PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sacolinhas plásticas.

+2
Euclides
Rafael Ibatexano
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Rafael Ibatexano Sex 27 Jan 2012, 19:38

Sobre o fato das sacolinhas plásticas,que pelo menos aqui no estado de SP está ocorrendo:
A falta de sacolinhas nos supermercados pegou as pessoas de surpresa,acho que nem todos sabiam dessa nova decisão.Os fabricantes sofrem com a perda de pedidos dos supermercados,isso reflete na produção da fábrica que por sua vez tem uma única solução:demitir!
Os donos de supermercados ,em minha visão,devem estar comemorando porque economizam uma grana boa não comprando pacotes grandes de sacolinhas.E não perdem clientes,já que a decisão deve ser adotada por todos os supermercados.Nesse meio tempo algum supermercado pode inovar e se sobressair sobre os concorrentes,mas acho que não estão preocupados em arriscar nesse ínicio.Ou alguém acha que eles se preocupam 100% no ponto em questão:os destinos das sacolinhas?
Não seria mais interessante estudar algum material que seja,por exemplo, biodegradável?
Reeducar a população sobre o como dar um destino adequado ao lixo é uma alternativa,todos tem interesse em dar um bom destino ao lixo,mas não sabem como,e o interesse de reciclar acaba na comodidade de jogar “tudo junto e misturado” para os lixões.
Logo,acho que o papel principal é do governo , inserir na sociedade idéias que sejam boas para todos os lados:população,fábricas,supermercados e meio ambiente.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Euclides Sex 27 Jan 2012, 20:02

Para quem não sabe:

Aqui no Estado de São Paulo, a partir do dia 25/01/2012 (aniversário da cidade - 458 anos), uma lei proíbe que os supermercados distribuam sacolas plásticas para embalar as compras. Como alternativa o cliente pode optar por comprar ao preço de $0,19 sacolas de plástico biodegradável.

Açougues, feiras livres e comércio em geral continuam fornecendo as sacolas plásticas livremente.

A iniciativa, que em tese é ecologicamente correta, de fato pouco significa. Os fabricantes de sacolas plásticas terão uma redução na produção eventualmente, mas podem vender para outros estados e ainda há um grande mercado residual no resto do comércio. As sacolas de supermercados, cujo destino quase unânime era o de embalar o lixo doméstico, serão nesse caso substituídas por sacos plásticos para lixo que deverão ser adquiridos.

Na verdade, o meio ambiente pouco ou nada sentirá com a medida. Os supermercados, que sempre venderam as sacolas fornecidas embutidas no custo das mercadorias, terão seus lucros melhorados, já que nenhum preço vai ser rebaixado.

A medida tem de correta apenas a filosofia da ideia. Diga-se de passagem que a cidade de São Paulo não tem coleta seletiva de lixo.

Em tempo: não sou contra a medida. A gente vai ter de ir se acostumando a essas coisas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Matheus Bertolino Sex 27 Jan 2012, 20:03

Acho certo remover as sacolinhas plasticas, por questão sim de preservação da natureza. Hoje existem sacolas plasticas oxi-biodegradáveis, inclusive são usadas aqui na minha pequena cidade do interior, sendo práticas e simples como as de plastico normal. Como não sou de SP, não entendi o motivo dessa retirada total de sacolinhas, mas, aí não são usadas sacolinhas biodegradáveis?
Se sim, e se também foram removidas, essa lei vai também beneficiar os supermercado, agora se isso foi proposital, nunca iremos saber. E bem, se a indústria de sacolas plasticas desemprega, a de sacolas reutilizáveis começa a crescer, por isso acho que a lei em si não chega a contribuir para o desemprego.
Por isso acho que acaba sendo um progresso pra SP, um processo que pode demorar pra se tornar costumeiro, mas um processo vantajoso na sua "totalidade".
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Agente Esteves Sex 27 Jan 2012, 20:13

Isso me fez lembrar desse vídeo aqui que fala sobre o assunto e, a propósito, é bem engraçado. XD
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu acho que essa medida é correta e penso que, no lugar das sacolas de plástico, as pessoas deveriam usar as chamadas ecobags. É muito mais econômico (para as pessoas e para as empresas), dura muito mais e é bom ao meio ambiente.

Aqui no Rio, essa lei entrou em vigor também, mas não deu muito certo. Todos os supermercados famosos continuaram com as sacolas plásticas e a lei passou batida. As pessoas ganham desconto de três centavos a cada dez itens sem sacola, mas não conta muito... Mas, no Rio de Janeiro, as pessoas reciclam as sacolas para guardar coisas, proteger o cabelo, usar como sacola de lixo... Sei que não é o bastante, mas já é alguma coisa.
Agente Esteves
Agente Esteves
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Euclides Sex 27 Jan 2012, 20:26

Agente Esteves escreveu:Aqui no Rio, essa lei entrou em vigor também, mas não deu muito certo. Todos os supermercados famosos continuaram com as sacolas plásticas e a lei passou batida.

A lei do Rio de Janeiro não proíbe a distribuição de sacolas plásticas, determina o desconto, como você mencionou, e determina que os supermercados recomprem sacolas plásticas trazidas pelos clientes.

É uma lei muito frouxa e ambígua que nada vai mudar mesmo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por velloso Sex 27 Jan 2012, 20:28

[off]

kkkkkkkkkkkkkkk '' é bem resistente óh... opa, essa aqui não é tão resistente assim'' kkkkkkk
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Rafael Ibatexano Sáb 28 Jan 2012, 00:06

Matheus Bertolino escreveu: E bem, se a indústria de sacolas plasticas desemprega, a de sacolas reutilizáveis começa a crescer, por isso acho que a lei em si não chega a contribuir para o desemprego.
.

Acho que essa medida foi tomada muito drasticamente ,sem tempo para todos entenderem mesmo a ídeia e encontrar outras alternativas.
Quanto ao desemprego,acho que contribui sim Matheus,pode não parecer mas há muitas fábricas de sacolinhas plásticas que recebem muitos pedidos.Já imaginou quanto de sacolinha é utilizada?
Agora as fábricas terão que explorar mais e mais os estados restantes que ainda não tomaram essa decisão.
Mas é como Euclides disse,talvez não cause efeito nenhuma ao meio ambiente.Vamos nos acostumando.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Matheus Bertolino Sáb 28 Jan 2012, 00:36

Isso é verdade, deveriam eliminar de pouco em pouco, mas de todo modo, não achei tão drástico pois não foi algo que surgiu da noite pro dia e é pro bem da cidade em si. Quem não sabia, agora já está sabendo, e os supermercados oferecem as sacolas reutilizáveis por preços acessíveis.

Como você disse, eles irão fornecer para outros estados (que provavelmente depois de um tempo efetivarão a mesma lei, porém), mas não acho que se deve olhar pro desemprego gerado pela mudança, pois hoje em dia, o mundo só não é mais sustentável por questão econômica.
Se os ricos e donos da grana, não pensassem tanto no lucro, e quisessem mesmo mudar o mundo, rapidinho todos estariam com carros elétricos ou a álcool, caminhões só com biodiesel, varias lixeiras por material ficariam em cada esquina, energia eólica e solar estaria presente em todo lugar, milhares de ciclistas e pedestres ofuscariam os carros da cidade e o povo teria uma educação e uma visão de mundo diferente.
Mas para deixar crescer o dinheiro de alguns magnatas que lucram com o custo benefício das matérias primas atuais, e poupar burocracia por parte do governo, muitas dessas medidas não são aprovadas. Por isso acho que esse "boicote" de sacolas plasticas em supermercados é um avanço, se não tanto ecologicamente, pelo menos socialmente, pois muita gente não se importa com isso, e é só a lei mesmo para fazer algumas pessoas darem mais valor na natureza. De pouco em pouco espero que as coisas mudem. Se um grupo de pessoas foram demitidas, lamento e espero que achem um emprego, mas não fico sentido pois sua demissão foi por um bem maior, ao contrário do que está acontecendo em vários lugares da Europa onde demissões em massa são frequentes atualmente.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Rafael Ibatexano Qua 01 Fev 2012, 12:22

Não quero prolongar o tópico,mas apenas informar ,através do link de uma reportagem,que o debate continua entre os interessados.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Euclides Qua 01 Fev 2012, 13:34

Vi no noticiário de hoje, que os sindicato dos feirantes deseja aderir à medida. Nas feiras livres há mercadorias que são vendidas acondicionadas em sacos plásticos transparentes e que depois são ainda colocados dentro de sacolas plásticas.

Essa duplicidade de embalagens plásticas é o alvo (acertado) da intenção.

No meu caso, há um pouco mais de 10 anos, uso sacolas retornáveis de pano grosso. Comecei com isso por conveniência pessoal para evitar carregar muitas sacolas. Para descartar o lixo doméstico compro sacos (de plástico) pretos.

Acho que isso resulta no ponto fraco da ideia. Vejam o diagrama abaixo que ilustra a trajetória de vida de talvez mais de 90% das sacolas de supermercado. Acho que pouca mudança haverá nesse fluxo. O lixo doméstico continuará a requer a mesma quantidade de plástico que será adquirido nos supermercados e seguirá o mesmo caminho:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sacolinhas plásticas. Empty Re: Sacolinhas plásticas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos