PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade em entender exercícios de função!

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por Azul_ Qui 03 Mar 2022, 15:43

olá, eu comecei a estudar função a faz umas 3 semanas, mas eu estou com muita dificuldade em resolver exercícios. eu estou estudando pelo FME e pelo cursinho, mas quando pego uma questão de vestibular, e principalmente de concursos militares, por mais básicas que sejam fico com uma imensa dificuldade em sua interpretação do que fazer e como fazer.

Você já passou isso em função e se sim, como conseguiu contornar essa dificuldade? as vezes sinto q nunca vou sair deste assunto por n consegui-lo compreender muito bem.

Azul_
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/02/2022

Giovana Martins, Ana Laura Guimarães, aitchrpi e qedpetrich gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por Giovana Martins Sáb 05 Mar 2022, 13:05

Creio que seja normal, Azul. Passei por esses problemas com funções, trigonometria, geometria e por aí vai.

Para resolver esse problema eu via resoluções de exercícios quando eu acabava de ler a teoria. Creio que no geral a gente finaliza a teoria e já parte para tentar resolver os exercícios, porém, comigo, isso não funcionava porque eu não conseguia interligar teoria e exercícios, por isso eu via várias resoluções antes de sair tentando resolver os exercícios por conta própria.

Uma analogia boba: você pode ler bastante sobre como construir uma casa, mas tenho certeza que você terá muitos problemas na hora que você for construir a sua própria casa (tirar do projeto para a prática).

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ana Laura Guimarães e qedpetrich gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por qedpetrich Sáb 05 Mar 2022, 13:24

Acho que especificamente para funções seria interessante você praticar o esboço das funções mais genéricas possíveis, calculando as raízes de cada uma delas e entender como elas se comportam graficamente, por exemplo:

Retas

ax + b

Cônicas

Parábolas: ax² + bx + c  ou  ay² + by + c
Elipses: (x-xo)²/a² + (y-yo)²/b² = 1
Hipérboles: (x-xo)²/a² - (y-yo)²/b² = 1

Trigonométricas

a + bsen(cx+d)
a + bcos(cx+d)

Entendendo essas duas você consegue ter uma boa dedução das outras como tangente, cotangente, cossecante, etc..

Logarítmicas

log(x)
ln(x)

Essas duas com certeza são as mais importantes, mas seria legal você entender o conceito de logaritmo e suas respectivas bases, isso vai influenciar no esboço de cada uma.

Tente treinar bastante esse tipo de exercício, pegar uma folha de papel e literalmente desenhar as funções, achar suas raízes, onde cortam nos eixos coordenados, etc, me ajudou muito ter um panorama geral de cada uma delas.

Uma ferramenta que pode ser bastante útil no seu estudo é o GeoGebra, se você não conhece ainda recomendo demais.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Giovana Martins e Ana Laura Guimarães gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por Azul_ Seg 07 Mar 2022, 07:53

qedpetrich escreveu:Acho que especificamente para funções seria interessante você praticar o esboço das funções mais genéricas possíveis, calculando as raízes de cada uma delas e entender como elas se comportam graficamente, por exemplo:

Retas

ax + b

Cônicas

Parábolas: ax² + bx + c  ou  ay² + by + c
Elipses: (x-xo)²/a² + (y-yo)²/b² = 1
Hipérboles: (x-xo)²/a² - (y-yo)²/b² = 1

Trigonométricas

a + bsen(cx+d)
a + bcos(cx+d)

Entendendo essas duas você consegue ter uma boa dedução das outras como tangente, cotangente, cossecante, etc..

Logarítmicas

log(x)
ln(x)

Essas duas com certeza são as mais importantes, mas seria legal você entender o conceito de logaritmo e suas respectivas bases, isso vai influenciar no esboço de cada uma.

Tente treinar bastante esse tipo de exercício, pegar uma folha de papel e literalmente desenhar as funções, achar suas raízes, onde cortam nos eixos coordenados, etc, me ajudou muito ter um panorama geral de cada uma delas.

Uma ferramenta que pode ser bastante útil no seu estudo é o GeoGebra, se você não conhece ainda recomendo demais.
Obrigado, irei testar oq você disse.

Você saberia dizer se tem algum outro livro melhor q o fme? Pelo menos para funções. Eu tô estudando pra concurso militar e sinto o fme meio denso d+ para mim.

Azul_
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/02/2022

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por Azul_ Seg 07 Mar 2022, 07:54

Giovana Martins escreveu:
Creio que seja normal, Azul. Passei por esses problemas com funções, trigonometria, geometria e por aí vai.

Para resolver esse problema eu via resoluções de exercícios quando eu acabava de ler a teoria. Creio que no geral a gente finaliza a teoria e já parte para tentar resolver os exercícios, porém, comigo, isso não funcionava porque eu não conseguia interligar teoria e exercícios, por isso eu via várias resoluções antes de sair tentando resolver os exercícios por conta própria.

Uma analogia boba: você pode ler bastante sobre como construir uma casa, mas tenho certeza que você terá muitos problemas na hora que você for construir a sua própria casa (tirar do projeto para a prática).
Parece uma boa, irei tentar fazer assim, obrigado.

Só uma pergunta, conhece algum outro livro além do fme? Eu sinto ele meio complicado d+

Azul_
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por Fibonacci13 Seg 07 Mar 2022, 08:51

Olá, Azul.

Tem o livro do Aref também.
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por qedpetrich Seg 07 Mar 2022, 09:14

Azul_ escreveu:Obrigado, irei testar oq você disse.

Você saberia dizer se tem algum outro livro melhor q o fme? Pelo menos para funções. Eu tô estudando pra concurso militar e sinto o fme meio denso d+ para mim.

Melhor que os FME desconheço. Talvez, como o colega Fibonacci mencionou, a coleção do Aref é uma boa alternativa. Não posso dar uma opinião muito concreta sobre esse autor pois só executei dois livros dele (complexos e geometria analítica, que na minha opinião, são mais bem trabalhados que o da coleção do Iezzi). As duas coleções vão, certamente, te colocar em um ótimo nível pra qualquer prova. A coleção do Iezzi é uma matemática pura, sem muitos exemplos em que os conceitos trabalhados são devidamente aplicados, ou seja, é um processo mais difícil de interpretar. Sugeriria você rever a matemática básica - talvez seja esse um dos motivos de você sentir algumas dificuldades -, pois o Iezzi gosta de cobrar assuntos que ele nem sequer abordou. Um bom site para aprender esses conteúdos mais elementares é o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. A abordagem tem caráter olímpico, porém, é um material produzido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), de extrema qualidade e de graça. Bons estudos.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Azul_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por Azul_ Seg 07 Mar 2022, 09:29

qedpetrich escreveu:
Azul_ escreveu:Obrigado, irei testar oq você disse.

Você saberia dizer se tem algum outro livro melhor q o fme? Pelo menos para funções. Eu tô estudando pra concurso militar e sinto o fme meio denso d+ para mim.

Melhor que os FME desconheço. Talvez, como o colega Fibonacci mencionou, a coleção do Aref é uma boa alternativa. Não posso dar uma opinião muito concreta sobre esse autor pois só executei dois livros dele (complexos e geometria analítica, que na minha opinião, são mais bem trabalhados que o da coleção do Iezzi). As duas coleções vão, certamente, te colocar em um ótimo nível pra qualquer prova. A coleção do Iezzi é uma matemática pura, sem muitos exemplos em que os conceitos trabalhados são devidamente aplicados, ou seja, é um processo mais difícil de interpretar. Sugeriria você rever a matemática básica - talvez seja esse um dos motivos de você sentir algumas dificuldades -, pois o Iezzi gosta de cobrar assuntos que ele nem sequer abordou. Um bom site para aprender esses conteúdos mais elementares é o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. A abordagem tem caráter olímpico, porém, é um material produzido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), de extrema qualidade e de graça. Bons estudos.
mas oq define mat basíca? eu ja pesquisei sobre e cada um fala uma coisa, ja vi prof falando q geometria entrava em mat basica

Azul_
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 20/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por Fibonacci13 Seg 07 Mar 2022, 10:09

Azul, eu lembrei que tem o livro do Dante também. Se chama Matemática contexto e aplicações. Eu usa o livro em assuntos que eu tinha mais dificuldade, ele vem com exercícios propostos e exercícios de vestibulares.
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Azul_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por qedpetrich Seg 07 Mar 2022, 10:46

Matemática básica é a matemática do ensino fundamental, entre no Portal da OBMEP, e veja os módulos do 6° ano do ensino fundamental até o 9° ano do ensino fundamental, ali você encontrará toda a matemática básica.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Azul_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em entender exercícios de função! Empty Re: Dificuldade em entender exercícios de função!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos