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Mensagem por Jose Carlos Qui 01 Out 2009, 13:42

Alguns acidentes aéreos têm acontecido durante o pouso de aviões nas pistas devido ao fato de o comprimento dessas pistas ser demasiadamente curto. A figura mostra uma pista de comprimento L, com coeficiente de atrito entre os pneus dfo avião e a superfície da pista constante. Considere um avião que começa a frenagem através da dos pneus no início da pista no ponto A, com velocidade inicial Vo. A aceleração da frenagem, que é contrária à velocidade, permanece constante e máxima durante a frenagem, fazendo o avião parar no final da pista no ponto B, veja figura. Desprezando a resistência do ar, assinale a alternativa CORRETA:

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a) o tempo "t" que o avião leva, para entrar em repouso a partir de A, é igual a t = L/Vo

b) para o avião atingier o repouso na metade do comprimento da pista e com a mesma aceleração máxima, deverá iniciar a frenagem no ponto A com uma velocidade igual à metade de Vo

c) se, durante a frenagem, os pneus estavam na iminência de deslizar, podemos afirmar que o coeficiente de atrito estático Oe, entre os pneus e a pista, pode ser determinado por OO = Ec/LP. Onde Ec corresponde à energia cinética do avião no ponto A, e P corresponde ao peso do avião.

d) se, durante a frenagem do avião, os pneus estão na iminência de deslizar na pista, a força de atrito aplicada nos pneus não realiza trabalho no avião, porque os pneus não escorregam na pista.
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Mensagem por Elcioschin Qui 01 Out 2009, 17:05

Vamos tentar:

a) Falsa ----> O movimento é MRUV (t = L/Vo é para movimento uniforme)

b) V² = Vo² - 2aL -----> 0 = Vo² = 2a*L

Para o avião parar na metade do comprimento ----> 0 - V'o² = 2*a*(L/2)

V'o²/Vo² = 1/2 -----> V'o/Vo = V2/2 ----> V'o ~= 0,7*V0 -----> Falsa

c) CORRETA

d) Falsa ----> A força de atrito realiza trabalho, transformado em calor, que aquece os pneus.
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Mensagem por Jose Carlos Sex 02 Out 2009, 07:46

Olá Elcio,

Obrigadp pela solução.

Um grande abraço.
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