Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia cinetica

2 participantes

Ir para baixo

Energia cinetica Empty Energia cinetica

Mensagem por Handrix Dom 04 Out 2009, 14:42

Boa tarde!

Um projetil de 20g, com veloidade de 240m/s, atinge o tronco de uma árvore e nele penetra uma certa distância até parar.

a) Determine a energia cinética Ec do projétil antes de colidir com o tronco e o trabalho T realizado sobre o projétil na sua trajetória no interior do tronco até parar.

b) Sabendo que o projétil penetrou 18 cm no tronco da árvore, determine o valor médio Fm da força de resistência que o tronco ofereceu à penetração do projétil.

Até mais.
Handrix
Handrix
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Energia cinetica Empty Re: Energia cinetica

Mensagem por Euclides Dom 04 Out 2009, 17:21

Conceitualmente:

1- o projétil vem animado por uma energia cinética E=mv²/2 --> E=0,02.240² --> E=576 J

2- após atingir a árvore sua velocidade reduz-se para zero e portanto o trabalho recebido foi de T=-576 J, para anular toda a energia cinética.

3- se a penetração no tronco foi de 18 cm (0,18m) a força média exercida pelo tronco foi de T=F.d

576=F.0,18
F=3200N

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

Permissões neste fórum