PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

|Termodinâmica| - Variação de Entropia

2 participantes

Ir para baixo

|Termodinâmica| - Variação de Entropia Empty |Termodinâmica| - Variação de Entropia

Mensagem por Arlindocampos07 Seg 03 Out 2022, 11:47

Um projétil de chumbo, de massa igual a 10,0 gramas, está na temperatura de 120 K e se desloca horizontalmente com velocidade de 400 m/s quando se choca com um bloco de massa 390 g, inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal. Admitindo-se que a energia cinética perdida pelo projétil seja transformada em calor e que 40% deste calor foi absorvido pelo próprio projétil, a variação de entropia (em J/K) do projétil é, aproximadamente, igual a 

Dados: 
calor específico do chumbo sólido = 1,30.102 J/kgºC; 
calor latente de fusão do chumbo = 2,50.104 J/kg 
temperatura de fusão do chumbo = 600 K ; 
conversão: 0°C = 273K ;
ln5 = 1,61 

a) 1,2 
b) 2,5 
c) 2,7 
d) 3,1 
e) 3,4 

Gabarito:

Meu Raciocínio:

Alguém poderia me ajudar a ver em que parte estou errando?
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 505
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 19
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

|Termodinâmica| - Variação de Entropia Empty Re: |Termodinâmica| - Variação de Entropia

Mensagem por rafael_phy Dom 09 Out 2022, 22:04

Boa noite. O erro que achei foi usar a massa do sistema na energia cinética final, já que a energia que se transformou em calor foi a variação da energia cinética do projétil.
Outro erro é considerar que o projétil vai atingir a temperatura final de 600k, sem ter calculado a temperatura final.

rafael_phy
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

|Termodinâmica| - Variação de Entropia Empty Re: |Termodinâmica| - Variação de Entropia

Mensagem por Arlindocampos07 Seg 10 Out 2022, 10:25

rafael_phy escreveu:Boa noite. O erro que achei foi usar a massa do sistema na energia cinética final, já que a energia que se transformou em calor foi a variação da energia cinética do projétil.
Outro erro é considerar que o projétil vai atingir a temperatura final de 600k, sem ter calculado a temperatura final.
Rafa, você conseguiu chegar ao gabarito usando essas alterações que você falou?

Em relação ao uso da energia, não acho que  seja esse o problema. Pois, pense comigo: Se o bloco estava em repouso, e a bala bate nele, usando a conservação de energia do sistema, e vendo que há um decréscimo de energia cinética total, esse decréscimo só pode ser explicado pelo fato de essa energia perdida ter se tornado calor.

Em relação à temperatura final, usada no cálculo da entropia, realmente faz sentido! Se usarmos a eq. do calor, veremos que, com os 312 J o projétil atinge 360 K. Então o ln(Tf/T0) ia dar ln(3), o que não faz sentido, pois não foi fornecido na questão. Mesmo usando calculadora, não chegaríamos a nenhuma resposta fornecida nas alternativas.

Deixarei o tópico em aberto para o caso de algum colega conseguir clarear  um pouco mais tudo isso.
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 505
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 19
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

|Termodinâmica| - Variação de Entropia Empty Re: |Termodinâmica| - Variação de Entropia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos