PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Princípio de pascal

2 participantes

Ir para baixo

Princípio de pascal Empty Princípio de pascal

Mensagem por Marvin o Marciano Qua Out 26 2022, 12:33

Acho que todos vocês já viram aquela imagem de uma prensa hidráulica levantando um carro para explicar o princípio de pascal. É explicado que a força que atua empurrando o carro para cima é proporcional à área à qual a pressão hidráulica está se submetendo. Por exemplo, se a área da superfície abaixo do carro for 10 vezes maior que a área da superfície do pistão, então a força aplicada para cima no carro também será 10 vezes maior. Por que isso funciona com líquidos, mas não com sólidos? 

Tanto os sólidos quanto os líquidos possuem valores para sua velocidade do som muito altas, que é simplesmente a com que as ondas de compressão percorrem no meio, ou seja, a velocidade com que a pressão é transmitida no meio. A força também não deveria ser aumentada se utilizássemos sólidos para demonstrar esse princípio? Vamos supor que temos um objeto em forma de cone truncado e eu aplico uma certa força em sua menor face circular, a face maior supostamente terá a mesma pressão que foi aplicada na face menor (princípio de pascal), e supostamente faria a força aplicada a seja lá o que estiver na frente da face maior ser proporcionalmente aumentada em função da razão das áreas das duas superfícies. Por que isso não acontece?

Marvin o Marciano
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/07/2022
Localização : Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Princípio de pascal Empty Re: Princípio de pascal

Mensagem por Alien supremo Qua Out 26 2022, 15:25

Esse princípio só acontece com líquidos e gases, pois esses estados físicos são mais COMPRESSÍVEIS, por isso possuem essa propriedade de "transmissão da força"!!! Nos sólidos isso não é possível pois seu volume só é alterado caso haja uma enorme pressão, o que não é ideal para o cotidiano.
Alien supremo
Alien supremo
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 20/08/2022
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos