PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de conselhos por um novato

2 participantes

Ir para baixo

Pedido de conselhos por um novato Empty Pedido de conselhos por um novato

Mensagem por skopos Sab 26 Nov 2022, 09:48

Bom dia!

Este é meu primeiro post, portanto se eu estiver na secção inadequada, perdoem-me.

Neste ano, formar-me-ei no Ensino Médio; contudo, devido à pandemia, à minha indecisão de curso e à rigidez da escola, não pude me dedicar aos estudos seriamente, ao meu ver; porquanto, mesmo eu atingindo médias bimestrais acima de 9,5, sabia que o método escolar é horroroso e que eu pagaria caro por seguí-lo. Felizmente, por eu ter 17 anos, sou inexperiente, o que me possibilita aprender com os que já percorreram milhares de quilômetros pela vereda do conhecimento – os quais, pressuponho eu, se concentram mormente, numa óptica de língua portuguesa, neste fórum. Dei uma olhada nos outros posts sobre quais os melhores materiais em X ou Y contexto etc.; porém, diferentes destes, peço, humildemente,uma avaliação dos que já selecionei, mediante uma análise das conversas que tive com bons professores meus e das que li aqui.

Antes de eu os listar, todavia, gostaria de pontuar que pretendo passar na FUVEST em relações internacionais, a fim de realizar, depois, CACD, Curso de Admissão à Carreira de Diplomata, para adentrar na política – o que exige algumas coisas a mais, como domínio franco-hispânico-linguístico. Entretanto, por eu ser agraciado/amaldiçoado pela sede de múltiplas partes do conhecimento, desejo, num futuro, prestar à área de Matemática, à de Física, à de Química ou algo análogo. Em consonância a isso, também inscrever-me-ei em outros vestibulares como o da UNICAMP e o do ITA (apenas, como se diz vulgarmente, fazer por fazer). Enfim, abaixo há a listagem:
  • Matemática: Fundamentos da Matemática Elementar; livros avulsos da era soviética em inglês;
  • Física: Halliday;
  • Química: Atkins;
  • Biologia: Campbell;
  • Português: Nova Gramática do Português Contemporâneo; estudo de latim;
  • Literatura: Literatura Brasileira, ed.usp; leitura das obras requeridas e dos Clássicos;
  • História: História do Brasil, ed.usp (Boris Fausto); Civilização Ocidental: Uma História Concisa;
  • Geografia: Geografia do Brasil, ed.usp; Eustáquio, três volumes, ed. Scipione.

Em Sociologia e Filosofia, abster-me-ei do estudo sistemático delas, lendo e assistindo a vídeos ali e acolá de alguma defasagem minha – ademais, elas, infelizmente, não são cobradas na FUVEST, meu foco, e eu sou relativamente sólido e interessadíssimo nelas.

De antemão, sei que algumas obras são overkill, como a de Campbell; contudo, acho medíocre me restringir a uma obra, seja pela dificuldade, seja pela abrangência, seja, em suma, pela inutilidade ao vestibular em questão. Não obstante, sei que não posso, obviamente, imergir-me em conteúdos que não caem.

Possuo, aproximadamente, um ano. Farei a FUVEST, no dia 4 deste próximo mês, para molhar os pés, consciente dum resultado desastroso – tanto por ignorância e por inexperiência de fazer vestibulares.

Minha rotina de estudos, por ela ser para mim, é um pouco diferente: uma matéria por dia, das 6:30 as 12:00, aprox., e, pós-almoço, 50 min. tanto a Matemática e a Português, os quais considero essenciais. Valho-me da técnica pomodoro, para gerenciar o tempo: 50 min. de estudo, 10, de descanso, após 2 ciclos, 20, de descanso. Revisarei, lerei e farei exercícios neste ínterim.

Uma matéria por dia é em razão de eu ser um aprendiz global, ou seja, diferente de como é normalmente ensinado nas escolas, colégios, universidades etc., eu aprendo em grandes saltos, absorvendo o material quase randomicamente, até subitamente entender – o que, paradoxalmente, é uma bênção-maldição.

Peço perdão pelo longo texto; no entanto, vejo-me obrigado a pedir a opinião dos experientes. Quaisquer críticas aceito de bom grado.

Grato! Very Happy

skopos
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de conselhos por um novato Empty Re: Pedido de conselhos por um novato

Mensagem por LucasCord Sab 26 Nov 2022, 11:29

Camarada, suponho que nem mesmo um robô, trabalhando de forma fervorosa e ininterrupta, consiga perfazer todas estas obras didáticas em apenas um ano, mesmo prezando única e exclusivamente pelo que efetivamente é cobrado pelo edital (leia-se Manual do Candidato) da FUVEST.

Apenas os onze (reitero, ONZE!!!) volumes da coleção do Iezzi já lhe consumiria um tempo preciosíssimo, que poderia estar sendo aproveitado para estudar Geografia e História, matérias que efetivamente você deve aprofundar, visto que são suas específicas para o segundo dia (Antes de tudo, leia integralmente o Manual do Candidato da FUVEST, é esse documento que DEVE orientar seus estudos!). Aconselho a coleção Matemática, Ciência e Aplicações.

Halliday e Atkins são livros de Ensino Superior que exigem Cálculo Diferencial e Integral e, supondo que você ainda não tenha dominado este último conteúdo por findar agora o Ensino Médio, é impossível absorver integralmente o conteúdo deles. Aconselho a coleção Física Clássica e Usberco e Salvador para tais matérias.

Campbell enquadra-se no mesmo caso dantes. Pegue o volume único do Amabis ou Sônia Lopes.

Gramática e Literatura são raramente cobradas de forma aprofundada pela FUVEST (o mais importante é ler TODAS as obras literárias cobradas pelo vestibular e ver suas respectivas análises), mas, tendo em vista a escolha de seu curso, creio que seja interessa manter os livros mencionados.

Ótimas escolhas para Geografia e História, você com certeza terá um bom desempenho no 2o. dia utilizando estas obras.

No mais, não tenho dúvidas que você consigará, com os devidos ajustes, realizar uma excelente prova e lograr sua aprovação.

LucasCord
Iniciante

Mensagem por skopos Sab 26 Nov 2022, 13:21

Obrigado pelo comentário. Deixarei estes livros mais pesados para uma outra oportunidade em prol destes outros que condizem ao meu real nível. Very Happy

skopos
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo