PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De que maneira devo encarar fórmulas?

+2
catwopir
Sakazaki1227
6 participantes

Ir para baixo

De que maneira devo encarar fórmulas? Empty De que maneira devo encarar fórmulas?

Mensagem por Sakazaki1227 Qua 31 Ago - 17:00

Boa tarde a todos, sou novo no fórum apesar de usar ele para pesquisar duvidas que já existiam a anoskkkk
Bem, eu queria pedir a ajuda de vocês em uma dúvida muito grande que tenho faz um tempo. 
Como devo encarar fórmulas? Tanto em fisica quanto em matemática muitos professores meus falaram que é preciso entender e não decorar. Mas até que ponto devo seguir isso? Eu sei que com flash cards eu consigo decorar qualquer coisa por experiencia própria. Mas tenho receio de decorar fórmulas matematicas ou físicas e acabar perdendo a prática do pensamento matemático que meus profs tanto falam.
Eu me pergunto se pessoas boas nessas matérias pensam na demonstração em todas as vezes que usam fórmulas pois não me parece prático. Está tudo bem se eu ver a demonstração a primeira vez e então decorar como faço com qualquer outra matéria por meio de flash cards?? Ou o mais eficiente mesmo é ficar vendo a demonstração toda vez até isso se tornar tão rápido que consigo chegar na fórmula facilmente??? Pois isso não me parece nem um pouco fácil.
Muito obrigado desde já.

Sakazaki1227
Iniciante

anabea.sp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

De que maneira devo encarar fórmulas? Empty Re: De que maneira devo encarar fórmulas?

Mensagem por catwopir Qua 31 Ago - 17:22

Opa, primeiramente, seja bem vindo.
 Eu tava passando por isso recentemente também, graças a internet, sempre ouvia falar que: Decorar não é de nada. E me pegava pensando nisso.
 O que eu faço atualmente, vejo a demonstração da formula, tento demonstrar sozinho depois de algum tempo e tento decorar fazendo o máximo de exercício possível. 
 A grosso modo você precisa ser ágil em uma prova e saber formulas de cabeça ajudam muito isso, imagina demonstrar o teorema de Pitágoras e a formula de Bhaskara toda vez que fosse fazer um exercício.  
 Nessa brincadeira de não querer decorar formulas eu me ferrei bastante, sempre que eu ia usar o transformar soma em produto na trigonometria ou a fórmulas de Moivre, eu demonstrava e isso tomava cerca de uns 5/6 minutos. Formulas são bastante úteis, mas não dependa somente delas  

Very Happy
catwopir
catwopir
Jedi
Jedi

Jvictors021 e Sakazaki1227 gostam desta mensagem

De que maneira devo encarar fórmulas? Empty Re: De que maneira devo encarar fórmulas?

Mensagem por al171 Qua 31 Ago - 23:19

Em problemas mais elaborados, o conhecimento das fórmulas é apenas uma parte da solução do problema. Basta observar os problemas mais recentes da prova de física do ITA, por exemplo, que isso se torna autoevidente. Além da fórmula (algumas delas insólitas) é necessário saber trabalhar com elas para além da simples álgebra a fim de obter uma expressão ou um valor numérico.

Agora, em problemas mais fáceis (até mesmo os do ITA) saber a fórmula e saber fazer substituições correspondentes das variáveis pelos dados é praticamente suficiente para resolver o problema satisfatoriamente.

No fim, você precisa decorar fórmulas e saber as situações em que você pode utilizá-las da forma como você melhor enxergar na hora da prova. É como resolver um cubo mágico... a depender de como sua percepção se volta à configuração-problema você usa um approach que lhe renderá menos movimentos para solucionar o cubo.

Exemplo prático: saber a fórmula da relação de Stewart para triângulos em vez de utilizar 2 Leis dos Cossenos. Em problemas mais elaborados, vale dizer ainda que a decoreba das fórmulas é apenas um pré-requisito para resolver o problema em tempo hábil e constitui uma fração do todo da solução.

Decore as fórmulas, saiba a situação mais optimizada de utilizar cada uma e tenha em mente o raciocínio/finalidade delas (ainda que superficialmente).

Você vai ver que o caminho é pensar de forma axiomática, ie, a partir de um conjunto de fórmulas fundamentais você se habilita a deduzir outras que eventualmente sejam necessárias, mas que não destoam muito das fundamentais. Assim você vai aumentando o repertório aos poucos e sempre que precisar ir um pouco além, sua sacolinha de fórmulas estará lá para te salvar cheers
al171
al171
Jedi
Jedi

Sakazaki1227 gosta desta mensagem

Mensagem por Elcioschin Qui 1 Set - 0:04

Decorar apenas por decorar não resolve.
O modo mais fácil de decorar é resolvendo muitos exercícios. De tanto usar a fórmula, vc acaba não se esquecendo mais.
Nas questões relativas à Física e a química, as fórmulas representam algum fenômeno; para entender as fórmulas vc precisa dominar a teoria, para não cometer erros na hora de aplicá-las.
As provas de alguns vestibulares tem uma relação de todas as fórmulas necessárias, para evitar a decoreba.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Arlindocampos07, Lucas Al. e Sakazaki1227 gostam desta mensagem

Mensagem por 0 kelvin Qua 2 Nov - 16:11

Primeiro entenda do que se trata a fórmula. Depois entenda a relação entre as variáveis. Por ex:

Velocidade média é variação do espaço sobre variação do tempo. Tem questões de vestibular que o enunciado descreve um corredor e um tempo de percurso por exemplo. Se você encontra no enunciado a distância percorrida e o tempo e perguntam a velocidade média, você tem tudo que precisa. O problema começa no enunciado. Às vezes eles querem saber a definição e apenas por descrever um corredor e um percurso as pessoas não sabem mais resolver porque não entenderam a descrição ou a pergunta.

0 kelvin
Iniciante

Mensagem por GuilhermeAFA Seg 7 Nov - 8:21

Opa, primeiramente, seja bem-vindo.

Eu usei bastante Flashacards, tanto para decorar fórmulas quanto para português. E realmente, para decorar, é uma técnica infalível. Porém, para aprender, é uma perda de tempo. Nosso cerébro gosta de pensamentos lógicos, e quando só se decora, para esquecer é muito fácil. Por exemplo em física, se você aprender MRU e MRUV, verá que nem irá precisa decorar as fórmulas de lançamento oblíquo pois irá conseguir desenvolver facilmente a partir das fórmulas de MRU MRUV. Pode parecer clichê, mas quando você andou de bicleta, você não decorou os passos, você aprendeu. Aprenda, e nunca mais esqueça!
GuilhermeAFA
GuilhermeAFA
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo