PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

5 participantes

Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por Werill Sáb 03 Dez 2011, 16:25

No antigo Egipto, havia um prisioneiro numa cela com duas saídas, cada uma delas com um guarda. Cada saída dava para um corredor diferente em que um dava para o campo e, portanto, para a liberdade e o outro para um fosso de crocodilos. Só os guardas sabiam qual a saída certa, mas um deles dizia sempre a verdade e outro mentia sempre. O prisioneiro não sabia nem qual a saída certa nem qual o guarda verdadeiro. Qual a pergunta (e uma só pergunta) que o prisioneiro deveria fazer a um dos guardas ao acaso, para saber qual a porta certa?



_______________________
Na verdade, tenho a resposta. Mas achei que seria interessante compartilhar esta pergunta com o "fórum". Gosto desse tipo de pergunta Very Happy

Tentem só olhar a resposta após ter concluído e examinado o seu pensamento!
Spoiler:

Werill
Monitor
Monitor

Mensagens : 826
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 26
Localização : Limeira - SP, Brasil

http://dexd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Re: Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por Agente Esteves Sáb 03 Dez 2011, 16:36

Ah, eu sei a resposta, já vi esse enigma já. XD
Posso falar ou deixo a galera pensar? =3

Agora que eu vi que já tem a resposta. Dá zero para mim. u_u
De qualquer modo, eu vi esse enigma num programa educativo. Ele propôs o enigma e deixou os telespectadores pensando na resposta durante uma semana. =]
Agente Esteves
Agente Esteves
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Re: Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por lnd_rj1 Seg 18 Fev 2013, 17:17

cade a resposta?

lnd_rj1
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 761
Data de inscrição : 02/12/2012
Idade : 30
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Re: Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por lnd_rj1 Seg 18 Fev 2013, 17:23

NÃO ENTENDI A RESPOSTA:

• Se perguntarmos ao guarda mentiroso, ele nos dirá a porta errada, pois por si próprio, mentiria o que o seu amigo iria dizer: a verdade.

lnd_rj1
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 761
Data de inscrição : 02/12/2012
Idade : 30
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Re: Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por Elcioschin Seg 18 Fev 2013, 17:49

Pense um pouco mais meu caro

Se a pergunta fosse feita ao guarda mentiroso:

1) O guarda sincero diria a verdade para mim, apontando a porta certa
2),Porém o guarda mentiroso vai MENTIR e apontar a porta errada

Use o mesmo raciocínio para a pergunta sendo feita ao sincero. Você verá que ele também apontará a porta errada

Então SEMPRE será apontada a porta errada ----> Lógicamente eu vou para a outram gozar da minha liberdade
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Re: Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por Elcioschin Seg 18 Fev 2013, 17:52

Para entender melhor faça uma simulação com dois amigos seus, elegendo-se um sincero e o outro mentiroso (você não quem é quem, só os seus dois amigos sabem).

Escolham també duas porta, uma certa e outra errada (você não sabe quais são elas, só os seus amigos sabem,).
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Re: Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por Anderson_007 Qui 18 Abr 2013, 23:20

Pessoal, tenho que admitir, foi uma das melhores questões que já vi, achei-a muito interessante.
A resposta dada é encontrada em vários lugares e é a básica, porém deixamos de pensar em outra resposta que também é fácil de ser compreendida. É ela que vou mostrar agora.

- O que o outro guarda diria caso eu perguntasse se esta porta é a que dá para o campo?

Escolhendo a porta a ser apontada, possuímos duas possibilidades, é claro: a de apontar a porta certa(I) ou a de apontar a porta errada(II).
->Possibilidade I: Se perguntamos para o verdadeiro, ele iria dizer não, pois ele deveria dizer o que o outro guarda(mentiroso) diria. Se perguntamos ao mentiroso ele também diria não, uma vez que ele deveria dizer o contrário do que o seu amigo(verdadeiro) havia dito. Logo, fazendo tal pergunta e apontando a porta certa obteríamos como resposta um não, independente do guarda a quem perguntássemos.
->Possibilidade II: Se perguntamos para o verdadeiro, ele iria dizer sim, pois ele deveria dizer o que o outro guarda(mentiroso) diria. Se perguntamos ao mentiroso ele também diria sim, uma vez que ele deveria dizer o contrário do que o seu amigo(verdadeiro) havia dito. Logo, fazendo tal pergunta e apontando a porta errada obteríamos como resposta um sim, independente do guarda a quem perguntássemos.

Muitos dizem que essa resolução é a mesma coisa da primeira, outros dizem que é mais difícil... A meu ver foi um modo muito criativo de se pensar e não muito difícil de entender!

Espero que tenham gostado, um abraço!

Anderson_007
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 122
Data de inscrição : 10/03/2013
Idade : 26
Localização : Picos

Ir para o topo Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Re: Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por Anderson_007 Qui 18 Abr 2013, 23:30

Para quem conseguiu responder essa questão eu aconselho tentar responder a que eu postei no link: https://pir2.forumeiros.com/t46365-olimpiada-cearense-de-matematica-logica ela é realmente muito boa!

Anderson_007
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 122
Data de inscrição : 10/03/2013
Idade : 26
Localização : Picos

Ir para o topo Ir para baixo

Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica] Empty Re: Qual pergunta fazer para ter certeza? [Questão de lógica]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos