Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica]

4 participantes

Ir para baixo

Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica] Empty Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica]

Mensagem por jojo Sab 18 Fev 2012, 19:03

As figuras seguintes representam a refração da luz através de
seis lentes esféricas delgadas:
Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica] Aaaaaaaaamo
Que lentes apresentam comportamento convergente?
R: Já está na figura.

Para mim, somente a 1, pois:
-> Na 2, os raios que saiem do Foco Objeto deveriam refratar de maneira paralela ao eixo principal.
-> Mesma coisa da 2
-> Na 6, aqueles raios não podem ser de uma lente convergente

Será que a resposta é essa, pois elas tem comprtamento convergente, mas não são lentes convergentes. Isto pode existir?
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica] Empty Re: Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica]

Mensagem por Carolziiinhaaah Qua 30 Maio 2012, 20:02

Cara, vc deve ter passado pelo livro topicos de fisica tbm né? Rs
empaquei na msm questao.. Mas depois de bater cabeca um bocado, cheguei a essa conclusao de que as respostas se baseiam no simples fato de que os raios incidentes sofreram razoáveis desvios convergentes depois de passarem pelas lentes, o que n acontece no caso 4 e 5. Não sei se a resposta é de fato devido a isso, me corrijam caso esteja errada. Obrigada!
Carolziiinhaaah
Carolziiinhaaah
Jedi
Jedi

Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica] Empty Re: Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica]

Mensagem por aksn999 Sex 18 Dez 2015, 18:34

Também estou com dúvida nessa questão. Alguém pode ajudar a gente? 
Identificação de lente com comportamento convergente [+Dúvida Teórica] 2dvszl2
aksn999
aksn999
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Elcioschin Sex 18 Dez 2015, 18:56

I ---> Correta: raios paralelas ao eixo principal refratam passando pelo foco imagem

II ---> Correta: não é dito que o objeto está sobre o foco objeto, logo os raios refratados NÃO precisam ser paralelos ao eixo principal. Assim os raios refratados estão convergindo.

III ---> Correta ---> Fica claro que o objeto está entre o foco e o vértice da lente. Isto é demonstrado pelo fato da imagem estar do lado esquerdo da lente, com a interseção dos PROLONGAMENTOS dos raios refratados

VI ---> Correta. Os raios refratados convergem.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por aksn999 Sex 18 Dez 2015, 19:11

obg elcioschin. mas me tira uma dúvida, porque o V não é convergente? ele está bem parecido com o VI !
eu posso considerar que se uma lente formar imagem real ela é com certeza convergente?
aksn999
aksn999
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Elcioschin Sab 19 Dez 2015, 12:08

Lembre-se de que, para as figuras apesentadas:

1) Nas lentes convergentes o foco principal objeto fica à esquerda da lente e o foco principal imagem fica à direita da lente.

2) Nas lentes divergentes acontece o oposto: o foco principal objeto fica à direita da lente e o foco principal imagem fica à esquerda da lente.

Assim, na figura V, o ponto onde os dois raios emergentes se encontram, é o foco principal objeto da lente divergente.

Sugiro dar uma lida na teoria a respeito, em qualquer livro/apostila ou mesmo na internet, nos capítulos abaixo, onde são apresentadas diversas figuras, inclusive a figura V:

COMPORTAMENTO ÓPTICO - LENTES CONVERGENTES E DIVERGENTES
FOCOS DE UMA LENTE DELGADA
PROPRIEDADES DAS LENTES DELGADAS
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum