PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre relação entre força, massa e aceleração.

3 participantes

Ir para baixo

Sobre relação entre força, massa e aceleração. Empty Sobre relação entre força, massa e aceleração.

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sáb 05 Nov 2011, 22:45

Sobre a relação: F/a = m.

Pelo o que eu entendi:

Força é aquilo que "promove" aceleração para algum corpo. Tudo bem que a força aplicada em algum corpo é sempre proporcional à aceleração "provocada". Ou seja, se eu aplico uma força em algum corpo, vou causar uma aceleração a , se eu aplicar o dobro da força, causo uma aceleração 2*a, ok, ok....
Mas pq diabos a constante de proporcionalidade da força e aceleração vai ser igual a massa do corpo?? Eu não teria que "criar" uma unidade de força antes? Massa seria o número partículas subatomicas que um corpo possui, certo?


Por favor, me expliquem direito.

Obrigado.





Última edição por Luiz Eduardo de Souza Ard em Sáb 05 Nov 2011, 23:49, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Não entendi direito.)
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre relação entre força, massa e aceleração. Empty Re: Sobre relação entre força, massa e aceleração.

Mensagem por Crises Sáb 05 Nov 2011, 23:08

Para poder ser feito a análise de proporcionalidade é preciso que as icónitas analisadas precisem estar em lados opostos da igualdade.( Acho que isso você entendeu.)

Dizemos que a massa é constante para que haja proporcionalidade.
Digamos, se aumentar a força duas vazes ---> 2F=m.2a, automaticamente a aceleração é aumentada suas vezes.
Se Aumentar a a força e alterarmos o peso a mesma relação não vale, pois perde as proporcionalidade

Crises
Jedi
Jedi

Mensagens : 340
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 32
Localização : Guarachuva

http://www.faroesteurbano.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre relação entre força, massa e aceleração. Empty Re: Sobre relação entre força, massa e aceleração.

Mensagem por Luiz Eduardo de Souza Ard Sáb 05 Nov 2011, 23:49

Não foi isso que eu estou perguntando, estou perguntando pq essa constante é o valor da massa.
Luiz Eduardo de Souza Ard
Luiz Eduardo de Souza Ard
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre relação entre força, massa e aceleração. Empty Re: Sobre relação entre força, massa e aceleração.

Mensagem por Euclides Dom 06 Nov 2011, 00:05

Pela primeira lei de Newton sabemos que

"um corpo só modifica sua velocidade se estiver sujeito à ação de uma força resultante não-nula."

Também já sabemos que aceleração é definida como:

"aceleração é a variação da velocidade num intervalo de tempo."

concluímos então que a aceleração é resultado da ação de uma força resultante não-nula que atua sobre um corpo.

Newton definiu na sua segunda lei que:

uma força aplicada num corpo de massa m produzirá nele uma aceleração que será inversamente proporcional à sua massa.



a unidade de força é também assim definida:

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre relação entre força, massa e aceleração. Empty Re: Sobre relação entre força, massa e aceleração.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos