PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual caminho seguir?

4 participantes

Ir para baixo

Qual caminho seguir? Empty Qual caminho seguir?

Mensagem por Marvin o Marciano Ter 12 Jul 2022, 14:02

Olá, possuo 15 anos, moro na paraíba e estou no primeiro ano do ensino médio da minha escola. A escola em si é de caráter privado e muitos aqui da cidade a consideram bastante boa em preparação para o ENEM. Porém, eu me encontro em um dúvida terrível sobre o que fazer da minha vida.

Eu me interesso bastante por matemática, física, química e ciências exatas no geral. Desde quando eu era pequeno, adorava abrir as coisas para ver como elas funcionavam e costumava pesquisar minhas perguntas "bobas" na internet para entendê-las. Atualmente, descobri o setor espacial e simplesmente o adorei, meu sonho atual é poder fazer parte de alguma agência espacial e contribuir de algum modo com isso tudo. É claro, o Brasil não tem muitas dessas disponíveis, então se eu quiser continuar com esse sonho, terei que sair do país.

Há algum tempo que venho pesquisando sobre o assunto e descobri que o ITA dispõe do curso de engenharia aeroespacial e abre muitas portas para faculdades americanas como o MIT. Contei isso para meus pais e minha mãe odiou a ideia de eu sair do estado tão cedo, já o meu pai me suportou. Está havendo muitas brigas aqui em casa sobre isso e me preocupo com a reação da minha mãe se eu realmente sair, pois sou filho único e ela é apegada demais a mim. 

Ainda mais, me preocupo com minha condição física, pois sou bastante magro (1.78m e 57kg) e o ITA possui a 3ª fase, que é a inspeção de saúde, puramente eliminatória. Pretendo procurar uma nutricionista para ganhar peso e iniciar uma academia.

Além disso, não tenho certeza sobre a disponibilidade de profissões nessa área, mesmo nos Estados Unidos. Sinto que as agências de lá prefeririam contratar profissionais nativos a um brasileiro. Porém, também reconheço que o setor aeroespacial vêm crescendo bastante nesse país, e muitas empresas privadas estão surgindo, talvez a demanda venha a crescer. Mas seria seguro colocar todo o futuro da minha vida em cima desse "talvez"?

Sobre os estudos, estou atualmente em férias e estou realizando os exercícios dos 3 volumes da coleção Manoel Paiva de matemática, 2 edição da Moderna Plus. Tentei seguir o FME basicão, porém, achei o conteúdo denso demais, acho que ainda não estou pronto. Também costumo ver algumas questões do ITA no Youtube e tentar resolvê-las, às vezes, obtenho sucesso. 

Procurei outras opções e vi que, devido à minha facilidade com o setor de TI (aprendi a programar em python durante 2020), o curso de ciência da computação pode ser uma boa opção. Aqui na minha região, o curso de ciência da computação da UFCG é bastante bom, porém, sinto que isso não é a minha paixão de vida. Do mesmo modo, interessei-me levemente pelo curso de engenharia eletrônica, disponível na UFPE e praticamente do lado de onde meu pai mora, e a ideia de ir morar com meu pai deixou minha mãe furiosa. Li alguns relatos de um pessoal que fez o curso de engenharia eletrônica e ficou desempregado no Brasil, então não acho que isso seja uma ideia tão boa. Acredito que curso de ciência de computação oferece uma maior possibilidade de emigrar para outro país... 

Pra ser sincero, estou com bastante medo de tudo isso (disponibilidade de emprego, emigração e a condição com meus pais) e não sei exatamente no que focar. Se eu focar demais no ITA, enfraqueço-me no ENEM e não consigo passar pra ciência da computação. Por outro lado, se foco no ENEM, torna-se bastante improvável passar para o ITA.

Marvin o Marciano
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Qual caminho seguir? Empty Re: Qual caminho seguir?

Mensagem por Arlindocampos07 Ter 12 Jul 2022, 15:21

Olá, Marvin! Bem-vindo ao fórum!

Vou tentar dar minha mais sincera opinião acerca do seu problema, pois me encontrei num cenário muito parecido com o seu no momento de decidir se iria estudar para o ITA ou não.

Primeiramente, o que quero te lembrar é o seguinte: VOCÊ É MUITO NOVO! Não interprete isso como um ponto negativo (longe disso!), o que quero dizer ao te alertar sobre isso é que, estando no seu 1º ano do ensino médio, muita coisa ainda pode acontecer na sua cabeça e meio que tudo pode se arrumar sozinho, não precisa se preocupar demais. Sei que o que falei atrás pode ter sido meio "inútil", porém, você vai ver que faz sentido daqui a um tempo.

Vou deixar para falar sobre seu problema familiar ao final, então vamos falar um pouco sobre seu medo em relação à qual carreira seguir. Cara, o ITA é realmente um instituto espetacular, muito preparado e que pode alavancar um indivíduo a níveis extraordinários no mercado de trabalho (caso a pessoa esteja disposta a se empenhar, claro). Não conheço muito sobre as ofertas de emprego no setor aeroespacial brasileiro, mas percebo que quem pertence à FAB tem uma certa facilidade maior em conseguir emprego na área devido às instituições aeroespaciais brasileiras serem todas pertencentes a ela, praticamente.

Porém, uma coisa importante que você deve entender caso você decida o ITA, é: Você vai ser um engenheiro formado pelo ITA. O renome que isso te dá é enorme e pode mudar (e muito) o rumo da sua carreira, seja em qualquer uma das 6 engenharias fornecidas por ele. Então, pelo menos para mim, esse é um ponto que pesa muito na hora de decidir. 

Em síntese, (falando agora como alguém também do interior (e soando um pouco arrogante também)): O ITA pode abrir portas que nenhuma universidade aqui do Nordeste pode abrir para a gente na área de engenharia.

Em relação à sua família, creio que nenhum conselho que eu possa dar aqui vá se encaixar perfeitamente. Recebi DIVERSOS conselhos antes de me decidir e quase nenhum deles serviu muito, cada família é muito particular. 

De qualquer forma, uma coisa valiosa que eu queria ter entendido antes, é: Conheça a si mesmo que o resto se resolve. É um pensamento meio estoico, mas que gosto, nunca falhou comigo. Vou tentar traduzir para você o que eu interpreto dessa frase: Se você sabe, com clareza, o que quer, o que está sob seu controle e o que não está, você já está com meio caminho andado. Será muito difícil para a sua mãe aceitar algo como o que você irá propor caso você escolha o ITA, e você tem obrigação de entendê-la. Porém, você precisa saber também que, em algum momento, você vai ter que fazer escolhas e ir com elas até o fim, independentemente do que digam a você.

Claro que muitas destas escolhas irão depender da aprovação dela, é claro. Afinal, ela precisará pagar por materiais para você e te apoiar financeiramente até que você consiga começar a se desenrolar sozinho na faculdade (o que, já adianto, não será um problema caso você esteja disposto a trabalhar). No entanto, se você faz uma escolha e vai com ela até onde for possível, é muito difícil que algo venha e "corte as suas pernas". 

Tudo pode parecer muito nebuloso agora, mas vai dar tudo certo. Quando decidi que queria o ITA, precisei bater de frente com quase todo mundo aqui da minha casa, pois eles queriam que eu fizesse qualquer engenharia aqui no IF da minha cidade. Mas eu entendi que, se eu queria algo diferente, precisava fazer algo diferente. Nunca foi um plano meu fazer o mínimo, ter o mínimo, conhecer o mínimo. Sempre quis o máximo em tudo, ser o máximo em tudo (o meu máximo). Então, eu tive que aceitar que o potencial que o ITA podia colocar nas minhas mão era muito valioso para eu jogar fora apenas por facilidades, e aí decidi.

Por último, quero te lembrar apenas uma coisa: essa foi minha visão. Não saia desta mensagem achando que agora sua vida tem que ser colocada em função do ITA porque o moleque do fórum falou que era o máximo. NÃO!

Pegue o que te falei, peça ajuda de outras pessoas, pesquise, analise possibilidades, se conheça, e aí sim tente chegar a um ponto fixo. E entenda que, mesmo após a decisão, dúvidas e medos vão surgir, mas tenha clareza na cabeça, que o resto se encaixa.

Arlindocampos07
Jedi
Jedi

Emanoel Mendonça e imAstucia gostam desta mensagem

Mensagem por Arlindocampos07 Ter 12 Jul 2022, 15:36

Vou comentar sobre alguns pontos que esqueci e você havia citado:
Marvin o Marciano escreveu:Ainda mais, me preocupo com minha condição física, pois sou bastante magro (1.78m e 57kg) e o ITA possui a 3ª fase, que é a inspeção de saúde, puramente eliminatória. Pretendo procurar uma nutricionista para ganhar peso e iniciar uma academia.
A 3ª fase do ITA é bem tranquila em relação às demais instituições que fazem inspeção de saúde. Você só precisa ver como está sua situação em relação aos requisitos deles na [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], mas, no geral, você só precisa ficar atento ao seu IMC mesmo. 

De qualquer forma, sejamos sinceros, é até um incentivo pra gente cuidar da melhor saúde, não acha? Se alimentar bem e se exercitar vai te dar um desempenho enorme na hora de estudar (seja para qualquer vestibular).
Marvin o Marciano escreveu:Se eu focar demais no ITA, enfraqueço-me no ENEM e não consigo passar pra ciência da computação. Por outro lado, se foco no ENEM, torna-se bastante improvável passar para o ITA
Alunos que fazem preparatório em turma ITA geralmente obtêm um desempenho MUITO satisfatório no Enem, mesmo sem foco nas humanas. Porém, realmente aconselho tentar chegar a uma decisão mais estabelecida, ajuda demais!

Arlindocampos07
Jedi
Jedi

imAstucia gosta desta mensagem

Mensagem por Vinittivs14 Ter 12 Jul 2022, 15:39

Reitero o que o Arlindo disse. Não esquente tanto a cabeça, você ainda está no primeiro ano do E.M, e isso te dá uma boa vantagem com relação à concorrência. Se você focar no ITA, vai tirar o ENEM de letra, você vai praticamente gabaritar matematica e ciencias da natureza, e com o conteúdo que tu vai aprender na escola dá pra pegar pontos nas matérias de humanas também. Acho que pra você, fazer engenharia aeroespacial no ITA como militar seria uma excelente idéia. Infelizmente, normalmente a mãe é mais apegada aos filhos, ainda mais quando ele é homem, mas mostre que isso é importante pra você e se esforce ao máximo nos estudos. Sobre empregabilidade, cara se você se formar no ITA e for um cara dedicado, emprego é o que não vai te faltar.
Vinittivs14
Vinittivs14
Padawan
Padawan

https://www.instagram.com/vini.melo14/

Arlindocampos07 e imAstucia gostam desta mensagem

Mensagem por Elcioschin Ter 12 Jul 2022, 15:48

Marvin

Sugiro ler:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E, caso queira tirar mais dúvidas, posso te passar o contato do meu filho.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Arlindocampos07 e imAstucia gostam desta mensagem

Mensagem por Marvin o Marciano Ter 12 Jul 2022, 20:58

Boa noite,
Poxa, Arlindo, agradeço bastante pelas palavras, inspiração e informações. À respeito da minha mãe, acredito que até lá, ela possa se acostumar um pouco mais com a ideia se eu mostrar meu foco. Espero que algum dia eu consiga alcançar meus objetivos, mas até lá, planejamento e dedicação vão construir a estrada do meu caminho. Não tenho certeza se você já faz parte do ITA, porém, caso não, desejo-te sucesso nos seus planos. 

Vinittivs14, eu ainda não tenho certeza sobre a carreira militar, não sei se consigo me ver atuando como um. Porém, vou reconsiderar essa opção.

Elcioschin, fico feliz por saber que seu filho obteve tanto sucesso em sua carreira, é realmente incrível ver um brasileiro atuando tão ativamente nesse setor. Além disso, eu gostaria de te perguntar uma coisa: como foi o processo do seu filho para cursar Engenharia Espacial na França? Ele já morava lá?

Marvin o Marciano
Iniciante

EdivamEN, Arlindocampos07, imAstucia e Vinittivs14 gostam desta mensagem

Elcioschin não gosta desta mensagem

Mensagem por Elcioschin Ter 12 Jul 2022, 22:32

Não, ele morava no Brasil e trabalhava na Johnson&Johnson como engenheiro (trabalhou pouco mais de um ano). E estava indo muito bem na empresa!

Mas seu sonho sempre foi a área espacial. Fez pesquisas a respeito com amigos e descobriu este curso de Mestrado na França, em Toulouse.

Teve que apresentar currículo, com foto, do seu curso de Engenharia Mecatrônica na USP/São Carlos, com notas de todas as matérias. Este currículo teve que ser vertido para o francês por tradutor juramentado.

Teve que demonstrar ser fluente em inglês, pois, embora o curso fosse na França, seria todo dado em inglês, já que era aberto para vários países. Esta demonstração foi virtual via computador.

O curso não foi gratuito. Como o Lucas tinha um carro, ele vendeu o carro e se mudou para lá.

O curso na França é dado por uma escola militar muito famosa (o ITA de lá).
O motivo é que a área aeronáutica e a área espacial francesa são responsabilidade dos militares da aeronáutica.

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Arlindocampos07, Lucas Al. e Vinittivs14 gostam desta mensagem

Mensagem por Elcioschin Ter 12 Jul 2022, 23:46

Opa! Apertei sem querer o botão Não Gosto.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo