PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletromagnetismo

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Eletromagnetismo

Mensagem por EduardoPL31415 Ter 01 Nov 2022, 11:10

(Unicamp 92) Uma espira quadrada de lado a atravessa com velocidade constante uma região quadrada de lado b, b > a, onde existe um campo magnético no tempo e no espaço. A espira se move da esquerda a direita e o campo magnético aponta para cima, conforme a figura adiante. Segundo um observador que olha de cima para baixo, qual será o sentido da corrente na espira (horário ou anti-horário), quando: 
Eletromagnetismo W8LP9gXtupQtwAAAABJRU5ErkJggg==



a) ela esta entrando na região do campo magnético. 
b) ela esta no meio da região.
 c) ela está saindo da região.

Alguém poderia explicar de maneira detalhada como após usar a regra de Fleming eu posso identificar o sentido da corrente na espira. É necessário considerar a Lei de Lenz e a força resultante magnética para definir o sentido da corrente? Ou existe outra maneira para descobrir se o sentido é horário ou anti-horário?

Gabarito:
a) horário
b) não varia o fluxo e a corrente é nula 
c) anti-horário


Última edição por EduardoPL31415 em Ter 01 Nov 2022, 16:31, editado 1 vez(es)

EduardoPL31415
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/05/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Eletromagnetismo

Mensagem por Arlindocampos07 Ter 01 Nov 2022, 11:57

Opa, Eduardo.

Cara, eu acho que a forma mais ideal e menos complexa para resolver essa questão de forma analítica é usar a Lei de Lenz.

Quando a espira vai entrando na região de campo, o fluxo em seu interior tende a aumentar, por isso, a corrente deve ser induzida de modo a diminuir este fluxo. Assim, ela deve ocorrer no sentido horário para que surja um campo magnético no sentido contrário ao já existente.

Aplica o mesmo raciocínio para as demais alternativas.
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 505
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 19
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

EduardoPL31415 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos