PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(EN/2021) Um determinado curso de idiomas, que oferece

2 participantes

Ir para baixo

(EN/2021)  Um determinado curso de idiomas, que oferece Empty (EN/2021) Um determinado curso de idiomas, que oferece

Mensagem por davest Qui 06 Out 2022, 12:38

Saudações! Queria poder tirar pelo menos 1 dúvida referente a uma questão do Colégio Naval que não entendi. 

(EN/2021)
Um determinado curso de idiomas, que oferece cursos de Alemão, Espanhol, Francês e Italiano, 
possui 400 alunos frequentando os cursos. O curso possui 840 matrículas em pelo menos um idioma, 
710 em pelo menos dois idiomas e 340 em pelo menos 3 idiomas. Quantos alunos estão 
matriculados em somente um idioma? 

a)70
b)110
c)160
d)170
e)240

Essa questão me deu muita dor de cabeça, eu consegui fazer ela rapidamente e o meu resultado deu 130, porém não tinha resposta correta dentre as alternativas. Fui pesquisar sobre a questão e vi alguns professores no YouTube resolvendo a questão de outra forma, utilizando de outros artifícios matemáticos, e  dando resultados diferentes do que eu obtive. O link a seguir é o vídeo da resolução de um desses professores https://www.youtube.com/watch?v=qU7YfqxMqDQ

A minha resolução foi idêntica à resolução feita na imagem abaixo  

(EN/2021)  Um determinado curso de idiomas, que oferece Imagem10

Descobri que a questão foi anulada pela banca. Mas inconformado com o tempo que perdi tentando entender o raciocínio utilizado no vídeo do link acima, além do tempo que perdi tentando achar falhas na minha própria resolução, decidi tentar descobrir o porquê da anulação da questão. Acho que minha resolução está correta e que a questão foi anulada porque não havia alternativa correta dentre as alternativas. Talvez o professor do vídeo não tenha considerado que "840 matrículas em pelo menos 1 idioma" significa que há 840 matrículas para pessoas que cursam 1 idioma, 2 idiomas, 3 idiomas e 4 idiomas e que se 1 pessoa cursa 2 idiomas, logo essa pessoa ocupa 2 matrículas das 840 matrículas, se 1 pessoa cursa 3 idiomas ela ocupa 3 matriculas das 840... e assim por diante. Poderia me confirmar se estou certo? E se a questão fosse escrita assim: "840 matrículas em APENAS menos 1 idioma, 710 em APENAS 2 ..." a forma de calcular seria igual a do professor do vídeo? Ficarei muito grato a quem me ajudar na compreensão de qualquer coisa.

davest
Iniciante

rafaeljsm gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(EN/2021)  Um determinado curso de idiomas, que oferece Empty Usando o diagrama de Venn

Mensagem por rafaeljsm Seg 24 Out 2022, 13:27

(EN/2021)  Um determinado curso de idiomas, que oferece Captur10

(EN/2021)  Um determinado curso de idiomas, que oferece 9

n(A)+n(F)+n(F)+n(I) = 840
Pela imagem:

s1 = a+b+c+d

840 = (a+b+c+d) + 2(e+f+g+h)+3(i+j+k+l)+4m
710 = 2(e+f+g+h)+3(i+j+k+l)+4m

Logo:
 (a+b+c+d) = 840 -710 = 130

rafaeljsm
Iniciante