Questão - Limites
2 participantes
Página 1 de 1
matheus_feb- Mestre Jedi
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: Questão - Limites
Boa noite, Matheus. Peço, por gentileza, que ajuste a postagem.
Só é permitida uma questão por postagem.
Regras: Regulamentos-h26.htm
Perdão, Giovana. Já ajustei.Giovana Martins escreveu:Boa noite, Matheus. Peço, por gentileza, que ajuste a postagem.Só é permitida uma questão por postagem.Regras: Regulamentos-h26.htm
matheus_feb- Mestre Jedi
Giovana Martins gosta desta mensagem
\[\mathrm{ \displaystyle \lim_{x \to 0}\frac{[1-cos(x)]sin[1-cos(x)]}{cos^{2}(x)-2cos(x)+1}=\displaystyle \lim_{x \to 0}\frac{[cos(x)-1]sin[cos(x)-1]}{[cos(x)-1]^{2}}=\displaystyle \lim_{x \to 0}\frac{sin[cos(x)-1]}{cos(x)-1}=1}\]
O limite lateral é o que eu indiquei aqui: https://pir2.forumeiros.com/t206416-duvida-conceitual-limites
O limite bilateral existe se, e somente se, ambos os limites laterais existem e são iguais.
Vou explicar um pouco mais o que eu fiz, porque a depender de onde você está nos seus estudos de limites, talvez você ainda não tenha chegado na parte que explica acerca do limite fundamental trigonométrico.
Primeiramente, no numerador, eu transformei 1 - cos(x) em cos(x) - 1 colocando - 1 em evidência.
Posteriormente, eu transformei sin[1 - cos(x)] em - sin[cos(x) - 1]. Eu sei que isso é verdade, tendo em vista a paridade da função seno, a qual é uma função ímpar, logo, sin(- x) = - sin(x).
Multiplicando 1 - cos(x) por sin[1 - cos(x)]:
[1 - cos(x)]sin[1 - cos(x)] = (- 1)[cos(x) - 1]{- sin[cos(x) - 1]} = [cos(x) - 1]sin[cos(x) - 1].
O limite fundamental trigonométrico nos diz que:
\[\mathrm{\displaystyle \lim_{x \to 0}\frac{sin(x)}{x}=1}\]
Não irei detalhar acerca da demonstração do limite fundamental trigonométrico, pois me falta rigor técnico. De qualquer modo, nos livros ou no Youtube você encontra a demonstração.
Bom dia, Giovana.Giovana Martins escreveu:Não irei detalhar acerca da demonstração do limite fundamental trigonométrico, pois me falta rigor técnico. De qualquer modo, nos livros ou no Youtube você encontra a demonstração.
Não precisa demonstrar esse limite fundamental trigonométrico, apenas tinha ficado em dúvida quanto a 1 - cos(x). Não havia pensado no formato ímpar de seno..
Minha outra dúvida rege quanto ao uso de L'Hôpital. Seria possível aplicá-lo na resolução desse limite ou não?
matheus_feb- Mestre Jedi
Boa tarde, Matheus. Espero que esteja bem.
Matheus, você somente consegue aplicar L'Hôpital quando o limite tende a 0/0 ou a infinito/infinito aplicar o valor para o qual x está tendendo.
Note que se você fizer x tendendo a zero no limite deste exercício você chegará em 0/0, logo, é possível aplicar L'Hôpital. Se tivesse dado um valor diferente de 0/0 ou infinito/infinito daí não seria possível aplicar L'Hôpital. O que daria para fazer seria manipular a função de tal modo a escrevê-la de um jeito que ao aplicar o valor para o qual x está tendendo você chegue em 0/0 ou infinito/infinito e aí sim aplicar L'Hôpital.
À noite eu resolvo a questão via L'Hôpital.
Olá, Giovana!Giovana Martins escreveu:Boa tarde, Matheus. Espero que esteja bem.Matheus, você somente consegue aplicar L'Hôpital quando o limite tende a 0/0 ou a infinito/infinito aplicar o valor para o qual x está tendendo.Note que se você fizer x tendendo a zero no limite deste exercício você chegará em 0/0, logo, é possível aplicar L'Hôpital. Se tivesse dado um valor diferente de 0/0 ou infinito/infinito daí não seria possível aplicar L'Hôpital. O que daria para fazer seria manipular a função de tal modo a escrevê-la de um jeito que ao aplicar o valor para o qual x está tendendo você chegue em 0/0 ou infinito/infinito e aí sim aplicar L'Hôpital.À noite eu resolvo a questão via L'Hôpital.
Já entendi as regras quanto ao uso de L'Hôpital, mas muito obrigado por elucidá-las mesmo assim. Agradeço pela disposição em fazer a questão pelo método.
matheus_feb- Mestre Jedi