PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

|Combinações| - Aref. NdM. Vol.4

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido |Combinações| - Aref. NdM. Vol.4

Mensagem por Arlindocampos07 Qui 10 Nov 2022, 16:01

Trabalham em uma firma 8 engenheiros e 6 economistas. Quantas comissões de 5 classes profissionais podem ser formadas de modo que em cada comissão haja, no mínimo, 3 engenheiros?

Gabarito:

Eu não consigo ver o porquê de meu modo de pensar estar errado.

A primeira escolha é a dos 3 engenheiros requisitados, logo: |Combinações| - Aref. NdM. Vol.4 Gif equipes
A segunda escolha é a dos outros dois componentes (seja engenheiro, seja economista). Só que temos menos 3 engenheiros disponíveis para compor esta parte da equipe, logo: |Combinações| - Aref. NdM. Vol.4 Gif

Portanto, o número de equipes possíveis seria: |Combinações| - Aref. NdM. Vol.4 Gif.latex?C_%7B11%2C2%7D 

Só que não bate...

Última edição por Arlindocampos07 em Qui 10 Nov 2022, 18:36, editado 2 vez(es)

Arlindocampos07
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: |Combinações| - Aref. NdM. Vol.4

Mensagem por qedpetrich Qui 10 Nov 2022, 16:27

Olá arlindo;

Mas aí você entra em uma falácia. Ao dizer que está escolhendo 3 engenheiros, também está afirmando que, nessa situação, não poderá contabilizar mais nenhum engenheiro. Assim, devemos dividir em três possíveis casos: 3 engenheiros e 2 economistas; ou 4 engenheiros e 1 economista; ou 5 engenheiros.

Monitor
Monitor

Mensagem por Arlindocampos07 Qui 10 Nov 2022, 16:31

qedpetrich escreveu:Olá arlindo;

Mas aí você entra em uma falácia. Ao dizer que está escolhendo 3 engenheiros, também está afirmando que, nessa situação, não poderá contabilizar mais nenhum engenheiro. Assim, devemos dividir em três possíveis casos: 3 engenheiros e 2 economistas; ou 4 engenheiros e 1 economista; ou 5 engenheiros.
Oi,  @qedpetrich!

Ainda não entendi...

Depois de escolher os três engenheiros que foram pedidos, o restante do pessoal (11 pessoas) não é como se fossem todas iguais? Não entendo como isso excluiria outros engenheiros do grupo...

Perdão, mas é meu primeiro contato com Combinações e esse tipo de questão tá me pegando bastante.

Arlindocampos07
Jedi
Jedi

Mensagem por qedpetrich Qui 10 Nov 2022, 16:50

Arlindocampos07 escreveu:Oi,  @qedpetrich!

Ainda não entendi...

Depois de escolher os três engenheiros que foram pedidos, o restante do pessoal (11 pessoas) não é como se fossem todas iguais? Não entendo como isso excluiria outros engenheiros do grupo...

Perdão, mas é meu primeiro contato com Combinações e esse tipo de questão tá me pegando bastante.

Aqui está sua falácia, são pessoas iguais? Chamando o engenheiro de E e o economista de E', você está afirmando que E = E'. Entretanto, a questão diferiu as funções profissionais, ou seja, não é possível afirmar que a função do engenheiro é a mesma função do economista, concorda? Ao considerar esses elementos como iguais ocorrerá duplicidade na contagem. A sua dificuldade está em reconhecer preposições verdadeiras, sugiro você rever a lógica matemática, normalmente aparece no começo das coleções. A falácia em si, você vai encontrar com mais facilidade nos livros didáticos de filosofia, também encontrada na área de lógica.

Monitor
Monitor

Arlindocampos07 gosta desta mensagem

Mensagem por Arlindocampos07 Qui 10 Nov 2022, 17:09

qedpetrich escreveu:
Arlindocampos07 escreveu:Oi,  @qedpetrich!

Ainda não entendi...

Aqui está sua falácia, são pessoas iguais? Chamando o engenheiro de E e o economista de E', você está afirmando que E = E'. Entretanto, a questão diferiu as funções profissionais, ou seja, não é possível afirmar que a função do engenheiro é a mesma função do economista, concorda? Ao considerar esses elementos como iguais ocorrerá duplicidade na contagem. A sua dificuldade está em reconhecer preposições verdadeiras, sugiro você rever a lógica matemática, normalmente aparece no começo das coleções. A falácia em si, você vai encontrar com mais facilidade nos livros didáticos de filosofia, também encontrada na área de lógica.
É, realmente eu sempre tive certa dificuldade com a parte de lógica...

Vou continuar pensando aqui pra ver se consigo ligar os pontos, mas tá difícil kkkkk 

Se algum outro colega tiver uma outra perspectiva que possa me ajudar a entender, não hesite em postar, por favor!

Arlindocampos07
Jedi
Jedi

Mensagem por Elcioschin Qui 10 Nov 2022, 17:50

3 En + 2 Ec ---> C(8, 3).(C6, 2) = 56.15 = 840
4 En + 1 Ec ---> C(8, 4).(C6, 1) = 70.6 = _420
5 En + 0 Ec ---> C(8, 5).(C6, 0) = 56.1 = _. 56

n = 840 + 420 + 56 ---> N = 1 316
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Arlindocampos07 gosta desta mensagem

Mensagem por Arlindocampos07 Qui 10 Nov 2022, 18:35

Habemus conclusão!

Antes de mais nada: MUITO obrigado,  @qedpetrich@Elcioschin! Hoje eu vi que minha interpretação lógica de problemas matemáticos tá um pouco defasada.

No entanto, um amigo me mandou a seguinte conclusão:

da maneira que vc fez vc contou mais de um grupo outras vezes pois:
-Primeiro escolher 3 engenheiros, digamos que foram escolhidos os A,B e C
-Depois escolher 2 pessoas do grupo de 11 que restou, com engenheiros e economistas. Digamos que nesse grupo, foram escolhidos exatamente 2 engenheiros, digamos D e E
assim, vc escolheu os grupos {A,B,C} e {D,E}, montando a comissao A,B,C,D,E

porém, ao fazer 8 escolhe 3, vc também tem um caso em que escolhe primeiro C,D,E, e no 11 escolhe 2 vc tem um caso em que sâo escolhidos A e B, e vc escolheu os grupos
{C,D,E} e {A,B}
mas isso montou a mesma comissão: A,B,C,D,E

o que acontece é o seguinte: vc conta a mesma comissão mais de uma vez, pq monta ela de maneiras diferentes

Agora consegui entender perfeitamente. Não que a explicação do qedpetrich não fosse válida, mas essa me deu menos abstração. Problema resolvido e entendido!

Arlindocampos07
Jedi
Jedi

qedpetrich gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo