PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise de estratégia de estudos

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Análise de estratégia de estudos

Mensagem por Arlindocampos07 12/6/2022, 4:22 pm

Olá, amigos!

Bom, é chegado o meio do ano (em relação à data do vestibular, mais de meio do ano) e, junto com isso, sinto que preciso fazer algumas alterações para manter os estudos num alto nível até a prova.

Esse é meu primeiro ano de preparação para o ITA, estou vendo DIVERSOS conteúdos pela primeira vez e gostaria de uma ajuda dos senhores em relação a uma pequena dificuldade nos estudos de Geometria (Plana, mais necessariamente).

A questão é a seguinte: Terminei "toda" a teoria da GP. Coloco entre aspas porque nunca considero que terminamos, necessariamente, um conteúdo, mas, sim, chegamos a um nível que nos coloca à altura de começarmos a raciocinar sozinhos dentro uma matéria com as questões. O problema é que, na tentativa de resolução de questões desse conteúdo do Colégio Naval, venho falhando miseravelmente.

Eu entendo que as questões do CN são realmente acima do nível e que muitas, às vezes, cobram uma certa habilidade do aluno que talvez não seja cobrado nas provas do ITA. O que acontece é que eu realmente quero tentar manter uma preparação um pouco mais pegada que a prova (nada muito aloprado) para não correr o risco de me assustar no dia da prova com uma ou outra questão que peça uma ideia fora da caixinha.

Indo para o ponto central, em si, eu gostaria de saber o que os senhores acham de eu começar logo o estudo de uma outra geometria (Espacial/Analítica) levando em consideração a data em que já estamos e o fato de eu não ter base em nenhuma das duas que vêm a seguir, e, aliado a isso, manter a resolução frequente de questões de GP.

Gostaria de ideia de vocês pois muitos aqui já passaram por essa fase que estou passando no momento e acredito que tenham muito o que agregar à minha preparação.


Última edição por Arlindocampos07 em 13/6/2022, 9:03 am, editado 1 vez(es)
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 505
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 19
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ANÁLISE DE ESTRATÉGIA DE ESTUDOS

Mensagem por João Pedro Lima 13/6/2022, 2:07 am

Fala, cara.
Então, um conselho meu é já tentar ir para outras matérias. Sei que GP é essencial não só para matemática mas como para física também. Mas se você já tem uma base boa, não vale a pena só ficar em GP não. Tenta já adiantar GA e GE, vai que cai uma questão aloprada de GP e uma bem fácil de equação de reta ou volume de pirâmide, sabe? Você tem que acertar as fáceis.

Outra coisa, é bom também pegar umas provas antigas para fazer. Mudaram a estrutura da primeira fase esse ano, mas não mudou tanto, a prova ainda continuará difícil e corrida na minha opinião. É melhor já ir testando as estratégias de como você vai fazer a prova. Vai começar em qual matéria? Onde vou fazer o corte e onde vou caçar mais pontos? Qual matéria consome mais meu tempo? O quanto antes você acertar isso melhor.

É isso, boa sorte esse ano, mano!

João Pedro Lima
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 02/01/2022
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Arlindocampos07 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise de estratégia de estudos

Mensagem por Arlindocampos07 13/6/2022, 9:03 am

Muito obrigado pelo ponto de vista, João! 

Realmente, eu ainda não cheguei a fazer provas antigas esse ano (fiz questões avulsas de provas antigas, claro, mas não cheguei a treinar estratégia de prova nem nada). Eu tinha colocado um limite para eu começar a fazer os simulados e provas antigas até o meio do ano. Sei que o ápice dos estudos é a realização das provas antigas e simulados, porém, como eu estava muito mal em quase todos os conteúdos, preferi dar esse tempo até esse meio de ano para pelo menos chegar um pouco próximo ao nível da prova. Funcionou!

Mas é como você falou: 

João Pedro Lima escreveu:não vale a pena só ficar em GP não. Tenta já adiantar GA e GE, vai que cai uma questão aloprada de GP e uma bem fácil de equação de reta ou volume de pirâmide, sabe? Você tem que acertar as fáceis.

Valeu pela ajuda, cara! Sucesso!
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 505
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 19
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

João Pedro Lima gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise de estratégia de estudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos