PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão

2 participantes

Ir para baixo

Pressão  Empty Pressão

Mensagem por Tiago Domingues Ter 29 Nov 2022, 16:55

Olá, ajudem na 02 e 16 ?
Na 02 eu julguei como certa, pq a pressão no monte é diferente ao nivel do mar.
Na 16 eu julguei como certa, pq P=d.g.h, se a densidade é a mesma, pois volume e massa é constante, então não haveria alteração.
Pq estão erradas ?

Gab: 01 e 04.

UEM) O manômetro é um aparelho que serve para medir a pressão de um gás. Ele consiste em um tubo em forma de U, aberto nas duas extremidades, contendo em seu interior Hg, conforme ilustrado na figura abaixo. Uma das extremidades está conectada à válvula de saída de gás do botijão. Com relação ao funcionamento desse manômetro, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

A imagem da questão: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/dls7oXw

01) Se a pressão atmosférica no local da medida é 710 mmHg, tem-se que a pressão do gás é 2.610 mmHg. 
02) Se essa medida fosse realizada ao nível do mar e no topo do monte Everest e, em ambos os casos, a uma temperatura de -5 ºC, os valores encontrados para a pressão do gás seriam diferentes
04) Se, nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP), substituíssemos o Hg por água, os valores da altura da coluna no tubo em U seriam diferentes, pois a água possui densidade menor que a do Hg. 
08) A elevação ou diminuição da temperatura de todo o sistema (botijão e manômetro) não alterará a diferença entre os níveis do Hg no tubo. 
16) Supondo que a massa de 13 kg de gás butano contido no botijão fosse substituída por 13 kg de gás hidrogênio na mesma temperatura, não haveria alteração entre os níveis de Hg no tubo.
Tiago Domingues
Tiago Domingues
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 23/04/2016
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão  Empty Re: Pressão

Mensagem por Emanoel Mendonça Qui 08 Dez 2022, 12:47

Bom dia,

02) A pressão atmosférica no topo do Everest é, indiscutivelmente,  menor, e sabemos também que a temperatura é diretamente proporcional a pressão, ou seja, quando uma aumenta a outra também aumenta, porém vamos pensar na relação matemática, fazendo as contas no nível do mar... seja Patm,Pgás, PHg1 e PHg2, a pressão atmosférica, a pressão do gás, a pressão da coluna de Hg do lado do gás e da pressão da coluna de Hg do lado do bocal aberto, respectivamente, portanto a pressão do gás então seria calculada:

Patm + PHg2 = Pgás + PHg1 --> Pgás = Patm + PHg2 - PHg1


Pensado agora no topo do Everest onde teremos uma menor pressão atmosférica, vamos supor uma diminuição de XmmHg na pressão atmosférica e consequente diminuição de também XmmHG na pressão gerada pela coluna PHg1 e um aumento de XmmHg  na pressão gerada pela coluna de PHg2, matematicamente, vem:


Pgas + PHg1 - XmmHg = PHg2 + XmmHg + Patm - XmmHg

Pgas + PHg1 - XmmHg = PHg2  + Patm 

Pgás = Patm + PHg2 - PHg1 + XmmHg

A medida será maior, discordo do gabarito.


16) A densidade é uma caracteristica da substância que componhe o corpo (botijão) e a densidade do butano e do hidrogênio são diferentes, portanto essa medida será diferente sim.


Estou a disposição.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1736
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 25
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos