PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST- Inconfidência Mineira 2 fase

2 participantes

Ir para baixo

FUVEST- Inconfidência Mineira 2 fase  Empty FUVEST- Inconfidência Mineira 2 fase

Mensagem por marinapaess9999 Sab 26 Nov 2022, 15:33

Leia a estrofe e responda;

Atrás de portas fechadas,
à luz de velas acesas,
entre sigilo e espionagem
acontece a Inconfidência.

Cecília Meirelles. Romanceiro da Inconfidência.

a) Por que a Inconfidência, acima evocada, não obteve êxito?

b) Por que, não obstante seu fracasso, tornou-se o movimento emancipacionista mais conhecido da história brasileira?
marinapaess9999
marinapaess9999
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/07/2022
Idade : 18

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST- Inconfidência Mineira 2 fase  Empty Re: FUVEST- Inconfidência Mineira 2 fase

Mensagem por Pedro Celso Silva Sab 26 Nov 2022, 19:24

Porque,no Brasil Colonial,muita pouca gente sabia ler. Menos ainda refletir sobre o atual momento e protestar sobre as mazelas. Com isso,a Coroa Portuguesa teve facilidade em encontrar os emancipacionistas.
Eis que um dos inconfidentes,Joaquim Silvério dos Reis,tinha dívidas com Portugal e os portugueses ofereceram o perdão das pendências,caso ele dedurasse os demais rebeldes. Ele traiu o movimento,em troca do perdão fiscal.
Com isso,os lusitanos encontraram todos os inconfidentes e os prenderam. Mas pela posição de líder,mataram e esquartejaram Joaquim José da Silva Xavier, para "servir de exemplo" a quem se rebelasse,até como forma de castigo exemplar.
A parte do sigilo,ocorre justamente porque havia muito controle de Portugal sobre a população. Faculdades eram proibidas,e a maioria das pessoas que sabiam ler,eram ricas e que os pais enviaram à Europa para estudar. O mesmo ocorreu com a Conjuração Baiana,com um adendo. Na Inconfidência Baiana,o líder era um negro,que também sabia ler,o que restringia ainda mais o número de "possíveis suspeitos".
A espionagem ocorre na traição de Joaquim Silvério e posterior caçada aos inconfidentes. A não obtenção de êxito se deve à traição de Silvério. Tornou o movimento emancipacionista mais conhecido,pela resistência ao domínio português,pelo desejo de proclamar uma república e pelo desejo de libertar o Brasil de Portugal.
De certa forma,o Brasil relembra esse movimento,pela brutal morte e esquartejamento de Tiradentes como "amor e luta pelo país". As imagens de Tiradentes esquartejado mostram o território brasileiro. Tiradentes também é representado como se fosse Jesus,por ter "sido misericordioso" em tentar tirar o país da colonização lusitana.
Podemos também,falar que a Inconfidência Mineira teve uma representatividade maior,porque a maioria dos inconfidentes eram mineradores e tinham altas patentes militares,ou eram famosos escritores. Porque a Inconfidência Baiana foi composta por ex escravos,negros e pessoas de camadas mais baixas da população e não teve essa repercussão toda.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1155
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos