PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

04 diminutivo tem o valor de intensidade

2 participantes

Ir para baixo

04 diminutivo tem o valor de intensidade Empty 04 diminutivo tem o valor de intensidade

Mensagem por Analise Sousa Pereira Ter 15 Out 2024, 09:38

As frases a seguir mostram um termo na forma diminutiva. Assinale a frase em que esse diminutivo tem o valor de intensidade.

(A) em um universo que já tem 10 ou 15 bilhões de anos, estamos constantemente esbarrando em surpresinhas.
(B) todos correm rapidinho para os bancos no momento da devolução do imposto de renda, com medo de que o governo se arrependa.
(C) se encontrássemos nossa atenção nos probleminhas terrestres, estaríamos limitando o espirito humano.
(D) simplificar, eis o principal segredinho do mestre.
(E) o melhor método de educação para uma criancinha é arranjar-lhe uma boa mãe.

Não sei o gabarito
FGV 2024

Analise Sousa Pereira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

04 diminutivo tem o valor de intensidade Empty Re: 04 diminutivo tem o valor de intensidade

Mensagem por matheus_feb Ter 15 Out 2024, 09:42

Analise Sousa Pereira escreveu:As frases a seguir mostram um termo na forma diminutiva. Assinale a frase em que esse diminutivo tem o valor de intensidade.

(A) em um universo que já tem 10 ou 15 bilhões de anos, estamos constantemente esbarrando em surpresinhas.
(B) todos correm rapidinho para os bancos no momento da devolução do imposto de renda, com medo de que o governo se arrependa.
(C) se encontrássemos nossa atenção nos probleminhas terrestres, estaríamos limitando o espirito humano.
(D) simplificar, eis o principal segredinho do mestre.
(E) o melhor método de educação para uma criancinha é arranjar-lhe uma boa mãe.

Não sei o gabarito
FGV 2024
Eu iria de B).

O uso da expressão ''rapidinho'' foi utilizada no sentido de ''correram muito rápido/apressadamente'', ou seja, dá ênfase em um sentido de intensidade.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo