PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética- DNA/RNA

2 participantes

Ir para baixo

Genética- DNA/RNA  Empty Genética- DNA/RNA

Mensagem por marinapaess9999 Sex 26 Ago 2022, 10:28

(Fuvest/2015) No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente.
No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é
A) U C A U U A G U C.
B) A G T A A T C A G.
C) A G U A A U C A G.
D) T C A T T A G T C.
E) T G T T T T C T G.


alguém poderia me ajudar, não entendi nada dessa questão
marinapaess9999
marinapaess9999
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 27/07/2022
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Genética- DNA/RNA  Empty Re: Genética- DNA/RNA

Mensagem por GabRod Sex 26 Ago 2022, 12:22

Para essa questão, deve-se lembrar da dinâmica de tradução das proteínas em seres eucariontes. Primeiramente, o DNA no núcleo contém um determinado gene que será transcrito em RNA mensageiro. Essa fita de RNA (que em certas ocasiões ainda pode passar pelo processo de splicing, mas não convém a essa questão) contém códons, ou seja, trincas (trios) de bases nitrogenadas. Ao sair do núcleo e encontrar um ribossomo, essa fita de RNA mensageiro é traduzida numa proteína. A proteína que será produzida depende diretamente dos códons do RNA mensageiro. Por exemplo, o códon "GGG" (ou seja, com três guaninas, uma das bases nitrogenadas) determina a produção da glicina, que é um aminoácido, ou seja, uma "partezinha" de proteína. Entretanto, o ribossomo na tradução não contém os aminoácidos, mas sim é um substrato para o contato entre os códons do RNA mensageiro com os respectivos anticódons do RNA transportador (outro tipo de RNA, que "carrega" os aminoácidos). Do contato de códon com anticódon no ribossomo que aminoácidos vão sendo "somados" e a proteína é produzida. Para isso, as bases nitrogenadas dos códons devem ser complementares às bases dos anticódons.
Dito tudo isso, vamos para questão. O enunciado trás os anticódons, e pede o respectivo gene. Perceba que existe, entre os anticódons e os genes, um intermediário: o RNA mensageiro. Então para chegar na resposta, deve-se achar as bases complementares às dos anticódons, obtendo as bases dos códons, e posteriormente usar as bases dos códons para chegar no gene.
Como o anticódon é UCA UUA GUC, o códon será AGU AAU CAG (a base U com a A, a C com a G). Com esse códon, podemos realizar uma "transcrição reversa", obtendo o gene TCA TTA GTC (lembrando que no DNA a base A se torna a T, pois a base U não está presente no DNA).
GabRod
GabRod
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/08/2022

GabRod gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos