Redação modelo Enem
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Redação modelo Enem
Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para corrigir a minha redação. Se puderem, ainda, informar a nota e o detalhamento dos erros de acordo com cada competência, ficarei grata.
Desde já agradeço pela ajuda. Segue a redação referente ao tema: Acidentes por animais peçonhentos.
Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham melhorar esse quadro. De acordo com Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens. Logo, requer-se que a mudança seja iniciada pela educação. O ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve implementar programas de conscientização para informar o público em relação às maneiras corretas e adequadas de tratar o acidente, envolvendo palestras interativas que incluem depoimentos de pessoas que experenciaram a situação. O conteúdo da mesma precisa esclarecer a importância do tratamento adequado e a desmistificação de mitos recorrentes, sendo indispensável que o Ministério da Fazenda invista a maior parcela dos impostos nessa proposta. Simultaneamente, o Ministério da Fazenda junto ao ministério da saúde, se encarrega de investir outra parcela dos impostos para promover o reabastecimento e a distribuição de antídotos em regiões carentes. Tais medidas são cruciais para garantir a eficácia do tratamento e reduzir os riscos desse desafio. Finalmente, histórias como a do filme inicialmente citado poderão ser evitadas.
Desde já agradeço pela ajuda. Segue a redação referente ao tema: Acidentes por animais peçonhentos.
Em uma cena do filme O meu primeiro amor, Thomas e Vada, duas crianças que são melhores amigas, encontram um cacho de abelhas. Eles a derrubam e saem correndo, mas a menina perde o seu anel do humor. Algum tempo se passa até que os dois se beijam e, ali, a garota comenta com Thomas que seu pai daria um anel para uma mulher. O garoto, tentando fazer o mesmo, resolve voltar ao local para pegar o tal do anel, o problema é que ao bater novamente no cacho, as abelhas o atacam e para o azar do menino, ele é alérgico e acaba falecendo. Fora das telas, a questão dos acidentes por animais peçonhentos é uma realidade no Brasil e precisa ser solucionada.
Em primeira análise, deve-se verificar os pontos que explicam o porquê essa circunstância é um problema. Pode-se citar o risco à saúde como sendo o principal impasse ocasionado por esse perigo, visto que os venenos desses animais causam desde reações leves como dor e inchaço, até complicações graves como paralisias, hemorragias e inclusive a morte. Ademais, além do impacto à saúde, esses desastres podem ter um impacto econômico, já que acaba implicando em dias perdidos de trabalho e custos com o tratamento médico.
No que tange às razões que impedem de resolver essa problemática, requer-se atenção voltada para o desconhecimento e os mitos referentes ao tratamento. Muitas pessoas não sabem como reagir às picadas e aos ataques desses animais, além de que mitos e informações incorretas sobre o tratamento levam a dificultar o processo de resolução e aumento dos riscos. Esse ponto se corrobora com o seguinte dado: segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 80% das vítimas de acidentes com animais peçonhentos aplicam medidas inadequadas antes de procurar atendimento médico. Outrossim, em algumas regiões, há uma certa escassez de antídotos específicos, o que torna o cenário ainda mais complicado.
Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham melhorar esse quadro. De acordo com Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens. Logo, requer-se que a mudança seja iniciada pela educação. O ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve implementar programas de conscientização para informar o público em relação às maneiras corretas e adequadas de tratar o acidente, envolvendo palestras interativas que incluem depoimentos de pessoas que experenciaram a situação. O conteúdo da mesma precisa esclarecer a importância do tratamento adequado e a desmistificação de mitos recorrentes, sendo indispensável que o Ministério da Fazenda invista a maior parcela dos impostos nessa proposta. Simultaneamente, o Ministério da Fazenda junto ao ministério da saúde, se encarrega de investir outra parcela dos impostos para promover o reabastecimento e a distribuição de antídotos em regiões carentes. Tais medidas são cruciais para garantir a eficácia do tratamento e reduzir os riscos desse desafio. Finalmente, histórias como a do filme inicialmente citado poderão ser evitadas.
AlyneArgen- Recebeu o sabre de luz
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Re: Redação modelo Enem
C1: 160 (alguns erros ortográficos / concordância / repetição exagerada de termos já utilizados previamente).AlyneArgen escreveu:Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para corrigir a minha redação. Se puderem, ainda, informar a nota e o detalhamento dos erros de acordo com cada competência, ficarei grata.
Desde já agradeço pela ajuda. Segue a redação referente ao tema: Acidentes por animais peçonhentos.Em uma cena do filme O meu primeiro amor, Thomas e Vada, duas crianças que são melhores amigas, encontram um cacho de abelhas. Eles a derrubam e saem correndo, mas a menina perde o seu anel do humor. Algum tempo se passa até que os dois se beijam e, ali, a garota comenta com Thomas que seu pai daria um anel para uma mulher. O garoto, tentando fazer o mesmo, resolve voltar ao local para pegar o tal do anel, o problema é que ao bater novamente no cacho, as abelhas o atacam e para o azar do menino, ele é alérgico e acaba falecendo. Fora das telas, a questão dos acidentes por animais peçonhentos é uma realidade no Brasil e precisa ser solucionada.Em primeira análise, deve-se verificar os pontos que explicam o porquê essa circunstância é um problema. Pode-se citar o risco à saúde como sendo o principal impasse ocasionado por esse perigo, visto que os venenos desses animais causam desde reações leves como dor e inchaço, até complicações graves como paralisias, hemorragias e inclusive a morte. Ademais, além do impacto à saúde, esses desastres podem ter um impacto econômico, já que acaba implicando em dias perdidos de trabalho e custos com o tratamento médico.No que tange às razões que impedem de resolver essa problemática, requer-se atenção voltada para o desconhecimento e os mitos referentes ao tratamento. Muitas pessoas não sabem como reagir às picadas e aos ataques desses animais, além de que mitos e informações incorretas sobre o tratamento levam a dificultar o processo de resolução e aumento dos riscos. Esse ponto se corrobora com o seguinte dado: segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 80% das vítimas de acidentes com animais peçonhentos aplicam medidas inadequadas antes de procurar atendimento médico. Outrossim, em algumas regiões, há uma certa escassez de antídotos específicos, o que torna o cenário ainda mais complicado.Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham melhorar esse quadro. De acordo com Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens. Logo, requer-se que a mudança seja iniciada pela educação. O ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve implementar programas de conscientização para informar o público em relação às maneiras corretas e adequadas de tratar o acidente, envolvendo palestras interativas que incluem depoimentos de pessoas que experenciaram a situação. O conteúdo da mesma precisa esclarecer a importância do tratamento adequado e a desmistificação de mitos recorrentes, sendo indispensável que o Ministério da Fazenda invista a maior parcela dos impostos nessa proposta. Simultaneamente, o Ministério da Fazenda junto ao ministério da saúde, se encarrega de investir outra parcela dos impostos para promover o reabastecimento e a distribuição de antídotos em regiões carentes. Tais medidas são cruciais para garantir a eficácia do tratamento e reduzir os riscos desse desafio. Finalmente, histórias como a do filme inicialmente citado poderão ser evitadas.
C2: 160 (poderia agregar mais valor ao texto com repertórios socioculturais. Eu recomendo fortemente que evite dados estatísticos e/ou jornalísticos. Essa não é a ''pegada'' do ENEM).
C3: 160 (faltou um pouco mais de aprofundamento mostrando as origens das problemáticas apresentadas. Isso confere mais credibilidade no que se escreve) + (relacionar mais o repertório com o seu argumento).
C4: 120 (falta de conectivos e elementos de coesão -> uma quantidade significativa de períodos foram introduzidos sem conectivo. Isso é indispensável no texto para ''linkar'' uma frase à outra e/ou mostrar que está concluindo uma linha de raciocínio).
C5: 200.
matheus_feb- Mestre Jedi
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Re: Redação modelo Enem
Certo. Entendi todas as as dicas, exceto essa: (faltou um pouco mais de aprofundamento mostrando as origens das problemáticas apresentadas. Isso confere mais credibilidade no que se escreve). O que queres dizer com mostrar as origens das problemáticas apresentadas? poderia citar um exemplo?matheus_feb escreveu:C1: 160 (alguns erros ortográficos / concordância / repetição exagerada de termos já utilizados previamente).AlyneArgen escreveu:Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para corrigir a minha redação. Se puderem, ainda, informar a nota e o detalhamento dos erros de acordo com cada competência, ficarei grata.
Desde já agradeço pela ajuda. Segue a redação referente ao tema: Acidentes por animais peçonhentos.Em uma cena do filme O meu primeiro amor, Thomas e Vada, duas crianças que são melhores amigas, encontram um cacho de abelhas. Eles a derrubam e saem correndo, mas a menina perde o seu anel do humor. Algum tempo se passa até que os dois se beijam e, ali, a garota comenta com Thomas que seu pai daria um anel para uma mulher. O garoto, tentando fazer o mesmo, resolve voltar ao local para pegar o tal do anel, o problema é que ao bater novamente no cacho, as abelhas o atacam e para o azar do menino, ele é alérgico e acaba falecendo. Fora das telas, a questão dos acidentes por animais peçonhentos é uma realidade no Brasil e precisa ser solucionada.Em primeira análise, deve-se verificar os pontos que explicam o porquê essa circunstância é um problema. Pode-se citar o risco à saúde como sendo o principal impasse ocasionado por esse perigo, visto que os venenos desses animais causam desde reações leves como dor e inchaço, até complicações graves como paralisias, hemorragias e inclusive a morte. Ademais, além do impacto à saúde, esses desastres podem ter um impacto econômico, já que acaba implicando em dias perdidos de trabalho e custos com o tratamento médico.No que tange às razões que impedem de resolver essa problemática, requer-se atenção voltada para o desconhecimento e os mitos referentes ao tratamento. Muitas pessoas não sabem como reagir às picadas e aos ataques desses animais, além de que mitos e informações incorretas sobre o tratamento levam a dificultar o processo de resolução e aumento dos riscos. Esse ponto se corrobora com o seguinte dado: segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 80% das vítimas de acidentes com animais peçonhentos aplicam medidas inadequadas antes de procurar atendimento médico. Outrossim, em algumas regiões, há uma certa escassez de antídotos específicos, o que torna o cenário ainda mais complicado.Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham melhorar esse quadro. De acordo com Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens. Logo, requer-se que a mudança seja iniciada pela educação. O ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve implementar programas de conscientização para informar o público em relação às maneiras corretas e adequadas de tratar o acidente, envolvendo palestras interativas que incluem depoimentos de pessoas que experenciaram a situação. O conteúdo da mesma precisa esclarecer a importância do tratamento adequado e a desmistificação de mitos recorrentes, sendo indispensável que o Ministério da Fazenda invista a maior parcela dos impostos nessa proposta. Simultaneamente, o Ministério da Fazenda junto ao ministério da saúde, se encarrega de investir outra parcela dos impostos para promover o reabastecimento e a distribuição de antídotos em regiões carentes. Tais medidas são cruciais para garantir a eficácia do tratamento e reduzir os riscos desse desafio. Finalmente, histórias como a do filme inicialmente citado poderão ser evitadas.
C2: 160 (poderia agregar mais valor ao texto com repertórios socioculturais. Eu recomendo fortemente que evite dados estatísticos e/ou jornalísticos. Essa não é a ''pegada'' do ENEM).
C3: 160 (faltou um pouco mais de aprofundamento mostrando as origens das problemáticas apresentadas. Isso confere mais credibilidade no que se escreve) + (relacionar mais o repertório com o seu argumento).
C4: 120 (falta de conectivos e elementos de coesão -> uma quantidade significativa de períodos foram introduzidos sem conectivo. Isso é indispensável no texto para ''linkar'' uma frase à outra e/ou mostrar que está concluindo uma linha de raciocínio).
C5: 200.
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Re: Redação modelo Enem
Ademais, poderia me dizer quais foram os erros ortográficos, por favor?matheus_feb escreveu:C1: 160 (alguns erros ortográficos / concordância / repetição exagerada de termos já utilizados previamente).AlyneArgen escreveu:Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para corrigir a minha redação. Se puderem, ainda, informar a nota e o detalhamento dos erros de acordo com cada competência, ficarei grata.
Desde já agradeço pela ajuda. Segue a redação referente ao tema: Acidentes por animais peçonhentos.Em uma cena do filme O meu primeiro amor, Thomas e Vada, duas crianças que são melhores amigas, encontram um cacho de abelhas. Eles a derrubam e saem correndo, mas a menina perde o seu anel do humor. Algum tempo se passa até que os dois se beijam e, ali, a garota comenta com Thomas que seu pai daria um anel para uma mulher. O garoto, tentando fazer o mesmo, resolve voltar ao local para pegar o tal do anel, o problema é que ao bater novamente no cacho, as abelhas o atacam e para o azar do menino, ele é alérgico e acaba falecendo. Fora das telas, a questão dos acidentes por animais peçonhentos é uma realidade no Brasil e precisa ser solucionada.Em primeira análise, deve-se verificar os pontos que explicam o porquê essa circunstância é um problema. Pode-se citar o risco à saúde como sendo o principal impasse ocasionado por esse perigo, visto que os venenos desses animais causam desde reações leves como dor e inchaço, até complicações graves como paralisias, hemorragias e inclusive a morte. Ademais, além do impacto à saúde, esses desastres podem ter um impacto econômico, já que acaba implicando em dias perdidos de trabalho e custos com o tratamento médico.No que tange às razões que impedem de resolver essa problemática, requer-se atenção voltada para o desconhecimento e os mitos referentes ao tratamento. Muitas pessoas não sabem como reagir às picadas e aos ataques desses animais, além de que mitos e informações incorretas sobre o tratamento levam a dificultar o processo de resolução e aumento dos riscos. Esse ponto se corrobora com o seguinte dado: segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 80% das vítimas de acidentes com animais peçonhentos aplicam medidas inadequadas antes de procurar atendimento médico. Outrossim, em algumas regiões, há uma certa escassez de antídotos específicos, o que torna o cenário ainda mais complicado.Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham melhorar esse quadro. De acordo com Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens. Logo, requer-se que a mudança seja iniciada pela educação. O ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve implementar programas de conscientização para informar o público em relação às maneiras corretas e adequadas de tratar o acidente, envolvendo palestras interativas que incluem depoimentos de pessoas que experenciaram a situação. O conteúdo da mesma precisa esclarecer a importância do tratamento adequado e a desmistificação de mitos recorrentes, sendo indispensável que o Ministério da Fazenda invista a maior parcela dos impostos nessa proposta. Simultaneamente, o Ministério da Fazenda junto ao ministério da saúde, se encarrega de investir outra parcela dos impostos para promover o reabastecimento e a distribuição de antídotos em regiões carentes. Tais medidas são cruciais para garantir a eficácia do tratamento e reduzir os riscos desse desafio. Finalmente, histórias como a do filme inicialmente citado poderão ser evitadas.
C2: 160 (poderia agregar mais valor ao texto com repertórios socioculturais. Eu recomendo fortemente que evite dados estatísticos e/ou jornalísticos. Essa não é a ''pegada'' do ENEM).
C3: 160 (faltou um pouco mais de aprofundamento mostrando as origens das problemáticas apresentadas. Isso confere mais credibilidade no que se escreve) + (relacionar mais o repertório com o seu argumento).
C4: 120 (falta de conectivos e elementos de coesão -> uma quantidade significativa de períodos foram introduzidos sem conectivo. Isso é indispensável no texto para ''linkar'' uma frase à outra e/ou mostrar que está concluindo uma linha de raciocínio).
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Re: Redação modelo Enem
Por exemplo, no que tange ao seu desenvolvimento 2, você diz que muitas pessoas não sabem como reagir às picadas. Por que elas não sabem? é por que não há fomento de políticas fitossanitárias que disponibilizem conhecimento amplo sobre esse problema? ou talvez porque o avanço científico no Brasil seja incipiente quanto ao estudo de possibilidades de prevenção dessas enfermidades?AlyneArgen escreveu:Certo. Entendi todas as as dicas, exceto essa: (faltou um pouco mais de aprofundamento mostrando as origens das problemáticas apresentadas. Isso confere mais credibilidade no que se escreve). O que queres dizer com mostrar as origens das problemáticas apresentadas? poderia citar um exemplo?matheus_feb escreveu:C1: 160 (alguns erros ortográficos / concordância / repetição exagerada de termos já utilizados previamente).AlyneArgen escreveu:Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para corrigir a minha redação. Se puderem, ainda, informar a nota e o detalhamento dos erros de acordo com cada competência, ficarei grata.
Desde já agradeço pela ajuda. Segue a redação referente ao tema: Acidentes por animais peçonhentos.Em uma cena do filme O meu primeiro amor, Thomas e Vada, duas crianças que são melhores amigas, encontram um cacho de abelhas. Eles a derrubam e saem correndo, mas a menina perde o seu anel do humor. Algum tempo se passa até que os dois se beijam e, ali, a garota comenta com Thomas que seu pai daria um anel para uma mulher. O garoto, tentando fazer o mesmo, resolve voltar ao local para pegar o tal do anel, o problema é que ao bater novamente no cacho, as abelhas o atacam e para o azar do menino, ele é alérgico e acaba falecendo. Fora das telas, a questão dos acidentes por animais peçonhentos é uma realidade no Brasil e precisa ser solucionada.Em primeira análise, deve-se verificar os pontos que explicam o porquê essa circunstância é um problema. Pode-se citar o risco à saúde como sendo o principal impasse ocasionado por esse perigo, visto que os venenos desses animais causam desde reações leves como dor e inchaço, até complicações graves como paralisias, hemorragias e inclusive a morte. Ademais, além do impacto à saúde, esses desastres podem ter um impacto econômico, já que acaba implicando em dias perdidos de trabalho e custos com o tratamento médico.No que tange às razões que impedem de resolver essa problemática, requer-se atenção voltada para o desconhecimento e os mitos referentes ao tratamento. Muitas pessoas não sabem como reagir às picadas e aos ataques desses animais, além de que mitos e informações incorretas sobre o tratamento levam a dificultar o processo de resolução e aumento dos riscos. Esse ponto se corrobora com o seguinte dado: segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 80% das vítimas de acidentes com animais peçonhentos aplicam medidas inadequadas antes de procurar atendimento médico. Outrossim, em algumas regiões, há uma certa escassez de antídotos específicos, o que torna o cenário ainda mais complicado.Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham melhorar esse quadro. De acordo com Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens. Logo, requer-se que a mudança seja iniciada pela educação. O ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve implementar programas de conscientização para informar o público em relação às maneiras corretas e adequadas de tratar o acidente, envolvendo palestras interativas que incluem depoimentos de pessoas que experenciaram a situação. O conteúdo da mesma precisa esclarecer a importância do tratamento adequado e a desmistificação de mitos recorrentes, sendo indispensável que o Ministério da Fazenda invista a maior parcela dos impostos nessa proposta. Simultaneamente, o Ministério da Fazenda junto ao ministério da saúde, se encarrega de investir outra parcela dos impostos para promover o reabastecimento e a distribuição de antídotos em regiões carentes. Tais medidas são cruciais para garantir a eficácia do tratamento e reduzir os riscos desse desafio. Finalmente, histórias como a do filme inicialmente citado poderão ser evitadas.
C2: 160 (poderia agregar mais valor ao texto com repertórios socioculturais. Eu recomendo fortemente que evite dados estatísticos e/ou jornalísticos. Essa não é a ''pegada'' do ENEM).
C3: 160 (faltou um pouco mais de aprofundamento mostrando as origens das problemáticas apresentadas. Isso confere mais credibilidade no que se escreve) + (relacionar mais o repertório com o seu argumento).
C4: 120 (falta de conectivos e elementos de coesão -> uma quantidade significativa de períodos foram introduzidos sem conectivo. Isso é indispensável no texto para ''linkar'' uma frase à outra e/ou mostrar que está concluindo uma linha de raciocínio).
C5: 200.
Quando eu, corretor, leio sua redação, eu tenho que saber por que uma problemática x ocorre. Evite deixar trechos com espaço para dúvidas.
Outra coisa: não adicione informações extras na conclusão. Sua citação sobre Pitágoras é uma delas. E lembre-se de sempre citar o Brasil, ou nação/território/federação brasileira, pois talvez a falta dessa citação leve à tangência do tema (o que implica na redução máxima de pontos de mil a 540 pontos, automaticamente.
matheus_feb- Mestre Jedi
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Re: Redação modelo Enem
1 | ''ministério da saúde'' deve ser em letra maiúscula. ''experenciaram'' -> o correto é ''experienciaram''.AlyneArgen escreveu:Ademais, poderia me dizer quais foram os erros ortográficos, por favor?matheus_feb escreveu:C1: 160 (alguns erros ortográficos / concordância / repetição exagerada de termos já utilizados previamente).AlyneArgen escreveu:Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para corrigir a minha redação. Se puderem, ainda, informar a nota e o detalhamento dos erros de acordo com cada competência, ficarei grata.
Desde já agradeço pela ajuda. Segue a redação referente ao tema: Acidentes por animais peçonhentos.Em uma cena do filme O meu primeiro amor, Thomas e Vada, duas crianças que são melhores amigas, encontram um cacho de abelhas. Eles a derrubam e saem correndo, mas a menina perde o seu anel do humor. Algum tempo se passa até que os dois se beijam e, ali, a garota comenta com Thomas que seu pai daria um anel para uma mulher. O garoto, tentando fazer o mesmo, resolve voltar ao local para pegar o tal do anel, o problema é que ao bater novamente no cacho, as abelhas o atacam e para o azar do menino, ele é alérgico e acaba falecendo. Fora das telas, a questão dos acidentes por animais peçonhentos é uma realidade no Brasil e precisa ser solucionada.Em primeira análise, deve-se verificar os pontos que explicam o porquê essa circunstância é um problema. Pode-se citar o risco à saúde como sendo o principal impasse ocasionado por esse perigo, visto que os venenos desses animais causam desde reações leves como dor e inchaço, até complicações graves como paralisias, hemorragias e inclusive a morte. Ademais, além do impacto à saúde, esses desastres podem ter um impacto econômico, já que acaba implicando em dias perdidos de trabalho e custos com o tratamento médico.No que tange às razões que impedem de resolver essa problemática, requer-se atenção voltada para o desconhecimento e os mitos referentes ao tratamento. Muitas pessoas não sabem como reagir às picadas e aos ataques desses animais, além de que mitos e informações incorretas sobre o tratamento levam a dificultar o processo de resolução e aumento dos riscos. Esse ponto se corrobora com o seguinte dado: segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 80% das vítimas de acidentes com animais peçonhentos aplicam medidas inadequadas antes de procurar atendimento médico. Outrossim, em algumas regiões, há uma certa escassez de antídotos específicos, o que torna o cenário ainda mais complicado.Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham melhorar esse quadro. De acordo com Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens. Logo, requer-se que a mudança seja iniciada pela educação. O ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve implementar programas de conscientização para informar o público em relação às maneiras corretas e adequadas de tratar o acidente, envolvendo palestras interativas que incluem depoimentos de pessoas que experenciaram a situação. O conteúdo da mesma precisa esclarecer a importância do tratamento adequado e a desmistificação de mitos recorrentes, sendo indispensável que o Ministério da Fazenda invista a maior parcela dos impostos nessa proposta. Simultaneamente, o Ministério da Fazenda junto ao ministério da saúde, se encarrega de investir outra parcela dos impostos para promover o reabastecimento e a distribuição de antídotos em regiões carentes. Tais medidas são cruciais para garantir a eficácia do tratamento e reduzir os riscos desse desafio. Finalmente, histórias como a do filme inicialmente citado poderão ser evitadas.
C2: 160 (poderia agregar mais valor ao texto com repertórios socioculturais. Eu recomendo fortemente que evite dados estatísticos e/ou jornalísticos. Essa não é a ''pegada'' do ENEM).
C3: 160 (faltou um pouco mais de aprofundamento mostrando as origens das problemáticas apresentadas. Isso confere mais credibilidade no que se escreve) + (relacionar mais o repertório com o seu argumento).
C4: 120 (falta de conectivos e elementos de coesão -> uma quantidade significativa de períodos foram introduzidos sem conectivo. Isso é indispensável no texto para ''linkar'' uma frase à outra e/ou mostrar que está concluindo uma linha de raciocínio).
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Re: Redação modelo Enem
Muito obrigada pelos adendosmatheus_feb escreveu:1 | ''ministério da saúde'' deve ser em letra maiúscula. ''experenciaram'' -> o correto é ''experienciaram''.AlyneArgen escreveu:Ademais, poderia me dizer quais foram os erros ortográficos, por favor?matheus_feb escreveu:C1: 160 (alguns erros ortográficos / concordância / repetição exagerada de termos já utilizados previamente).AlyneArgen escreveu:Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para corrigir a minha redação. Se puderem, ainda, informar a nota e o detalhamento dos erros de acordo com cada competência, ficarei grata.
Desde já agradeço pela ajuda. Segue a redação referente ao tema: Acidentes por animais peçonhentos.Em uma cena do filme O meu primeiro amor, Thomas e Vada, duas crianças que são melhores amigas, encontram um cacho de abelhas. Eles a derrubam e saem correndo, mas a menina perde o seu anel do humor. Algum tempo se passa até que os dois se beijam e, ali, a garota comenta com Thomas que seu pai daria um anel para uma mulher. O garoto, tentando fazer o mesmo, resolve voltar ao local para pegar o tal do anel, o problema é que ao bater novamente no cacho, as abelhas o atacam e para o azar do menino, ele é alérgico e acaba falecendo. Fora das telas, a questão dos acidentes por animais peçonhentos é uma realidade no Brasil e precisa ser solucionada.Em primeira análise, deve-se verificar os pontos que explicam o porquê essa circunstância é um problema. Pode-se citar o risco à saúde como sendo o principal impasse ocasionado por esse perigo, visto que os venenos desses animais causam desde reações leves como dor e inchaço, até complicações graves como paralisias, hemorragias e inclusive a morte. Ademais, além do impacto à saúde, esses desastres podem ter um impacto econômico, já que acaba implicando em dias perdidos de trabalho e custos com o tratamento médico.No que tange às razões que impedem de resolver essa problemática, requer-se atenção voltada para o desconhecimento e os mitos referentes ao tratamento. Muitas pessoas não sabem como reagir às picadas e aos ataques desses animais, além de que mitos e informações incorretas sobre o tratamento levam a dificultar o processo de resolução e aumento dos riscos. Esse ponto se corrobora com o seguinte dado: segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 80% das vítimas de acidentes com animais peçonhentos aplicam medidas inadequadas antes de procurar atendimento médico. Outrossim, em algumas regiões, há uma certa escassez de antídotos específicos, o que torna o cenário ainda mais complicado.Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que venham melhorar esse quadro. De acordo com Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os homens. Logo, requer-se que a mudança seja iniciada pela educação. O ministério da Educação, em parceria com a Mídia, deve implementar programas de conscientização para informar o público em relação às maneiras corretas e adequadas de tratar o acidente, envolvendo palestras interativas que incluem depoimentos de pessoas que experenciaram a situação. O conteúdo da mesma precisa esclarecer a importância do tratamento adequado e a desmistificação de mitos recorrentes, sendo indispensável que o Ministério da Fazenda invista a maior parcela dos impostos nessa proposta. Simultaneamente, o Ministério da Fazenda junto ao ministério da saúde, se encarrega de investir outra parcela dos impostos para promover o reabastecimento e a distribuição de antídotos em regiões carentes. Tais medidas são cruciais para garantir a eficácia do tratamento e reduzir os riscos desse desafio. Finalmente, histórias como a do filme inicialmente citado poderão ser evitadas.
C2: 160 (poderia agregar mais valor ao texto com repertórios socioculturais. Eu recomendo fortemente que evite dados estatísticos e/ou jornalísticos. Essa não é a ''pegada'' do ENEM).
C3: 160 (faltou um pouco mais de aprofundamento mostrando as origens das problemáticas apresentadas. Isso confere mais credibilidade no que se escreve) + (relacionar mais o repertório com o seu argumento).
C4: 120 (falta de conectivos e elementos de coesão -> uma quantidade significativa de períodos foram introduzidos sem conectivo. Isso é indispensável no texto para ''linkar'' uma frase à outra e/ou mostrar que está concluindo uma linha de raciocínio).
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