Ácido e base de Lewis
2 participantes
Página 1 de 1
Ácido e base de Lewis
Posso determinar a acidez/basicidade da molécula, em relação à teoria de Lewis, de acordo com o nox de seus átomos? AlCl3, por exemplo, agirá como ácido de Lewis, uma vez que o Al, na molécula, possui nox +3. O mesmo ocorre para BF3.
guuigo- Jedi
Re: Ácido e base de Lewis
O NOX até tem certa conexão sim, mas são conceitos diferentes. Toda base de Lewis tem excesso de elétrons (geralmente emparelhados por elétrons não compartilhados) como é o caso da amônia (NH3). No caso tanto do cloreto de alumínio quanto do fluoreto de boro, eles não possuem elétrons não compartilhados, o que justifica o caráter ácido.guuigo escreveu:Posso determinar a acidez/basicidade da molécula, em relação à teoria de Lewis, de acordo com o nox de seus átomos? AlCl3, por exemplo, agirá como ácido de Lewis, uma vez que o Al, na molécula, possui nox +3. O mesmo ocorre para BF3.
matheus_feb- Mestre Jedi
Mas o fato do nox do Al - em AlCl3, por exemplo - ser +3 (ou seja, 3 elétrons perdidos em ligações iônicas) não demonstra a deficiência de elétrons do átomo central e, consequentemente, o caráter ácido de toda a molécula?matheus_feb escreveu:O NOX até tem certa conexão sim, mas são conceitos diferentes. Toda base de Lewis tem excesso de elétrons (geralmente emparelhados por elétrons não compartilhados) como é o caso da amônia (NH3). No caso tanto do cloreto de alumínio quanto do fluoreto de boro, eles não possuem elétrons não compartilhados, o que justifica o caráter ácido.guuigo escreveu:Posso determinar a acidez/basicidade da molécula, em relação à teoria de Lewis, de acordo com o nox de seus átomos? AlCl3, por exemplo, agirá como ácido de Lewis, uma vez que o Al, na molécula, possui nox +3. O mesmo ocorre para BF3.
guuigo- Jedi
Sim, correto. Minha preocupação é você relacionar acidez com NOX, quando são coisas de natureza completamente diferentes. Mas, como eu disse anteriormente, ela tem essa conexão quanto aos elétrons compartilhados sim, e, portanto, ajuda na determinação de ácidos e bases de Lewis.guuigo escreveu:Mas o fato do nox do Al - em AlCl3, por exemplo - ser +3 (ou seja, 3 elétrons perdidos em ligações iônicas) não demonstra a deficiência de elétrons do átomo central e, consequentemente, o caráter ácido de toda a molécula?matheus_feb escreveu:O NOX até tem certa conexão sim, mas são conceitos diferentes. Toda base de Lewis tem excesso de elétrons (geralmente emparelhados por elétrons não compartilhados) como é o caso da amônia (NH3). No caso tanto do cloreto de alumínio quanto do fluoreto de boro, eles não possuem elétrons não compartilhados, o que justifica o caráter ácido.guuigo escreveu:Posso determinar a acidez/basicidade da molécula, em relação à teoria de Lewis, de acordo com o nox de seus átomos? AlCl3, por exemplo, agirá como ácido de Lewis, uma vez que o Al, na molécula, possui nox +3. O mesmo ocorre para BF3.
matheus_feb- Mestre Jedi
guuigo gosta desta mensagem