PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não.

3 participantes

Ir para baixo

O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não. Empty O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não.

Mensagem por 0 kelvin Ter 22 Mar 2022, 15:35

Tem uma estatísticas por aí de muita gente com diploma e desempregado, ou doutores sem mercado. Por ex: a concorrência para entrar em engenharia no ITA é muito grande. Mas no geral, muita gente desiste no meio. No ITA tem pouca evasão, mas tem lugar que tem mais. Um problema é o exagero de carga horária. Outro problema é professor que não sabe ensinar ou que exagera na cobrança. Ser aprovado também não garante que aprendeu. Ou a pessoa decorou provas anteriores se for o caso de provas repetidas todo ano ou acaba passando sem aprender porque é fácil demais.

Eu passei na fuvest mas desisti depois de muitas reprovações. Percebi que não ia trabalhar na área. Tem muita coisa de estatística básica, mecânica, cálculo, equações diferenciais, que eu quero ver. Mas fiquei preso na graduação com uma matéria impedindo a matrícula em outra. Uma das coisas que acontecem é que um professor faz do jeito q quiser. Alguns professores simplesmente copiam o livro, pra que isso? Outros cobram conceitos a mais, coisas que não estão na ementa. Outros seguem uma ordem confusa por si só. Os pré requisitos são meio falsos. Dependendo do caso é exagero. Ou pode ser até de menos.

Desisti pra estudar sem preocupação com tirar nota pra passar. Acabei vendo que o sistema atual acaba privilegiando estudar pra tirar nota. A maioria tem essa preocupação. Parando pra pensar, tem coisas de finanças pessoais, direitos civis, ecologia, química de produtos de limpeza, mecânica de brinquedos, que é inacreditável como não aprendemos nada na escola a não ser que o professor seja excepcional. Vejo por aí muita reclamação de engenheiro que não sabe função trigonométrica. Mas como não se qualquer faculdade de engenharia tem cálculo 1, 2 e funções de várias variáveis??? Como um analfabeto funcional se forma em Direito e ainda passa na OAB? Até cursinho pra passar na OAB ganha dinheiro.

Estou pensando na área de tecnologia e jogos e eu poderia ter feito faculdade dessas áreas ligadas a tecnologia como física, engenharia de computação? Poderia mas não consigo aprender direito com aulas passivas onde o professor só fica passando coisa que todo mundo vê no livro sem grandes diferenças. Uma coisa notável: alguns alunos são independentes, mas a maioria não é. Por exemplo, as pessoas querem que o professor faça uma lista do que cai na prova e não sabem procurar sozinhas as referências nos livros. Às vezes acontece do professor ser confuso ou até de mentir e diz uma coisa, na prova diz outra.

Faculdade de jogos eu acho desnecessário apesar de pensar nessa área. Se o pessoal tiver 1 semestre de matemática e física é muito. Oq a grade tem é uma introdução a marketing, introdução a administração, introdução a projetos e por aí vai. Tem faculdade fazendo propaganda disso como se fosse garantia de trabalhar em Hollywood ou na Microsoft Games. É muita enganação. Comecei a estudar sozinho cálculo e álgebra linear pq eu sei que se eu quiser entender a parte de gráficos 3D a fundo e física, preciso disso. Eu poderia em teoria ter feito matemática aplicada, mas a grade é muito cheia de teorias e cobranças de provas e créditos que não ia dar certo. O projeto de um wiki de cálculo serve pra treinar escrita e matemática ao mesmo tempo. Serve também de portfólio.

Não sei se eu volto pra uma graduação, quem sabe lá fora. É muito bizarro, o SAT americano é uma prova de 3 horas e tem mais de 100 questões. Mas tem uma diferença. O ENEM antigo era uma prova de verificação de conceitos básicos, que é o que o SAT faz. O ENEM de hoje e a fuvest são provas de conhecimento que cobram conteúdo mesmo. O SAT americano não cobra log e progressão geométrica numa questão como a fuvest faz, nem leis da eletricidade e magnetismo. A maior dificuldade é que o SAT é cronometrado, tem muita questão básica como era o ENEM antigo, mas eles põe limite de tempo por seção da prova. Só tem matemática e leitura. Eles até tinham humanidades e ciências naturais, mas era prova paga separado e por alguma reforma lá decidiram abolir. Se é melhor não sei, mas tb tem críticas lá.


Se eu quisesse ser um cirurgião ou um psicólogo registrado não tem como não fazer a graduação. Mas tem coisas que não precisa. Tem coisas que não é nem graduação, como por ex se vc vai comprar um casa de 500 mil e como vai pagar. Isso não é a faculdade q vai ensinar como controlar os seus gastos.


Última edição por 0 kelvin em Sex 25 Mar 2022, 21:41, editado 3 vez(es)

0 kelvin
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 04/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não. Empty Re: O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não.

Mensagem por Giovana Martins Ter 22 Mar 2022, 20:54

Por favor, não fique chateado com esta pergunta, Kelvin, mas qual é o objetivo desta postagem? O que você disse, no geral, não é nenhuma novidade.

Você só falou sobre o lado ruim da universidade, mas e o lado bom? Não tem? Você pode ter tido uma experiência ruim com a graduação, mas uma boa universidade tem muito a oferecer. Ela abre portas para muitas pessoas, seja rico seja pobre.

Enfim, a vida não é um "morango". Se a graduação é difícil, e é mesmo, o que dirá o mundo lá fora.

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7521
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Rory Gilmore e nahgsx gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não. Empty Re: O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não.

Mensagem por Elcioschin Ter 22 Mar 2022, 22:25

Certamente o mundo lá fora é bem difícil: concorrência às vezes predatória, empresa nem sempre boas ou honestas, necessidade de ter que mudar de cidades, legislações complexas, muita burocracia, etc., etc., etc.

Mas a universidade te prepara para enfrentar este mundo!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não. Empty Re: O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não.

Mensagem por 0 kelvin Sex 25 Mar 2022, 21:48

Escrevi de novo.

0 kelvin
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 04/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não. Empty Re: O diploma é necessário? Em algumas áreas é, outras não.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos