PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tubo sonoro flauta

2 participantes

Ir para baixo

Tubo sonoro flauta Empty Tubo sonoro flauta

Mensagem por leonardokkk Sex 25 Nov 2022, 20:22

Olá!
Estou com uma dúvida acerca de uma questão do Ita de 2010. Segue o enunciado:

Considere o modelo de flauta simplificado mostrado na figura, aberta na sua extremidade D, dispondo de uma abertura em A (próxima à boca), um orifício em B e outro
em C. SendoAD = 34,00 cm,AR =BD,BC =CD e a velocidade do som de 340,0m/s, as frequências esperadas nos casos: (i) somente o orifício C está fechado, e (ii) os orifícios B e C estão fechados, devem ser, respectiva- mente

a) 2000 Hz e 1000 Hz. b) 500 Hz e 1000 Hz . c) 1000 Hz e 500 Hz. d) 50 Hz e 100 Hz.
e) 10 Hz e 5 Hz.

Imagem da flauta
https://i.servimg.com/u/f66/20/46/55/17/3e311e10.jpg

Eu encontrei algumas resoluções na internet, como esta: https://i.servimg.com/u/f66/20/46/55/17/ec1c9410.png

Gostaria de saber como se define a largura da onda.

Gab. C

Desde já, agradeço.
leonardokkk
leonardokkk
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/12/2021
Idade : 22
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tubo sonoro flauta Empty Re: Tubo sonoro flauta

Mensagem por JoaoMIrandaXP Sex 25 Nov 2022, 21:28

Olá Leo! Tudo bem ?

Espero que eu consiga compartilhar bem o raciocínio, é o seguinte.

Desde que você, estudante de ondas, esteja familiarizado com as nomenclaturas de ventre e nós das ondas estacinárias, isto é:

pontos de oscilação máxima: ventres
pontos de oscilação mínima(estático): nós

Pode se dizer que um comprimento de onda é dado pela menor unidade que se repete dentro de uma onda.

Nos tubos abertos, não se pode ter nós nas extremidades abertas, como haveria um ponto que não se mexe se está aberto?

Então você pode imaginar que a onda que está representada na sua resolução é apenas um pedaço da total.

Para saber quanto de uma onda está presente veja as imagens desse vídeo (Comece em 2min05s)

Note que nessa questão você tem um tubo de duas extremidades abertas, portanto, é como se a imagem estivesse "espelhada", e por isso será 2 x (λ/4) = λ/2

JoaoMIrandaXP
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/11/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Tubo sonoro flauta Empty Re: Tubo sonoro flauta

Mensagem por leonardokkk Dom 27 Nov 2022, 17:23

Obrigado pela resposta! Me ajudou muito. Tubo sonoro flauta 503132
JoaoMIrandaXP escreveu:Olá Leo! Tudo bem ?

Espero que eu consiga compartilhar bem o raciocínio, é o seguinte.

Desde que você, estudante de ondas, esteja familiarizado com as nomenclaturas de ventre e nós das ondas estacinárias, isto é:

pontos de oscilação máxima: ventres
pontos de oscilação mínima(estático): nós

Pode se dizer que um comprimento de onda é dado pela menor unidade que se repete dentro de uma onda.

Nos tubos abertos, não se pode ter nós nas extremidades abertas, como haveria um ponto que não se mexe se está aberto?

Então você pode imaginar que a onda que está representada na sua resolução é apenas um pedaço da total.

Para saber quanto de uma onda está presente veja as imagens desse vídeo (Comece em 2min05s)

Note que nessa questão você tem um tubo de duas extremidades abertas, portanto, é como se a imagem estivesse "espelhada", e por isso será 2 x (λ/4) = λ/2
leonardokkk
leonardokkk
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/12/2021
Idade : 22
Localização : Santos/SP

JoaoMIrandaXP gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tubo sonoro flauta Empty Re: Tubo sonoro flauta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos