PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidades

2 participantes

Ir para baixo

Velocidades Empty Velocidades

Mensagem por Handrix Seg 05 Out 2009, 17:19

Boa tarde!

Alguém pode me explicar detalhadamente a resolução do exercício abaixo?

Um carro (A), com as lanternas acesas, está parado no acostamento de uma estrada. Um outro carro (B) se move em relação a ele, com velocidade v . A velocidade da luz emitida pelas lanternas, em relação ao acostamento, é c . Para uma pessoa que esteja dentro do carro B, as velocidades do carro A e da luz emitida por ele são expressas, respectivamente, por:

a) v e v+c.
b) v e v-c.
c) -v e c.
d) -v e v+c.
e) -v e c-v.

Agradeço sua ajuda!

Até mais.
Handrix
Handrix
Jedi
Jedi

Mensagens : 256
Data de inscrição : 13/08/2009
Localização : Sete Lagoas/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidades Empty Re: Velocidades

Mensagem por Euclides Ter 06 Out 2009, 12:37

Uma pessoa no carro B vê os movimentos relativos, isto é, vê o carro A e a luz vindo em sua direção. Isto obriga a lembrar que a luz e a aproximação do carro B têm o mesmo sentido e, portanto, devem ser representadas com o mesmo sinal.

Se orientarmos a nossa trajetória de B para A, as duas velocidades terão sinal negativo. Se orientarmos a trajetória de A para B, as duas velocidades terão sinal positivo.
Velocidades Trokgifc
Portanto a velocidade de A em relação a B será v, ou -v a depender da escolha da orientação.

A velocidade da luz é "figurinha carimbada" da Física. Uma das principais decorrências da Relatividade Restrita é que a velocidade da luz será sempre a mesma medida em qualquer referencial. Será, portanto c, ou -c a depender da orientação.

Em conclusão, eu diria que há uma falha conceitual na alternativa c). Os valores em módulo são corretos, mas deveriam ter o mesmo sinal.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos