Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria das Cordas

2 participantes

Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Teoria das Cordas

Mensagem por luiseduardo Ter 22 Set 2009, 18:16

Olá a todos,

Sou novo como podem ver na foto, mas tenho grande interesse na física, esses dias estava indo para minha aula do colégio e me deparei com um assunto que iríamos assistir sobre teoria das cordas, foi um pouco confuso de entender no começo, mas que acredito que o básico foi "absorvido" pela minha mente. Laughing

Não sei se aqui seria o melhor local para postar a dúvida, ou melhor, a discussão. Então, para os usuários do fórum que leram isso que escrevi o que vocês acham da teoria das cordas ? Está certa ? Errada ? Por que ? Acredita que isso pode mudar o mundo em que vivemos ? Era isso que Einstein queria ? Entre outras perguntas.

Qualquer dúvida no wikipédia e em outros sites tem falando a respeito da teoria.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cordas
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Euclides Ter 22 Set 2009, 18:54

Oi luiseduardo,

na verdade já houve nada menos do que 5 teorias de cordas!! cada uma conduzia a soluções diferentes, o que garantia que pelo menos 4 estavam erradas, e eventualmente as 5.

Os físicos resolveram então tentar uma conciliação dessas teorias e chegaram ao que se chama hoje de Teoria M, que engloba as cinco anteriores e apresenta soluções não paradoxais. Enfim a Teoria M é também uma teoria de Cordas e para formulá-la foi necessário admitir que o Universo tenha exatamente 11 dimensões!!!!! Essa teoria apresenta também a possibilidade de "multiversos" (não confundir com "universos paralelos" que aparecem na ficção). Os multiversos seriam como "bolhas", cada uma constituindo um Universo que não seria parecido com o nosso e não teria nem mesmo as mesmas leis físicas. Hoje alguns físicos pensam que quando duas dessas "branas" (como são chamadas) colidem, pode ocorrer um evento como o "Big-Bang".

Na verdade tudo isso está respaldado em dificílimas equaçoes diferenciais numa área de cálculo chamada Cálculo Tensorial e é muito pouco compreensível para nós "simples mortais".

Se está certa ou errada, só o tempo dirá... a ciência é assim. Evolui de modelo para modelo à medida em que um modelo anterior não é capaz de explicar um fato novo.

Pensa-se que a Teoria M possa ser o que se chamava de "teoria de tudo", ou seja uma teoria capaz de englobar a Mecânica Quântica e a Relatividade. Einstein acreditava que se poderia chegar a uma teoria assim.

Por outro lado, cá entre nós, isso seria o fim da ciência não é?

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo