Luneta
2 participantes
Luneta
Um microscópio óptico composto é constituído por duas lentes convergentes, associadas coaxialmente: uma é a objetiva, com distância focal +5 mm, e a outra é a ocular, com distância focal +4,8 cm. Sabe-se que um micróbio, colocado a uma distância igual a 5,1 mm da objetiva, tem sua imagem final afastada 24 cm da ocular. Determine a distância entre as lentes.
Olá, fazendo os cálculos eu cheguei que p1' = 255mm
e que P2 = 40mm
Portanto, D = 295mm ou 29,5 cm ( batendo com o gabarito da questão)
Porém, estou com dificuldade de enxergar isso no desenho, se puderem, gostaria da ilustração no desenho dessa distância. a Imagem formada pela objetiva seria o objeto/ P2 ?
Olá, fazendo os cálculos eu cheguei que p1' = 255mm
e que P2 = 40mm
Portanto, D = 295mm ou 29,5 cm ( batendo com o gabarito da questão)
Porém, estou com dificuldade de enxergar isso no desenho, se puderem, gostaria da ilustração no desenho dessa distância. a Imagem formada pela objetiva seria o objeto/ P2 ?
Re: Luneta
F1 e F'1 são os focos: foco objeto e foco imagem da objetiva
F2 e F'2 são os focos: foco objeto e foco imagem da ocular
i1 é a imagem da objetiva: real e invertida --> esta imagem será o objeto para a ocular
i2 é a imagem da ocular: virtual e direita, em relação à ocular, e invertida em relação ao objeto.
p1 e p2 são as distâncias dos objetos às respectivas lentes
p'1 e p'2 são as distâncias das imagens às respetivas lentes.
F2 e F'2 são os focos: foco objeto e foco imagem da ocular
i1 é a imagem da objetiva: real e invertida --> esta imagem será o objeto para a ocular
i2 é a imagem da ocular: virtual e direita, em relação à ocular, e invertida em relação ao objeto.
p1 e p2 são as distâncias dos objetos às respectivas lentes
p'1 e p'2 são as distâncias das imagens às respetivas lentes.
Elcioschin- Grande Mestre
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos