PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por

2 participantes

Ir para baixo

PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por Empty PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por

Mensagem por projetomed2024@gmail.com Qui 03 Nov 2022, 17:38

O gabarito deu letra a,mas não consegui distinguir as justificativas de erro das outras alternativas,preciso de um help!
PUC-Campinas
As colônias que se formaram na América portuguesa tiveram, desde o século XVI, o caráter de sociedades escravistas. Com o passar do tempo, consolidaram-se em todas elas algumas práticas relacionadas à escravidão que ajudaram a cimentar a unidade e a própria identidade dos colonos luso-brasileiros. Dentre essas práticas, ressalta-se a combinação entre um avultado tráfico negreiro gerido a partir dos portos brasileiros e altas taxas de alforria.
 
(BERBEL, Márcia; MARQUESE, Rafael e PARRON, Tâmis. Escravidão e política. Brasil e Cuba, c. 1790-1850. São Paulo: Hucitec/Fapesp. 2010. p. 178-179)
Segundo o texto e seus conhecimentos sobre a história da escravidão na América Portuguesa, a sociedade escravista que nela se constituiu apresentava a
 a)
convivência entre a presença de um grande número de alforriados e o denso volume de escravos gerido internamente, constituindo-se como elemento importante na construção da identidade dos colonos.
 b)
dissociação entre tráfico negreiro, controlado pelos portugueses reinóis, e alforria propiciada pelos colonos locais, gerando uma pluralidade de identidades na sociedade escravista.
 c)
tensão entre práticas de alforria engendradas pelos colonos e medidas de estímulo ao tráfico negreiro empregadas pela Coroa portuguesa, como expressão de projetos diferentes de sociedade escravista.
 d)
interação patriarcal entre colonos luso-brasileiros e escravos, devido à adoção de práticas de alforria, apesar da unidade e resistência vigentes entre os africanos escravizados e da opressão exercida pela Coroa portuguesa.
 e)
contradição entre práticas escravistas estimuladas pelos traficantes portugueses que geriam os portos brasileiros e as propostas abolicionistas apregoadas pelo colonos luso-brasileiros que defendiam a alforria.

projetomed2024@gmail.com
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/07/2022

Ir para o topo Ir para baixo

PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por Empty Re: PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 05 Nov 2022, 22:22

Letra B Incorreta.
Não havia dissociação entre tráfico negreiro e os colonos locais. O escravo era tratado como mercadoria. A alta sociedade sequer o considerava ser humano. Os colonos locais pagavam altas recompensas para quem encontrasse,capturasse escravos fugitivos.
Mesmo com o tráfico de escravos bastante barrado pela Inglaterra,o país seguiu os comprando. Só que,para fugir da fiscalização,ao invés de escrever nos portos escravos,escreviam galinhas. Por isso o nome da praia pernambucana é Porto de Galinhas. Era um atracadouro onde chegavam escravos.
Letra C errada.
Os projetos não eram diferentes. Tanto que,quando houve a abolição da escravatura,os colonos ficaram enfurecidos e removeram o apoio ao Império. Quando houve a Proclamação da República,os donos de terra queriam indenização ao Império Brasileiro,pelos prejuízos causados pela libertação dos escravos.
Se fosse pelos latifundiários,teríamos escravidão até hoje. E temos...basta olhar quantos casos de resgate de pessoas em condições análogas à escravidão atualmente no Brasil.
Letra D errada.
Chicotadas,castigos físicos,tortura marcavam o cotidiano de senhores e de escravos. Não havia interação patriarcal. Tanto que,os escravos precisaram ir para a Guerra do Paraguai e voltar vivos para receberem sua carta de alforria. Inclusive,no conflito,os escravos eram praças (a menor patente militar),e não possuíam promoções (soldado pra cabo,cabo para sargento) e assim adquirirem posições de comando.
Letra E errada.
Os colonos eram contra a alforria.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

projetomed2024@gmail.com gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por Empty Re: PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por

Mensagem por projetomed2024@gmail.com Seg 07 Nov 2022, 18:23

Obrigado,você foi extremamente didático! Very Happy

projetomed2024@gmail.com
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/07/2022

Ir para o topo Ir para baixo

PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por Empty Re: PUC-Campinas As colônias que se formaram na América por

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos