PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estática - iminência de se perder o contato com o chão

3 participantes

Ir para baixo

Estática - iminência de se perder o contato com o chão Empty Estática - iminência de se perder o contato com o chão

Mensagem por polenta Ter 02 maio 2023, 18:35

Um pai brinca puxando uma criança sobre um skate com uma corda que faz um ângulo de 25° com o plano da superfície horizontal. Se a massa da criança for de 20 kg, qual a força máxima que o pai pode fazer antes das rodas dianteiras perderem contato com o chão? 

Dados: 
O atrito com a superfície é desprezível, o centro de massa do sistema é exatamente no meio do skate. A massa do skate em relação à criança é desprezada. 
cos(25°) = 0,9 ; sen(25°) = 0,4 ; g = 10m/s^2
Estática - iminência de se perder o contato com o chão Z8FIk2bYqJ9OwAAAABJRU5ErkJggg==

a) F < 10N
b) 10N ≤ F < 25N
c) 25N ≤  F < 100N
d) 100N ≤  F < 250N
e) F ≥ 250N 
Gabarito:
polenta
polenta
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Estática - iminência de se perder o contato com o chão Empty Re: Estática - iminência de se perder o contato com o chão

Mensagem por Elcioschin Ter 02 maio 2023, 19:27

Sejam A a roda atrás do garoto, B a roda na frente.
Sejam  M o centro de massa e C o ponto onde a corda está presa 

Fy = F.sen25º ---> Fy = 0,4.F

Momento em relação ao ponto A das forças Fy  e P:

Fy.AC = P.AM ---> (0,4.F).45 = (20.10).20 ---> F ~= 222 N
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

polenta gosta desta mensagem

Estática - iminência de se perder o contato com o chão Empty Re: Estática - iminência de se perder o contato com o chão

Mensagem por polenta Ter 02 maio 2023, 20:00

Olá Elcioschin, obrigada pela resolução, também havia encontrado este valor de 222N mas não tinha certeza se minha resolução estava correta, pois na pergunta não estava indicado se o valor obtido estaria dentro de algum intervalo nas alternativas ou se a força deveria estar limitada a esses valores para que a roda não perdesse contato com o chão, então pensei que o valor máximo da força deveria ser 250N. De qualquer forma faz sentido, pois 222N está no intervalo do gabarito.
polenta
polenta
Iniciante

Mensagem por Íon Qua 03 maio 2023, 17:25

polenta escreveu:Olá Elcioschin, obrigada pela resolução, também havia encontrado este valor de 222N mas não tinha certeza se minha resolução estava correta, pois na pergunta não estava indicado se o valor obtido estaria dentro de algum intervalo nas alternativas ou se a força deveria estar limitada a esses valores para que a roda não perdesse contato com o chão, então pensei que o valor máximo da força deveria ser 250N. De qualquer forma faz sentido, pois 222N está no intervalo do gabarito.
Oi, boa tarde, pode mostrar os cálculos que vc usou? Estou chegando somente em 250, estou pensando da seguinte forma, o centro de massa é o próprio centro do skate, por isso a força P do menino é distribuída igualmente entre as rodas, com isso temos que há uma força de 100N para baixo nas rodas da frente, com isso temos que a componente Fy do peso deve ter esse valor também, mas se eu faço assim chego em 250 redondo, sei que estou desconsiderando os 5cm de distância entre o ponto das rodas da frente e o ponto que a corda fica presa, mas como faço para considera-las?
Íon
Íon
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo