PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fisica moderna

2 participantes

Ir para baixo

Fisica moderna Empty Fisica moderna

Mensagem por mhope Dom 16 Out 2022, 08:34

Instituído pela Organização das Nações Unidas, 2005 é o Ano Mundial da Física, em que se comemora o cen- tenário dos trabalhos revolucionários publicados por Albert Einstein, o mais importante cientista do século XX (segundo a revista norte-americana Time). Na teoria da relatividade especial de Einstein, objetos que se movem com velocidade v em relação a um referencial inercial têm o tempo dilatado por um fator γ, para um observador em repouso nesse referencial. A tabela mostra valores de γ para diversos módulos da velocida- de v, representados em múltiplos da velocidade da luz, c (ou 3 x 108 m/s).
 Fisica moderna A12f4210

Segundo este modelo, pede-se:
a) qual a velocidade, em m/s, que deve ser atingida pelo objeto para que a dilatação do tempo seja de apenas 0,5%? Comente como este resultado explica por que as pessoas não percebem os efeitos da dilatação do tempo no seu dia-a-dia.

Gab: v= 3.10^7 ms/s

Não estou conseguindo entender que é um “aumento” de 0,5%, e não simplesmente o 0,5% puro. Alguém pode me ajudar? Por favor!

mhope
Padawan
Padawan

Mensagens : 87
Data de inscrição : 26/06/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Fisica moderna Empty Re: Fisica moderna

Mensagem por Alien supremo Dom 16 Out 2022, 09:58

O fator gama é representado por:

[latex]\gamma=\frac{1}{\sqrt(1-\frac{v^{2}}{c^{2}})}[/latex]


A fórmula para dilatação do tempo é:

[latex]to=t\cdot \gamma[/latex]


Por meio dessas fórmulas, conseguimos entender que a dilatação do tempo nada mais é que sua ampliação, ou seja, para um observador, o tempo parace ficar "mais demorado"

Nesse sentido, para que isso seja possível, a constante gama deve aumentar 0,5%, o que corresponde a multiplicar por 1,005

Analisando a tabela, concluimos que a velocidade passou a ser de 0,1c, o que significa que passou a ser 3x10ˆ7 caso você substitua a velocidade da luz no vácuo

Agora, esse efeito não é percebido pelas pessoas no seu dia-a-dia, já que estamos falande de velocidades MUITO ALTAS, note que estão acima da casa dos milhões, por isso que vemos basicamente "tudo a mesma coisa" 

Espero que você tenha entendido Very Happy
Alien supremo
Alien supremo
Jedi
Jedi

Mensagens : 241
Data de inscrição : 20/08/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos