PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácido e base de Lewis

2 participantes

Ir para baixo

Ácido e base de Lewis Empty Ácido e base de Lewis

Mensagem por guuigo Qui 10 Out 2024, 10:01

Posso determinar a acidez/basicidade da molécula, em relação à teoria de Lewis, de acordo com o nox de seus átomos? AlCl3, por exemplo, agirá como ácido de Lewis, uma vez que o Al, na molécula, possui nox +3. O mesmo ocorre para BF3.
guuigo
guuigo
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ácido e base de Lewis Empty Re: Ácido e base de Lewis

Mensagem por matheus_feb Qui 10 Out 2024, 13:35

guuigo escreveu:Posso determinar a acidez/basicidade da molécula, em relação à teoria de Lewis, de acordo com o nox de seus átomos? AlCl3, por exemplo, agirá como ácido de Lewis, uma vez que o Al, na molécula, possui nox +3. O mesmo ocorre para BF3.
O NOX até tem certa conexão sim, mas são conceitos diferentes. Toda base de Lewis tem excesso de elétrons (geralmente emparelhados por elétrons não compartilhados) como é o caso da amônia (NH3). No caso tanto do cloreto de alumínio quanto do fluoreto de boro, eles não possuem elétrons não compartilhados, o que justifica o caráter ácido.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por guuigo Qui 10 Out 2024, 14:28

matheus_feb escreveu:
guuigo escreveu:Posso determinar a acidez/basicidade da molécula, em relação à teoria de Lewis, de acordo com o nox de seus átomos? AlCl3, por exemplo, agirá como ácido de Lewis, uma vez que o Al, na molécula, possui nox +3. O mesmo ocorre para BF3.
O NOX até tem certa conexão sim, mas são conceitos diferentes. Toda base de Lewis tem excesso de elétrons (geralmente emparelhados por elétrons não compartilhados) como é o caso da amônia (NH3). No caso tanto do cloreto de alumínio quanto do fluoreto de boro, eles não possuem elétrons não compartilhados, o que justifica o caráter ácido.
Mas o fato do nox do Al - em AlCl3, por exemplo - ser +3 (ou seja, 3 elétrons perdidos em ligações iônicas) não demonstra a deficiência de elétrons do átomo central e, consequentemente, o caráter ácido de toda a molécula?
guuigo
guuigo
Jedi
Jedi

Mensagem por matheus_feb Qui 10 Out 2024, 14:38

guuigo escreveu:
matheus_feb escreveu:
Mas o fato do nox do Al - em AlCl3, por exemplo - ser +3 (ou seja, 3 elétrons perdidos em ligações iônicas) não demonstra a deficiência de elétrons do átomo central e, consequentemente, o caráter ácido de toda a molécula?
Sim, correto. Minha preocupação é você relacionar acidez com NOX, quando são coisas de natureza completamente diferentes. Mas, como eu disse anteriormente, ela tem essa conexão quanto aos elétrons compartilhados sim, e, portanto, ajuda na determinação de ácidos e bases de Lewis.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

guuigo gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo