PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interpretativo/Epistemologia

2 participantes

Ir para baixo

Interpretativo/Epistemologia  Empty Interpretativo/Epistemologia

Mensagem por nathanvasoncelos958 Seg 05 Set 2022, 15:55

ENEm2019/ppl
Uma parte da nossa formação científica confunde-se com a atividade de uma polícia de fronteiras, revistando os pensamentos de contrabando que viajam na mala de outras sabedorias. Apenas passam os pensamentos de carimbada cientificidade. A biologia, por exemplo, é um modo maravilhoso de emigrarmos de nós, de transitarmos para lógicas de outros seres, de nos descentrarmos. Aprendemos que não somos o centro da vida nem o topo da evolução. COUTO, M. Interinvenções. Portugal: Caminho, 2009 (adaptado). No trecho, expressa-se uma visão poética da epistemologia científica, caracterizada pela 
A implementação de uma viragem linguística com base no formalismo.
 B fundamentação de uma abordagem híbrida com base no relativismo. 
C interpretação da natureza eclética das coisas com base no antiacademicismo.
 D definição de uma metodologia transversal com base em um panorama cético
. E compreensão da realidade com base em uma perspectiva não antropocêntrica. 
Gabarito letra ''E''
duvida: alguém podia me decifrar em palavras mais simples o que está escrito na letra ''a''. Desde já agradeço
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretativo/Epistemologia  Empty Re: Interpretativo/Epistemologia

Mensagem por Ana Laura Guimarães Seg 05 Set 2022, 17:10

Olá, primeiramente é interessante ressaltar o significado de algumas palavras que foram colocadas na alternativa 


 implementação de uma viragem linguística com base no formalismo


Viragem: Passar de um estado para o outro. 




Formalismo:  importância desmedida concedida às formalidades, ao exterior.


Então, pelo o que eu entendi, em outras palavras a alternativa diz: 




a) Implementar uma mudança linguística que valoriza , desmedidamente, às formalidades. 






No texto, o autor critica essa supervalorização das formalidades, observe esse trecho "Uma parte da nossa formação científica confunde-se com a atividade de uma polícia de fronteiras, revistando os pensamentos de contrabando que viajam na mala de outras sabedorias. Apenas passam os pensamentos de carimbada cientificidade."


Apesar de , na minha interpretação, o texto criticar o que está afirmando a alternativa "a", o assunto principal do texto não é exatamente esse, assim, essa alternativa deveria ser descartada imediatamente, já que no ENEM você deve sempre focar no que a pergunta sugere e no que está explícito no texto, e não na sua interpretação além do que está escrito (óbvio que vão existir questões que exigem uma interpretação além, mas quando isso ocorrer o enunciado não irá pedir, diretamente, para que você analise o texto/trecho )


Espero ter ajudado, bons estudos!!
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretativo/Epistemologia  Empty Re: Interpretativo/Epistemologia

Mensagem por nathanvasoncelos958 Seg 05 Set 2022, 18:04

Valeu! 
Eu consegui fazer a questão de boa(até porque a letra E tem a cara da banca do inep e do texto), só fiquei imaginando o que desgraças queria dizer a letra A kkkkkkk
De qualquer forma, Obrigado dnv...
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 22

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretativo/Epistemologia  Empty Re: Interpretativo/Epistemologia

Mensagem por Ana Laura Guimarães Seg 05 Set 2022, 18:13

nathanvasoncelos958 escreveu:Valeu! 
Eu consegui fazer a questão de boa(até porque a letra E tem a cara da banca do inep e do texto), só fiquei imaginando o que desgraças queria dizer a letra A kkkkkkk
De qualquer forma, Obrigado dnv...
Sim, estava relativamente fácil a questão, se você apenas desconsiderasse essa alternativa e já fosse para a análise das outras. Porém, tem que ter muito cuidado quando analisar o comando da questão, se não me engano no Enem de 2020/2021 teve uma questão que utilizava uma letra do Gabriel, O pensador e ele comentou o seguinte sobre a questão:

"Para mim a única que não combina com a letra é a alternativa A. Por mim todos que marcaram qualquer uma de B a E, levaria uma nota boa! (risos) - diz o músico, que falou sobre a mensagem política de "Até quando?"  "


Esse é o tipo de questão que as alternativas induzem ao erro , então tem que ter bastante atenção ao extrair diretamente o que está sendo pedido e não viajar muito além do que se pede
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretativo/Epistemologia  Empty Re: Interpretativo/Epistemologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos