Eletrodinâmica
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Eletrodinâmica
Boa tarde, por que os 12V não se dividem para cada uma das lâmpadas? Para mim as duas ficariam com 6V.
O sistema elétrico de um automóvel é dependente da
bateria do carro, sendo esta responsável por fornecer a
corrente contínua necessária para abastecer todo o sistema
eletroeletrônico do veículo. Sabendo disso, um motorista,
ao perceber que seu carro não funcionava, utilizou equipa-
mentos de medição para detectar a corrente em um ramo
do circuito da bateria, conforme mostrado na figura.

Considerando-se que entre o ponto A e o ponto terra existe
uma diferença de potencial de 12 V e que as chaves de
ignição não possuem nenhuma queda de tensão, a resis-
tência elétrica de um farol dianteiro, em ohm, é
A 0.
B 0,2.
C 0,4.
D 0,8.
E 1,6.
O sistema elétrico de um automóvel é dependente da
bateria do carro, sendo esta responsável por fornecer a
corrente contínua necessária para abastecer todo o sistema
eletroeletrônico do veículo. Sabendo disso, um motorista,
ao perceber que seu carro não funcionava, utilizou equipa-
mentos de medição para detectar a corrente em um ramo
do circuito da bateria, conforme mostrado na figura.

Considerando-se que entre o ponto A e o ponto terra existe
uma diferença de potencial de 12 V e que as chaves de
ignição não possuem nenhuma queda de tensão, a resis-
tência elétrica de um farol dianteiro, em ohm, é
A 0.
B 0,2.
C 0,4.
D 0,8.
E 1,6.
- Spoiler:
- D
Última edição por estudosxlia em Sex 18 Nov 2022, 11:51, editado 1 vez(es)
estudosxlia- Jedi
- Mensagens : 219
Data de inscrição : 25/04/2022
Re: Eletrodinâmica
Olá. Sugiro que retorne à teoria de Eletrodinâmica.estudosxlia escreveu:Boa tarde, por que os 12V não se dividem para cada uma das lâmpadas? Para mim as duas ficariam com 6V.
O sistema elétrico de um automóvel é dependente da
bateria do carro, sendo esta responsável por fornecer a
corrente contínua necessária para abastecer todo o sistema
eletroeletrônico do veículo. Sabendo disso, um motorista,
ao perceber que seu carro não funcionava, utilizou equipa-
mentos de medição para detectar a corrente em um ramo
do circuito da bateria, conforme mostrado na figura.
Considerando-se que entre o ponto A e o ponto terra existe
uma diferença de potencial de 12 V e que as chaves de
ignição não possuem nenhuma queda de tensão, a resis-
tência elétrica de um farol dianteiro, em ohm, é
A 0.
B 0,2.
C 0,4.
D 0,8.
E 1,6.
- Spoiler:
D
Não existe isso de "dividir" voltagem. As lâmpadas estão associadas em paralelo, ou seja: estão sob mesma ddp.
Um correntes de 30 A passa por esse ramo. Como as resistências das duas lâmpadas são iguais, a corrente se divide em duas correntes de 15 A para cada.
Usando U = R.i, temos:
12 = R.15
R = 0,8 ohm
Ou você poderia usar uma Req e dizer que:
12 = Req.30
12 = R/2.30
R = 0,8 ohm
Última edição por Arlindocampos07 em Sex 18 Nov 2022, 16:03, editado 1 vez(es)
Arlindocampos07- Jedi
- Mensagens : 456
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 18
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil
Re: Eletrodinâmica
Muito obrigada pela resposta. Me confundi pois lembrei desse circuito em que cada lâmpada ficaria com 40V pois os 120V se "dividiriam" entre elas, mas não se aplica nesse caso pois elas não estão em série. Enfim, obrigada mais uma vez.

estudosxlia- Jedi
- Mensagens : 219
Data de inscrição : 25/04/2022
Arlindocampos07 gosta desta mensagem
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