca-de-atrito-na-roda-sem-tracao

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Ana29Carolina em Qua 28 Fev 2018, 17:18

Euclides, qual seria a resposta correta desse enunciado postado acima? A imagem está aqui e pertence ao enunciado. Desde já, obrigada! 

Ana29Carolina
Padawan
Padawan

Mensagem por Euclides em Qua 28 Fev 2018, 17:55

@Ana29Carolina escreveu:Euclides, qual seria a resposta correta desse enunciado postado acima? A imagem está aqui e pertence ao enunciado. Desde já, obrigada! 

tração apenas nas rodas traseiras.

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Ana29Carolina em Qua 28 Fev 2018, 18:52

Mas, você tinha dito antes que a tração existe nos vetores opostos ao sentido da velocidade. Então, porque esse tem o mesmo sentido da velocidade?

Ana29Carolina
Padawan
Padawan

Mensagem por Euclides em Qua 28 Fev 2018, 18:59

@Ana29Carolina escreveu:Mas, você tinha dito antes que a tração existe nos vetores opostos ao sentido da velocidade. Então, porque esse tem o mesmo sentido da velocidade?
O atrito é um par ação-reação. A força que a roda motriz faz no chão é oposta ao movimento, a força que o chão faz na roda motriz tem o sentido do movimento. Ambas as forças são de atrito, cada uma num corpo.

Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Ana29Carolina em Qua 28 Fev 2018, 19:07

Entendi! Obrigada!

Ana29Carolina
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado